Equipamentos têm funcionalidades diferentes e, quando usados juntos, são capazes de garantir o acabamento perfeito a gramados e áreas externas

No momento de realizar a manutenção de áreas externas, é comum surgirem questionamentos sobre qual é o melhor equipamento para o trabalho. Nesse caso, o cortador de grama e a roçadeira são os principais alvos das dúvidas, porém, apesar do que muitas pessoas pensam, são equipamentos com características distintas.

O especialista Rodrigo Deneka, Gerente de Produtos da Branco Motores – empresa que é referência nacional no setor de floresta e jardim – explica que tanto os cortadores quanto as roçadeiras têm o objetivo de trazer mais segurança e agilidade aos serviços em gramados e áreas externas, mas devem ser usados com finalidades diferentes.

“Enquanto o cortador é indicado para terrenos planos, de pequeno e médio porte, por conseguir deixar a grama de maneira uniforme, a roçadeira deve ser usada para os acabamentos, como os cantinhos ou áreas difíceis de acessar. Ou seja, eles são complementares e, juntos, são capazes de realizar uma manutenção perfeita em quintais, jardins e campos”, afirma.

 

Como e quando usar o cortador de grama? – O cortador de grama serve para aparar o gramado e fazer a manutenção regular em quintais e jardins, deixando a área mais uniforme e bela. Também conhecido como ceifadeira, o equipamento é uma espécie de carrinho, em que o operador precisa empurrá-lo para que a lâmina corte a grama, o que o torna muito eficiente em terrenos mais planos, mas nem tanto em locais com muita irregularidade. Também possuem modelos com tração nas rodas, não necessitando esforço para empurrar. Além disso, por trabalhar com lâminas, não é indicado para áreas com mato elevado nem para a realização do acabamento em áreas menos acessíveis, como laterais de paredes e canteiros.

Cortador de grama B4T-7000 SL ELITE, da Branco Motores

 

Como e quando usar a roçadeira? – A roçadeira, por outro lado, é um equipamento muito versátil, ideal para realizar o acabamento em terrenos de todos os tamanhos, nos cantos e locais de acesso limitado, e também para aparar arbustos e cortar ervas-daninhas. Também é recomendada para utilização em terrenos íngremes e acidentados. O seu funcionamento é bastante simples: um motor aciona uma cabeça rotativa que consegue cortar grama, mato e outros tipos de vegetação. Esse corte pode ser feito a partir de lâminas ou fios de nylon, dependendo do modelo e do tipo de trabalho.

Roçadeira BR 26 MULTI, da Branco Motores

Confira o portfólio da Branco Motores

Cortadores de grama:

    • B4T-7000 SL Elite: maior torque do mercado para aplicações mais exigentes;
    • B4T-4000 SL: ótimo custo-benefício para cortes simples em áreas menores;
    • B4T-6000 SL: ideal para trabalhos em grandes áreas;
    • B4T-6000 TR: cortador tracionado com bolsa recolhedora;
    • B4T-6000 CR: indicado para corte de relvas, matos e gramas altas;
    • BC 1200C: com motor elétrico, para áreas de até 1300m².

Roçadeiras:

    • BR 26 Multi: roçadeira com diversos acessórios para manutenção completa do quintal;
    • BR 33A: motor potente e design prático e moderno;
    • BR 43A: conta com filtro de ar duplo para aumentar a vida útil do motor;
    • BR 52A: ideal para a limpeza de grandes áreas;
    • BBR-33G: indicada para a jardinagem em geral;
    • BR 1300C: modelo elétrico indicado para jardins;
    • BPR-52: motor avulso para roçadeiras.

Fundada em 1936, a Branco Motores é uma das principais marcas nacionais no segmento de força e energia e oferece o mais completo e inovador portfólio de produtos. A empresa possui um compromisso permanente com a qualidade, a ética e o desenvolvimento de soluções pioneiras e eficientes. O portfólio conta com produtos nas linhas de motores, geradores, motobombas, motocultivadores, produtos para construção civil e jardim. São itens com alta tecnologia, desempenho, segurança e economia, além de reconhecida assistência técnica e pós-venda.

 Image 360