Maior distribuidora de insumos agrícolas da América Latina conta com marca própria de fertilizantes especiais e investirá em novos produtos para o próximo ciclo

Em meio a desafios logísticos e instabilidade nos preços dos insumos agrícolas, a Lavoro, primeira distribuidora de insumos agrícolas da América Latina a ter as ações listadas na Nasdaq, bolsa de valores americana, fortalece parcerias e intensifica investimento no segmento de insumos especiais.

“É fato que estamos vivendo um ano bastante atípico em alguns mercados, especialmente o de insumos químicos e fertilizantes. Nesse contexto, os insumos especiais, ou o que chamamos de especialidades, ganham grande relevância como portfólio alternativo e potencializador de produtividade. São produtos sustentáveis, que atuam diretamente na nutrição das plantas, a fim de potencializar as etapas de cultivo, entregando maior produtividade”, destaca Rafael Villarroel, presidente da Unidade de Negócios Brasil da Lavoro.

Indo ao encontro desta tendência, a Lavoro possui uma marca própria de especialidades, a Essenziale, que oferece soluções aos agricultores, do plantio à colheita. Com cinco linhas de produtos, Plantae, Vegetae, Florae, Produze e Performe, a marca hoje representa uma fatia relevante no faturamento da linha de especialidades, após um ano da sua criação, e a expectativa é de continuar crescendo no ciclo 23/24.

Os produtos da linha Essenziale atendem diferentes culturas, como soja, milho, feijão, cana e citrus. Além disso, podem ser usados em sintonia com outros produtos químicos ou biológicos dentro das lavouras e oferecem um impulsionamento relevante na produtividade.

“Por meio da Essenziale, conseguimos fechar algumas lacunas no atendimento aos nossos clientes. Oferecemos produtos de alta qualidade, com a confiança da marca Lavoro. Além disso, por ser uma marca própria, há uma facilidade na operação logística, o que reduz custos e tempo na entrega”, pontua João Silvatti, Head do Segmento de Fertilizantes Especiais e Biológicos da Lavoro.

Os produtos da linha possuem uma alta compatibilidade de mistura, ou seja, facilmente se encaixam em diferentes portfólios, além de atender às necessidades nutricionais das plantas. “Mesmo em um cenário desafiador, a expectativa é que a área cresça acima de dois dígitos na próxima safra. Para isso, estamos investindo em pessoas, processos e inovação. Ainda para o próximo ciclo, pretendemos lançar mais cinco novos produtos no mercado, trazendo mais opções aos produtores”, complementa Silvatti.

Entre os produtos mais utilizados da linha estão o EssenzAmino, um fertilizante foliar, que promove um maior balanço nutricional nas culturas, e o Max K 400, outro fertilizante foliar, ideal para aplicação no período de frutificação de diferentes culturas.

A Lavoro também vem investindo de forma expressiva no desenvolvimento, pesquisa e produção de bioinsumos e de adjuvantes de alta performance, que também integram a área de especialidades.

Por meio da holding Crop Care, controlada pela Lavoro Limited, a distribuidora consegue oferecer ao mercado uma variedade de insumos de qualidade e o mais importante, sustentáveis. Entre as empresas da holding estão a Agrobiológica Sustentabilidade, uma plataforma completa e inovadora de soluções biológicas e OnFarm, e a Cromo Química, especializada na produção de adjuvantes de alta performance e potencializadores para agricultura.

“É importante que o agricultor entenda que os fertilizantes especiais e biológicos são ferramentas essenciais para maximizar os seus agronegócios. São soluções simples, eficientes e sustentáveis”, finaliza Villarroel.

Além dos investimentos em sua marca própria, a Lavoro também trabalha com fornecedores reconhecidos do mercado de especialidades, vislumbrando oferecer um portfólio cada vez mais robusto aos agricultores.

A Lavoro é a maior distribuidora de insumos agrícolas do Brasil e a primeira da América Latina a ser listada na Nasdaq, bolsa de valores americana, sob os tickers “LVRO” e “LVROW”. Com um portfólio completo de produtos e serviços, a empresa capacita os agricultores a adotar tecnologias inovadoras e impulsionar a produtividade. Fundada em 2017, a Lavoro possui ampla presença geográfica, atuando no Brasil, Colômbia e Uruguai, atendendo cerca de 72.000 clientes, por meio da sua presença física, em suas mais de 210 lojas distribuídas na América Latina e com um time de mais de 1.000 consultores técnicos de vendas, e digital, com seu marketplace.

Hill+Knowlton Brasil