Entre os destaques da empresa estão plantadeira transportável, pá carregadeira e distribuidor de calcário e fertilizante

A Baldan marcará presença no 17º Encontro de Inverno, que ocorrerá de 13 a 15 de junho, na Fazenda Experimental da Coamo, em Campo Mourão, Paraná. O evento proporcionará aos cooperados a oportunidade de se atualizarem sobre temas relevantes para suas atividades agrícolas, bem como adquirirem conhecimentos e tecnologias que impulsionarão a rentabilidade de suas lavouras. Dentre os destaques da Baldan no 17º Encontro de Inverno estão a Agiflex, a PAM 1100 e o DCF 12000, soluções reconhecidas pelo seu desempenho e eficiência no campo.

A plantadeira transportável Agiflex, com 17, 19 e 21 linhas, foi projetada com sistema ágil de abertura e fechamento e, em menos de um minuto, atinge a largura de 3,20m fechada para transporte, sem o uso de ferramentas. Possui uma excelente plantabilidade, com capacidade de atingir singularidade de sementes maior que 95% e coeficiente de variação menor de 15%. As ferramentas de corte, adubo e semente foram dispostas de forma estratégica a fim de garantir o melhor escoamento de palhada do mercado.

A Agiflex conta também com sistema hidráulico independente, depósitos de 1.500 l para sementes e 2.500 l para adubo, sistema de aplicação de inoculante com capacidade para 1.000 l de calda, distribuição de adubo por gravidade com sistema Fertsystem, dosador de sementes pneumático vSet da Precision Planting e disco de corte com design exclusivo e mínimo revolvimento da palhada. O corte de sementes pode ser feito tanto por seção quanto por linha, com utilização do sistema Bosch de plantio. A uniformidade lateral de plantio é assegurada pelo chassi articulado em três módulos, proporcionando a copiagem do solo em condições irregulares e em curvas de nível.

De acordo com o gerente de engenharia de produto da Baldan, Caio Franco Giaretta, a Agiflex é uma solução diferenciada. “Trata-se da única plantadeira do mercado a oferecer essa combinação de especificações, aliando uma notável plantabilidade de precisão à simplicidade e confiança da distribuição de adubo por gravidade, com uma máquina dobrável de 3,20 m, de transporte seguro, na qual somente o eixo traseiro da máquina entra em contato com o solo durante o transporte”, explica.

A reestilizada Pá Carregadeira PAM 1100, disponível agora na versão pantográfica, que mantém fixa a posição do acessório nas movimentações verticais de subida e descida, possui sistema exclusivo de acoplamento aos tratores de várias marcas, garantindo um serviço de alta qualidade e rendimento. A PAM 1100 possui regulagem da pá para aplicação de cargas soltas, como pedras e grãos, e de cargas mais compactas e úmidas, como calcário, ureia, compostos orgânicos e outras. O implemento possui ainda vários opcionais, dentre lâmina, enleirador, garfo de silagem, garfo para pallet, garfo para fardo, garfo para tora, guincho, sistema de acionamento por joystick e válvula direcionadora elétrica.

O Distribuidor de Calcário e Fertilizante DCF 12000, com 7 m³ de capacidade, possui uma inédita tecnologia de distribuição patenteada pela Baldan, que desenvolveu uma esteira em forma de “V” escalonada, permitindo baixas dosagens de distribuição em um fluxo homogêneo e ininterrupto do material. Outra novidade é a largura da esteira ajustável, podendo ser 40 ou 80 cm, o que possibilita o uso em baixas ou em altas vazões de distribuição, trazendo maior versatilidade ao agricultor e podendo ser utilizada tanto com fertilizante granulado (NPK) e corretivos de solo (calcário, cloretos, gesso e outros) quanto com diversos compostos orgânicos. O conjunto rodante é de bitola ajustável e sistema tandem oscilante/pivotante, que permite o acompanhamento das irregularidades do terreno sem dificuldade.

O DCF12000 está disponível em duas versões básicas: taxa variável ou taxa fixa. No sistema de taxa variável, o controle é feito por dois motores hidráulicos, sendo um para a esteira e outro para os pratos lançadores. O funcionamento independente, com dois motores, garante maior agilidade nas regulagens e maior precisão na distribuição, atingindo excelentes valores de coeficiente de variação, muito próximos das esteiras de borracha. Já no sistema de taxa fixa, tanto a esteira quando os pratos lançadores são movidos por um único motor hidráulico, que possui um tacômetro incorporado para rápida regulagem da rotação de trabalho.

Ainda de acordo com Giaretta, as tecnologias oferecidas aos agricultores têm um impacto positivo nos custos de produção. “Ao adotar equipamentos com tecnologia embarcada, os produtores obtêm benefícios significativos no uso e na economia de insumos. Sabe-se que o valor dos insumos tem grande participação nos custos de produção, afetando diretamente a rentabilidade e produtividade. Atenta a essas questões, a Baldan oferece soluções inovadoras para auxiliar os agricultores”, salienta.

Fundada inicialmente como “Narciso Baldan & Irmãos” há 95 anos (janeiro de 1928) por uma família de imigrantes italianos, em Matão (SP), a Baldan Implementos Agrícolas S/A fabricou o primeiro disco para arados e grades nacional e hoje se posiciona no mercado com uma marca consolidada que investe em tecnologia e inovação. O pioneirismo do passado, que quebrou a dependência dos produtos importados e contribuiu para o desenvolvimento da agricultura do País, continua presente nos valores da Baldan que segue contribuindo para a inovação e crescimento do setor, incentivando a prática de novos métodos e técnicas de produção. Instalada em um moderno parque industrial de 256 mil m², totalmente revitalizado e moderno, a Baldan desenvolve produtos com avançados conceitos de engenharia que se destinam a todas as fases do produtor rural, e iniciou a construção de uma segunda planta em 2023, com mais de 126 mil m². Atualmente a empresa tem uma linha ampla e diversificada com mais de 200 produtos, em 2 mil versões voltadas para todo tipo de cultura e solo.

Outras Palavras