Especialistas participaram do painel “A reumanização na corrida pela automação eficiente” 

 

Especialistas no setor de frigoríficos, como o Diretor de Operações da FriGol, Orlando Negrão, e o Gerente-Executivo de Gente & Cultura da companhia, Fernando Carneiro, participaram da Arena de Conteúdo, durante a feira TecnoCarne, que aconteceu em São Paulo. Representando uma das maiores companhias brasileiras do setor, que exporta para mais de 60 países, os executivos estiveram presentes no painel “A reumanização na corrida pela automação eficiente”, com foco na aplicação de novas tecnologias sustentáveis para o alinhamento ao potencial criativo do ser humano.

Durante sua participação no evento, Orlando Negrão destacou como trazer automação para as fábricas e as oportunidades de produção em grande escala. Ele comentou também que há necessidade de encontrar caminhos para redirecionar o uso da tecnologia e enfatizou sobre a necessidade da implantação em vários pontos de processos. Nos últimos anos, a FriGol tem investido em diversas tecnologias para tornar a produção mais eficiente, sustentável e transparente. E o executivo compartilhou essa experiência e os desafios encontrados.

“A maioria das plantas no Brasil não estão preparadas para receber tecnologias no que tange ao processo em si (robotização) por conta de espaço físico e fluxo de produção. Tecnologias voltadas ao controle de produção e à busca da eficiência operacional são sim a bola da vez, pois a inteligência artificial está cada vez mais avançada, possibilitando um aperfeiçoamento no processo. As tecnologias (máquinas e equipamentos) implementadas hoje não trazem a rapidez e nem a produtividade necessária. Essas ferramentas, muitas vezes, vêm para auxiliar na questão de ergonomia, segurança ou regulações, por exemplo. As tecnologias ajudam, mas ainda precisam melhorar em termos de detalhes”, avaliou.

Fernando Carneiro complementou, ressaltando a importância de desenvolver uma gestão e cultura focadas no aprendizado e evolução constantes. Para ele, é fundamental que os líderes de hoje compreendam que a dimensão do papel de realizar essa atividade vai além da capacidade da gestão, pois envolve diversos outros fatores, como encontrar um equilíbrio entre a liderança e o aprendizado. “Mais do que nunca, hoje é fundamental que os gestores compreendam a complexidade de liderar pessoas. Não somente a questão técnica e de processos, mas também no emocional, permitindo a implementação de uma jornada de cultura onde o aprendizado, o feedback constante e a abertura à mudança norteiem o direcionamento da liderança”, pontua Fernando.

O executivo explicou que a FriGol está colocando em prática a capacidade de se reinventar, com maneiras mais ágeis de se realizar uma atividade para que não se fique numa zona de conforto e enfatizou sobre a importância do papel da diversidade e da inclusão como estratégica do ponto de vista de soluções e de negócios dentro da empresa. “É preciso desenvolver a capacidade de desaprender para reaprender novamente, dada a grande velocidade das mudanças nos dias atuais. Se reinventar e agregar valor são as chaves para todo e qualquer profissional na era digital”, finalizou Fernando.

 

Frigorífico 5.0 – A palestra fez parte do fórum “Frigorífico 5.0” e trouxe uma abordagem da tecnologia no mundo do agronegócio. Durante o debate, os participantes disseram que a chegada da inteligência artificial no setor representou um avanço tecnológico, mas que, ao mesmo tempo, não significou a exclusão dos postos de trabalho porque o setor sempre vai demandar muita mão de obra.

A FriGol SA é um dos principais e mais tradicionais frigoríficos de carnes bovina e suína no Brasil. Fundada em 1992 pela família Gonzaga Oliveira, que atuava no ramo de carnes desde 1970, a companhia está estrategicamente localizada nos estados de São Paulo (onde tem plantas na cidade de Lençóis Paulista) e no Pará (com plantas em São Félix do Xingu e em Água Azul do Norte). A empresa emprega cerca de 2.800 pessoas e possui importante participação no mercado nacional e internacional, com presença em mais de 60 países distribuídos pela América do Sul e do Norte, Europa, Oriente Médio, Ásia e África.

 Fundamento Grupo de Comunicação