A ConectarAGRO está mais um ano na Agrishow! Com o objetivo de fomentar a conectividade em áreas rurais e remotas do Brasil, a Associação tem diversas novidades que estão sendo apresentadas na feira, em Ribeirão Preto, de 1º a 5 de maio, como a entrada de novas associadas, os avanços dos projetos em andamento e seu crescimento.

Com o novo mote “Conectar o Campo, alimentar o Planeta”, a ConectarAGRO auxiliou a promover a conectividade, via banda larga 4G, para mais de 14,4 milhões de hectares de áreas rurais e remotas no Brasil, beneficiando cerca de 1,1 milhões de pessoas, 90 mil propriedades rurais cobertas, 525 cidades, 13 estados, 65 unidades básicas de saúde e 221 escolas públicas em áreas rurais. O objetivo é solução de conectividade aberta e interoperável, simples e acessível – o 4G LTE, na frequência de 700 MHz.

A Associação também foi responsável pela cobertura de mais de 29,2 milhões de hectares de soluções de Internet das Coisas. O NB-IoT é necessário para conectar máquinas e sensores, ferramentas importantes para o desenvolvimento do agronegócio, podendo ampliar em mais de 40% a cobertura tradicional em relação ao uso de smartphones, além de consumir menos bateria.

“A conectividade no Agro é essencial para a sustentabilidade do sistema produtor brasileiro e para solucionar questões urgentes, como a fome no mundo, empoderando o produtor rural, de qualquer porte, a atingir a máxima eficiência com a aplicação de tecnologias no campo. É com muito orgulho que, hoje, podemos apresentar esses números de conectividade, que só aconteceram graças à união das empresas que integram a ConectarAGRO”, afirma Ana Helena de Andrade, Presidente da ConectarAGRO.

A ConectarAGRO é uma associação civil sem fins lucrativos que visa fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas do Brasil, para conectar pessoas, máquinas e instrumentos, viabilizando a Internet das Coisas (IoT) na agricultura. Para isso, propõe a adoção de uma tecnologia aberta e interoperável, acessível e simples: 4G, com frequência de 700 MHz. Criada para solucionar o problema comum de falta de conectividade no campo, enfrentado pelo agronegócio, a iniciativa já contribuiu para levar internet para mais de 14,4 milhões de hectares. A Associação ConectarAGRO conta atualmente com 44 empresas associadas e apoiadoras.

LVBA Comunicação