Fighter ® NG, da multinacional francesa De Sangosse, traz o conceito de evolução, com componentes específicos que contribuem na diminuição do percentual das gotas mais finas da calda de aplicação

No conceito de Tecnologia de Aplicação, o manejo do espectro de gotas é uma das técnicas mais importantes para a redução da deriva. Além de garantir que elas atinjam o alvo com a concentração adequada de defensivos agrícolas, também faz com que essa deposição ocorra de forma uniforme. E para contribuir com o máximo aproveitamento dos ingredientes ativos utilizados nos tratamentos fitossanitários dos cultivos agrícolas, a De Sangosse Brasil apresenta ao mercado o Fighter® NG, um produto considerado premium e que representa a evolução de uma marca já consolidada em adjuvantes.

De acordo com Raphael Calcanho, coordenador técnico da empresa, a nova ferramenta traz componentes específicos e combinados que atuam nas propriedades físicas da calda de pulverização. “Seu principal diferencial é ser um excelente redutor de deriva, resultando em uma aplicação de maior qualidade e uniformidade, pois promove a diminuição do percentual das gotas mais finas abaixo de 100µ (micrómetros)”, explica.

Com relação à deriva, as técnicas para sua redução são uma combinação de diferentes práticas que fazem parte de uma aplicação. Um exemplo é o uso de pontas de pulverização adequadas e a utilização de adjuvantes de calda que reduzam este tipo de perda, ao modificarem o tamanho de gotas e diminuírem a formação das mais finas.

Não considerar o manejo adequado desse parâmetro pode resultar na ineficiência do aproveitamento dos insumos. Por consequência poderá provocar aumento dos custos, perdas de produção e prejuízos ao agricultor, além de contaminações de áreas próximas (cursos d’água, florestas, áreas povoadas, lavouras vizinhas, entre outros).

 

Nova geração – A adoção da sigla NG ao Fighter® ressalta o conceito de new generation, ou seja, a evolução de uma marca bem-sucedida no mercado. O adjuvante Fighter compõe o portfólio da multinacional francesa desde 2015 e é considerado uma das soluções mais eficientes e rentáveis nesta categoria de produtos. “O Fighter® NG é uma nova formulação desenvolvida pelo time técnico global da De Sangosse, expert e líder europeia de adjuvantes. O objetivo deste trabalho foi obter um produto que ofereça ganhos ainda mais expressivos em qualidade de aplicação, gerando pulverizações mais eficientes, rentáveis e seguras para o agricultor brasileiro também”, explica o coordenador.

 

Características – Um dos destaques evolutivos do produto é no aspecto da segurança. O Fighter® NG é livre de nonilfenol etoxilado, que funciona como um surfactante ou tensoativo não-iônico de baixo valor econômico. A sua utilização pode causar sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente. O novo adjuvante é formulado com um blend de surfactantes isento desse composto, oferecendo alto desempenho sem agredir a cutícula vegetal da planta, além de segurança para os operadores e ao meio ambiente.

Em ensaios feitos em institutos de pesquisa agronômica, no exterior e no Brasil, o Fighter® NG demonstrou ganhos entre 20% a 50% na redução de deriva. Esta variação positiva dos efeitos se deve aos diferentes manejos e tipos de aplicação, e destaca a alta performance da solução. “O controle de perdas por deriva representa ganhos importantes para o agricultor, já que não se perde parte dos investimentos feitos nos produtos agroquímicos e se garante maior eficácia agronômica que contribui para maiores rentabilidades”, pontua Calcanho.

A indicação de uso do produto é para todos os agroquímicos, fertilizantes foliares e bioinsumos via terrestre e aérea, lembrando que tem pH neutro. As doses recomendadas são de 100 a 150 mL/100 l de água para aplicação terrestre e de 500 mL/100 l de água para aplicação aérea.

A De Sangosse Brasil faz parte do Grupo De Sangosse, fundado em Agen, na França, em 1926, e presente em mais de 60 países, com 26 filiais em todo o mundo e cerca de 1000 colaboradores. No Brasil, a De Sangosse atua desde 2006, destacando-se pela produção e fornecimento de produtos para Nutrição e Fisiologia de Plantas, BioSolutions e Controle de Pragas Urbanas. Com sede em Ibiporã-PR, a empresa conta com uma estrutura de 114 mil m², moderno parque fabril equipado com maquinários de última geração e capacidade de produção anual de 40 mil toneladas. Na área destinada à Pesquisa e Desenvolvimento, a empresa realiza estudos com o intuito de conquistar mais produtividade e rentabilidade para seus clientes, sempre buscando crescimento com o desenvolvimento sustentável.

Rural Press