O IBI é a solução tecnológica desenvolvida pela Agro Amazônia para auxiliar a gestão e as operações dos produtores rurais; tem como sua principal função integrar dados de diversas plataformas digitais para otimizar e facilitar a tomada de decisão do cliente

 

A Agro Amazônia, empresa subsidiária da Sumitomo Corporation e líder na distribuição de insumos agropecuários no Brasil, anuncia o lançamento da sua mais nova solução tecnológica, o IBI Agro Inteligência, aplicativo voltado para produtores rurais. Com o objetivo de facilitar e auxiliar a tomada de decisão nos negócios, o IBI fornecerá dados transacionais da Agro Amazônia com o cliente e dados técnicos sobre mercado e clima, integrando seis plataformas digitais como a Safras&Mercado, Sistema TempoCampo (ESALQ-USP), AgroSmart, Arable, Agrymet e METOS.

O IBI é uma plataforma digital desenvolvida pela Agro Amazônia, que integra dados de diversas outras plataformas, centralizando as informações relevantes para os produtores rurais, eliminando a necessidade de acessar múltiplos aplicativos para obter os dados desejados, otimizando o tempo de forma integrada e facilitando a tomada de decisão.

Pensando nos dados de clima, a Agro Amazônia fez uma parceria com o Sistema TempoCampo da ESALQ-USP, sob a coordenação do prof. Dr. Fabio Marin, no aplicativo o cliente terá acesso aos dados de clima e a inteligência agronômica da FEALQ (ESALQ-USP) através dos índices de favorabilidade para operação de plantio, aplicação de produtos e também de ocorrência de praga e doenças, indicando por exemplo, quais dias são suscetíveis ou não à ocorrência, através de um modelo matemático que leva em consideração as condições meteorológicas de cada região do Brasil.

O aplicativo também conta com a parceria da CMA / Safras&Mercado, que traz informações sobre o preço dólar, preço físico de 79 praças e contratos futuros de soja, milho e boi, facilitando o dia a dia dos produtores no monitoramento do comportamento do mercado contribuindo para que realizem boas negociações no momento mais favorável.

O IBI, surge em resposta à crescente demanda por soluções tecnológicas no campo, e, sabendo que o setor apresenta particularidades e desafios únicos, a Agro Amazônia investiu em um extenso processo de pesquisa e desenvolvimento para garantir que a plataforma atenda as necessidades dos produtores e da sua equipe de campo, tendo as soluções na palma da mão.

“Este é um primeiro passo de uma longa caminhada rumo à tecnologia. Existe um planejamento robusto para trazer mais funcionalidades e inclusive inteligência artificial para o aplicativo. O desenvolvimento do aplicativo foi baseado em um extenso trabalho de pesquisa e mapeamento das necessidades dos clientes e da equipe de campo. O objetivo é atender essas necessidades apontadas de forma simples e amigável. Temos como lema no desenvolvimento poucos cliques, onde o produtor terá a informação desejada otimizando tempo e potencializando sua experiência”, afirma Luiz Felipe Xavier, Coordenador de Inovação Agro Amazônia.

No IBI o produtor ainda poderá consultar informações de maneira simplificada e rápida, como boletos e notas fiscais, acompanhar de contratos de barter, histórico de consumo de produtos, solicitar visitas de consultores técnicos, monitorar saldos e entregas de produtos de pedidos.

Para Roberto Motta, Presidente/CEO da Agro Amazônia, esse lançamento é um marco dos 40 anos de empresa, sendo uma evidência do compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável do agronegócio. Ele destaca: “Nosso objetivo é que o IBI seja um verdadeiro parceiro dos produtores, simplificando suas atividades diárias e proporcionando uma experiência única e descomplicada no campo”.

O aplicativo será lançado oficialmente no dia 22 de agosto, em um evento exclusivo aos clientes, jornalistas e influenciadores do agronegócio e tecnologia em Cuiabá, Mato Grosso.

“Como distribuidores, somos também responsáveis pela transformação digital no campo, através da nossa equipe de consultores agronômicos somos o elo de ligação mais forte do produtor com as ferramentas digitais. O IBI vem para dar solidez a esse compromisso e com um conceito de simplicidade, que é um dos nossos valores, facilitar o dia a dia dos nossos clientes. Estamos trazendo aqui, sem dúvida, uma visão de inovação a partir da colaboração e integração, temos excelentes soluções em AgTech no mercado e não pretendemos reinventar e sim integrar e gerar valor para nossos clientes e consultores internos. Teremos muito mais novidades em breve”, diz Helen Cavalcante – Head de Inovação e Tecnologia da Informação Agro Amazônia.

A Agro Amazônia continua empenhada em aprimorar o aplicativo, planejando implementar atualizações e novos recursos com base no feedback e nas necessidades dos usuários. A empresa reitera seu compromisso com a inovação tecnológica e a busca contínua por um desenvolvimento sustentável do agronegócio.

Fundada há 40 anos, na cidade de Cuiabá (MT), a Agro Amazônia oferece aos clientes soluções para que obtenham melhor produtividade e sustentabilidade para seu negócio.
Conforme o anuário da Globo Rural 2022, a Agro Amazônia foi nomeada a melhor empresa do Agronegócio brasileiro na categoria atacado e varejo. Atualmente está entre os principais players do agronegócio brasileiro em levantamento da Revista Forbes Agro100 2022, ocupando a 48ª posição, contando com uma equipe qualificada para atender as necessidades dos produtores rurais em sua matriz e 63 filiais em nove estados, com presença em Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Acre e Minas Gerais.
Com forte presença no mercado, a Agro Amazônia é a empresa do segmento agro a ganhar o prêmio “150 melhores empresas do Brasil para trabalhar, segundo a GPTW – Great Place to Work 2022”, sendo destaque também no prêmio inédito em Saúde Emocional, também pela GPTW 2022. A empresa foi eleita como uma das melhores empresas do Centro-Oeste 2023, em que ficou em 4º lugar, tornando-se a número 1 do segmento agro. Recentemente, conquistou o 7º lugar na premiação GPTW Agronegócios 2023.
Tem como missão trabalhar para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e como visão ser o melhor e maior distribuidor de insumos agropecuários do Brasil, enaltecendo os seus valores, consolidando-se como líder do segmento.

Make Buzz Comunicação