No primeiro trimestre, a startup superou a marca conquistada em seis meses do ano anterior. O plano de expansão para os estados mais relevantes do agronegócio brasileiro, as parcerias e os novos serviços têm grande influência nessa conquista


A Grão Direto, maior plataforma digital de comercialização de commodities agrícolas na América Latina ultrapassou o patamar de 1 milhão de toneladas realizadas, logo no primeiro trimestre de 2023, superando a marca registrada em 6 meses no ano anterior. O crescimento acelerado e significativo de volume de operações está diretamente relacionado ao movimento de expansão que a Agtech está promovendo, abrindo seu marketplace em novos estados, democratizando o acesso às informações relevantes de mercado e potencializando as negociações de grãos no Brasil. No início do ano a startup atuava, com seu marketplace, em 3.740 cidades brasileiras; hoje já atua em mais de 4.500.

A operação da Grão Direto com suas soluções em todas regiões produtoras do Brasil mostra que, progressivamente, a jornada do vendedor e do comprador na comercialização digital de grãos é segura, rápida e eficiente. Com isso, a Agtech conseguiu abranger mais cidades, se posicionando como uma organização que se preocupa com a experiência de seus usuários/clientes e oferece soluções para tomadas de decisões mais assertivas para os negócios.

A Grão Direto vem se tornando uma viabilizadora das negociações agrícolas, mas também uma importante facilitadora das áreas comerciais, com suporte e apoio durante toda a jornada comercial do cliente, desde a tomada de decisão até a formalização, com serviços de contratos digitais, além de oferecer de serviços financeiros e até logísticos. Superar, em apenas três meses, uma marca que levamos o dobro de tempo no ano anterior, só evidencia nosso potencial de crescimento e reforça que a tecnologia vem ganhando um espaço relevante e imprescindível no setor do agronegócio brasileiro, dentro e fora da porteira”, diz Gabriela Felizardo, Head de Operações na Grão Direto.

Em relação aos usuários da plataforma, a Grão Direto faz com que os compradores e vendedores se relacionem independentemente da distância geográfica que estão, e ainda se preocupa em ser um facilitador da rotina de cada agricultor, buscando entender de que maneira vai agregar valor à realidade de cada um.

Para os próximos meses, a agtech visa reforçar sua presença oferecendo novos serviços e difundindo os benefícios da comercialização digital de grãos por meio da participação ativa em feiras e eventos do setor, juntamente com importantes parceiros comerciais. “Agora, a comercialização digital de grãos já não é mais uma opção, ela é o caminho”, opina Felizardo.

A Grão Direto é uma plataforma digital referência na comercialização de grãos na América Latina, atendendo milhares de agricultores e compradores, como fábricas de ração, cooperativas, tradings, armazéns, corretores, confinamento de gado, granjas, entre outros. A plataforma pode atuar tanto em negociações no mercado spot, quanto no mercado a termo/futuro e em operações de barter, que envolvem a troca de insumos por parte futura da produção. Para ter acesso aos serviços, agricultores e compradores do Brasil podem baixar o aplicativo gratuitamente em seus dispositivos móveis ou se conectar por meio de computadores. Com o aplicativo, os usuários têm acesso a vários serviços e suporte da Grão Direto. Além disso, a empresa oferece soluções personalizadas aos seus usuários, apoiando-os em sua transformação digital. Esses serviços incluem inteligência de mercado, digitalização da base de fornecedores, gestão de documentos e contratos digitais, ferramentas de precificação de grãos em tempo real a partir de inputs definidos pelo usuário, insights de originação e integração com soluções de compliance social e ambiental. Tudo para tornar o comércio de grãos mais eficiente, moderno e sustentável. A plataforma figura há quatro anos consecutivos no ranking das 100 Startups to Watch, além de diversos outros reconhecimentos nacionais e internacionais, e mantém um acordo de colaboração, inédito no mundo, com a Bolsa de Chicago (CME Group).

Comunicação Grão Direto