Empresa tem o maior banco de microrganismos do mundo, unindo biotecnologia, inteligência artificial e tecnologias digitais na seleção de microrganismos para tornar a agricultura brasileira mais produtiva, rentável e sustentável.

 

A Indigo, empresa de tecnologia que desenvolve produtos biológicos e soluções de crédito com o objetivo de promover uma agricultura mais sustentável, acaba de lançar seu primeiro bionematicida no Brasil. A tecnologia exclusiva, batizada de biotrinsic bionematicida, é a primeira do país desenvolvida à base de Pseudomonas oryzihabitans, um microorganismo endofítico naturalmente encontrado nos tecidos das plantas, que possibilita uma melhor absorção e eficiência em menor tempo.

O diretor de biológicos Latam da Indigo, Reinaldo Bonnecarrere, explica que as Pseudomonas oryzihabitans são bactérias especialmente adequadas para o manejo porque são capazes de crescer em uma ampla faixa de temperatura, pH e salinidade. Elas têm capacidade de metabolizar uma grande variedade de compostos orgânicos, o que ajuda na absorção de nutrientes, na proteção contra patógenos e no estímulo ao crescimento da planta.

“A Indigo tem hoje o maior banco de microrganismos do mundo, contamos com mais de 70 mil cepas e temos identificados mais de 350 diferentes gêneros de bactérias e fungos. Unimos pesquisa avançada no campo, com ferramentas de inteligência artificial, para desenvolvermos o melhor produto, a partir das cepas mais eficazes, resistentes e compatíveis com todos os tipos de defensivos, fertilizantes e métodos de plantio”, explica.

No combate aos nematoides de solo, o biotrinsic bionematicida tem performance premium contra alvos como cisto (Heterodra glycines), galha (Meloidogyne incognita) e lesão (Pratylenchus brachyurus), responsáveis por danos significativos às lavouras. O lançamento Indigo se provou capaz de controlar todos os estágios do desenvolvimento do nematoides, garantindo plantas e solo mais saudáveis em todas as culturas.

Segundo Bonnecarrere, os danos causados pelos nematoides podem variar de acordo com o tamanho de sua população e espécie, a cultura e as condições ambientais. “São vermes microscópicos, se alimentam das raízes das plantas, danificando o sistema radicular. Isso afeta a absorção de água e nutrientes pelas plantas. As lesões causadas pelos nematoides nas raízes são a porta de entrada de patógenos que causam doenças fúngicas e bacterianas, tornando as culturas mais vulneráveis a infecções”. Em ambas as situações, os danos se refletem na qualidade e na produtividade das culturas.

Com a tecnologia inédita do biotrinsic bionematicida registrada no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Indigo reforça o compromisso com o desenvolvimento de uma agricultura de alta produtividade e sustentabilidade. “A Indigo cria soluções para resolver um dos grandes desafios da agricultura, que é o aumento da produtividade de forma sustentável, com menor impacto ambiental. O nosso projeto é desenvolver produtos biológicos a partir de inovação, com microrganismos e novas tecnologias”, diz.

A Indigo melhora a rentabilidade do produtor, a sustentabilidade ambiental e a saúde do consumidor por meio do uso de microbiologia natural e tecnologias digitais. As descobertas científicas e as plataformas digitais da empresa beneficiam dezenas de milhares de produtores em milhões de hectares. Trabalhando em toda a cadeia de abastecimento, a Indigo está promovendo sua missão de aproveitar o poder da natureza para ajudar os produtores a alimentar o planeta de forma sustentável. Em 2019, a Indigo promoveu o evento inaugural chamado Beneficial Ag entre stakeholders para cultivar uma comunidade crescente em torno da noção de que a agricultura pode ser mais benéfica para as pessoas e o planeta, que serviu para o lançamento do Indigo Carbon - um programa que incentiva produtores a adotarem práticas de agricultura regenerativa, permitindo removerem o dióxido de carbono da atmosfera, melhorarem a saúde do solo e serem remunerados pela venda de créditos de carbono. Classificada em primeiro lugar na lista Disruptor 50 da CNBC em 2019, a Indigo está sediada em Boston (Massachusetts, EUA), com escritórios adicionais em Memphis (Tennessee, EUA); Research Triangle Park (Carolina do Norte, EUA); América do Sul (Buenos Aires e São Paulo); e Basel (Suíça). 

 Indigo LATAM  – A Indigo chegou na Argentina em 2017 e no Brasil em 2018. Em 2020, a empresa decidiu unificar as operações cujas geografias são aquelas onde a oferta biológica da empresa possuem a maior penetração de mercado. A Indigo LATAM tem peso significativo no faturamento mundial da startup com biológicos e seus produtos estão presentes em mais de um milhão de hectares espalhados pelos dois países.   A principal solução da empresa, disponível em ambos os territórios, é o Indigo Ag Finance, uma ferramenta para simplificar o acesso ao crédito para o produtor rural, que o permite financiar suas sementes, biológicos e até o fertilizante, pagando apenas no prazo safra. O Indigo Ag Finance foi o primeiro produto estruturado e lançado fora da matriz nos Estados Unidos.


Weber Shandwick