Manchas foliares e ferrugem são as principais doenças e elas podem ser controladas com nova solução para trigo e cevada. Durante o Fórum Nacional do Trigo, que começou hoje, em Guarapuava (PR), ADAMA leva tecnologias diferenciadas, sustentáveis e efetivas de seu programa Bom de Trigo

Os efeitos do El Niño na agricultura já são amplamente conhecidos dos produtores brasileiros do Sul do país. Embora o fenômeno climático traga mais chuvas para a região, muito necessárias para a produtividade da lavoura, também eleva as temperaturas, favorecendo a ocorrência de doenças foliares. Neste período, em que as culturas de inverno estão na fase final de semeadura, os produtores de trigo e cevada devem estar atentos às condições climáticas, à ocorrência principalmente de manchas e ferrugem e à janela de aplicação de defensivos.

Leandro Garcia, gerente de desenvolvimento de mercado da ADAMA

De acordo com Leandro Garcia, gerente de desenvolvimento de mercado da ADAMA (leia-se ADAMÁ), companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, é preciso ter um planejamento bem definido de aplicação de fungicidas desde o começo do ciclo, para assegurar um bom arranque inicial das culturas, pois as doenças, principalmente no trigo, podem gerar grandes prejuízos. “Hoje em dia, nas regiões produtoras de trigo no Sul do Brasil, as principais doenças que acometem a cultura, e as que mais roubam a produtividade, são as manchas foliares. Por isso, é importante ressaltar que, a depender da porcentagem de plantas contaminadas e severidade, as perdas em produtividades podem atingir o patamar de até 80%. Nossa recomendação ao produtor é para que ele faça o acompanhamento das lavouras, especialmente em anos chuvosos, para iniciar o manejo com fungicidas na fase de emborrachamento e florescimento das plantas de trigo” explica.

Fungicida campeão no controle da mancha-alvo na cultura da soja, Armero® teve sua bula ampliada para outras culturas, como as de inverno (trigo, cevada, aveia, centeio e triticale), e conta com tecnologia exclusiva T.O.V., formulação líquida que promove maior aderência às folhas e facilidade na aplicação. “Com a solução, a ADAMA assume a dianteira, pois o produto possui um potente triazol associado a um multissítio protetor, que, além do complexo de manchas foliares, também controla a ferrugem, doença que tem adquirido importância nas últimas safras e na qual Armero® tem ótima eficiência de controle, acima de 90% ”, destaca.

Ainda segundo o gerente, Armero® entrega amplo espectro de controle e efetividade, benefícios importantes para o manejo dos produtores. “Temos ensaios que comprovam que, quando utilizamos Armero®, temos um ganho médio de 10% no controle do complexo de manchas, se compararmos aos manejos adotados pelos produtores da região. Isso significa mais qualidade e peso de grãos de trigo e, consequentemente, mais produtividade”, finaliza Garcia.

 

Cleverson Luiz Proença, agrônomo e representante técnico comercial da ADAMA

Fórum Nacional do Trigo com portfólio diferenciado – Armero® é destaque da ADAMA no Fórum Nacional do Trigo, que acontece de 25 a 27 de julho, em Guarapuava (PR). Localizada em uma das regiões mais produtivas do Paraná, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano e inverno rigoroso, Guarapuava se destaca na produção dos cereais de inverno. Por isso, segundo o agrônomo e representante técnico comercial da ADAMA na região, Cleverson Luiz Proença, “além do fungicida, apresentamos no evento nosso programa Bom de Trigo, que conta com herbicidas, inseticidas, outros fungicidas com Convicto® e Azimut®, e biossoluções, como ExpertGrow, produto para bioestimulação de plantas, e Protege®, fungicida e nematicida microbiológico”, destaca.

“Os triticultores que participam do Fórum têm a oportunidade de ver as soluções práticas e completas que levamos para auxiliá-los no manejo das lavouras. O portfólio da ADAMA é referência em formulação e performance e entrega, além de maior produtividade, mais rentabilidade”, reforça. A companhia também apresenta no evento sua plataforma de sustentabilidade, o ADAMA C.U.I.D.A., reforçando a importância das boas práticas de aplicação de defensivos agrícolas, do manuseio correto e do uso inteligente dos produtos.

Fórum Nacional do Trigo

Data: 25 a 27 de julho

Local: Centro de Eventos Agrária, no Distrito de Entre Rios, Guarapuava (PR)

Mais informações, clique aqui

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.
Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo.

Connectare Comunicação