Foco é viabilizar a produção de sementes para pesquisa com o intuito de desenvolver novos híbridos de milho e cultivares de soja, durante o período de estiagem no estado

 

A Syngenta Seeds, Unidade de sementes da Syngenta Group, concluiu o investimento em um novo sistema de irrigação, que amplia a capacidade de operações da sua estação de pesquisa e melhoramento genético de milho e soja, localizada em Lucas do Rio Verde (MT). A iniciativa permite que as atividades de pesquisa e desenvolvimento de novos híbridos e cultivares, continuem sendo realizadas, mesmo durante o período de seca no Estado, que compreendem os meses de abril a setembro.

Com um reservatório de 7.500 m3 e um sistema de pivôs lineares, são irrigados um total de 88 hectares de área cultivada com soja e milho, garantindo a entrega das sementes para os programas de melhoramento genético, mesmo nos períodos de estiagem.

Atualmente, a estação de Lucas de Rio Verde, conta com quase 400 hectares para conduzir atividades de pesquisa, focada nas necessidades do agricultor do Mato Grosso, o qual é o maior produtor de soja do Brasil e um dos maiores produtores de milho. De acordo com levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a produção de soja no Estado, durante a safra 2022/2023, foi estimada em 41,5 milhões de toneladas.

“O novo sistema de irrigação emprega tecnologia de ponta. Assim, a empresa poderá otimizar a produção de sementes para pesquisa, sem aumento do tamanho da área. Graças à implementação de tecnologias, como a irrigação e o melhoramento genético, a produção de grãos no Brasil vem crescendo sem a necessidade do aumento proporcional de área plantada. São processos como este, que contribuem para uma agricultura cada dia mais sustentável e capaz de cumprir o desafio de incrementar a produção de alimentos no mundo”, Claudia Demetrio, diretora de Desenvolvimento de Sementes da América Latina da Syngenta Seeds.

A Syngenta Seeds mantém no Brasil, uma atuação que vai desde a pesquisa, até a comercialização de sementes de milho e soja, oferecendo aos agricultores, serviços, híbridos e cultivares de alta qualidade – resultados de investimentos em tecnologia.

A Syngenta Crop Protection e a Syngenta Seeds são parte do Syngenta Group, uma das companhias líderes globais de agronegócios. Nossa ambição é ajudar a alimentar o mundo de uma maneira segura enquanto cuidamos do planeta. Queremos auxiliar na sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura com soluções inovadoras e de última geração da ciência. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores ao redor do mundo façam melhores usos dos recursos limitados da agricultura.

Oboé Comunicação Corporativa