Feiras, que este ano serão de forma simultânea, ocorrerão entre os dias 27 e 29 de abril, no Parque Histórico de Carambeí (PR); confira a programação

Iniciam nesta quinta-feira (27) expressivos eventos em tecnologia e inovação no agronegócio do Brasil. A ExpoFrísia, voltada para a pecuária leiteira, e o Digital Agro, que reúne as principais tecnologias e nomes da agricultura 4.0, acontecerão de forma simultânea em Carambeí (PR). Eles são organizados pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, com o apoio técnico da Fundação ABC, ocorrendo entre os dias 27 e 29 de abril, no Parque Histórico de Carambeí.

Com o tema ‘Tradição em inovação’, as duas feiras irão se complementar ao unir a pecuária e a agricultura, a história e o futuro. Estarão presentes mais de 60 expositores, com aproximadamente dez startups e mais de 20 horas de conteúdo. Serão duas áreas dentro da feira: a Arena Digital Agro e a Arena ExpoFrísia.

 

Programação – No dia 27, o público poderá conferir, a partir das 10 horas, palestra sobre suinocultura, com o tema ‘Futuro da alimentação de suínos e futuro do profissional da área’. A partir das 15h, haverá o Fórum Comercial sobre proteína animal, leite e derivados, mercado agrícola e macroeconomia, com palestrantes como Iuri Pinheiro, Enio Andrade, Guilherme Cioccari e Ricardo Amorim.

A abertura oficial da feira acontece às 18h, com a presença de autoridades e da diretoria e Conselho de Administração da Frísia.

No dia 28, para a ExpoFrísia, pela manhã, será tratado o uso do projeto genômico na produção leiteira e a utilização de robôs nas propriedades. À tarde, palestras sobre bem-estar animal e manejo de dejetos, além do Clube de Bezerras e o Julgamento Jovem da raça holandesa vermelha e branca e preta e branca. Para o Digital Agro, a programação inclui apresentação sobre utilização de drones agrícolas, painel voltado ao mercado de carbono, sensoriamento hiperespectral contra pragas no agro, uso da inteligência artificial e a Smart Farming. Também ocorrerá no segundo dia o lançamento do programa Fazenda Sustentável Frísia, a Arena de Pitch (com projetos dos expositores) e o Demozone, com ambiente voltado aos drones e ordenha robotizada.

Já no último dia, 29, acontece a Copa dos Apresentadores, que é a exposição de animais, julgamentos de animais adultos e julgamento final (todos relacionados à ExpoFrísia). Para o Digital Agro, haverá painel sobre certificação de propriedades, produção de energia, tendências e oportunidades de mercado, tecnologia e produção sustentável, cases de sucesso dos Estados Unidos (relativos a hortifruti) que podem ser aplicados no Brasil e análise global da produção de proteínas.

16ª ExpoFrísia e 6º Digital Agro

Data: 27 a 29 de abril (quinta a sábado)

Horário: Quinta: 9h às 21h Sexta: 9h às 20h | Sábado: 9h às 19h

Local: Parque de Exposições Frísia Anexo ao Parque Histórico de Carambeí Avenida dos Pioneiros, 4.050 Carambeí (PR)

Entrada gratuita | Inscrição em: www.expofrisia.com.br

Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2021 produziu mais de 290 milhões de litros de leite, 895 mil toneladas de grãos, 89 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 971 cooperados e 1.176 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros.

Página 1 Comunicação