Dr. Richard Murphy (foto), diretor de pesquisa da Alltech, destaca os benefícios da suplementação dietética com selênio orgânico para a saúde de todas as espécies de animais.

Apoiada por mais de 40 anos de investigação científica, a Alltech dedica-se a fornecer soluções e produtos que contribuam para o sucesso da indústria global da saúde animal. O compromisso continua com a publicação de um novo artigo, intitulado “Selênio orgânico: Uma comparação de forma, fonte e função”, do Dr. Richard Murphy, diretor de pesquisa da Alltech. O texto aborda a estabilidade de diferentes fontes de selênio encontradas atualmente no mercado. O documento é o seguimento do artigo lançado em 2021 pelo Dr. Murphy, sob o título “Minerais orgânicos: aumentando a biodisponibilidade mineral através da quelação” que explorou a maximização da biodisponibilidade dos minerais orgânicos (OTMs).

“Descobriu-se que o selênio orgânico é uma fonte mais eficaz (do que os produtos inorgânicos de selênio), resultando em um aumento do número de animais nascidos vivos por animal, a estimulação da função imunológica, melhorias gerais na saúde animal e uma maior vida útil dos produtos de origem animal, como carne, leite e ovos”, disse o Dr. Murphy. “Pesquisas científicas revisadas por pares demonstraram claramente que a suplementação dietética com selênio orgânico resulta em uma produção significativamente maior e benefícios para a saúde de todas as espécies.”

Os níveis adequados de selênio são essenciais para processos básicos, como crescimento e reprodução animal, e uma deficiência em selênio pode acarretar várias doenças degenerativas nos animais. Existe  uma associação bem estabelecida entre a deficiência de selênio e uma ampla gama de problemas práticos e dispendiosos, incluindo infertilidade do macho e da fêmea, redução no desempenho e bem-estar dos animais e resistência a doenças e distúrbios relacionados ao metabolismo dos hormônios tireoidianos. A inclusão do selênio na alimentação animal também tem sido associada a uma série de benefícios para a segurança e a qualidade dos produtos de origem animal, que dependem do fornecimento de selênio na forma e dosagem correta.

“A forma em que o selênio é apresentado desempenhará um papel crucial em sua biodisponibilidade e eficácia”, destacou o Dr. Murphy. “As formas orgânicas de selênio são a fonte nutricional ideal.”

As numerosas fontes de selênio disponíveis atualmente no mercado variam muito em termos de estabilidade e longevidade quando incluídas no premix e na ração. O conhecimento destas diferenças permite aos consumidores tomar decisões corretas e conscientes quanto à adequação dos produtos aos seus sistemas de produção animal.

“Fontes de selênio levedura demonstraram altos níveis de estabilidade nos premixes, ração completa e rações peletizadas, embora foram observadas diferenças dependendo da fonte do selênio”, observou o Dr. Murphy.

Em termos de compreensão das diferenças de toxicidade entre diferentes fontes de selênio, o artigo examina a bioquímica por trás do selênio e seu potencial para agir negativamente em um nível celular. Várias formas de selênio têm atributos tóxicos claramente definidos – apesar de serem relativamente poucas, se houver, conotações negativas associadas ao uso da selênio levedura estudada neste artigo. Em contraste, as fontes de selênio inorgânicas e quimicamente sintetizadas têm atributos tóxicos claramente definidos, que são notavelmente semelhantes em relação às suas toxicidades agudas ao serem ingeridos. Com base nesses resultados, nem todas as fontes de selênio podem ser consideradas iguais, portanto é necessário um cuidado e atenção consideráveis ao formular e suplementar com fontes sintéticas e inorgânicas.

Um dos principais atributos de uma fonte eficaz de selênio orgânico é sua capacidade de não apenas melhorar a saúde animal, mas também melhorar o desempenho geral, aumentando assim a lucratividade da produção. Além disso, é cientificamente comprovado que a suplementação com selênio orgânico é eficaz e benéfica ao animal.

“A selênio levedura oferecida na forma de Sel-Plex® é a fonte de selênio orgânico disponível mais pesquisada atualmente e foi destaque em mais de 300 estudos científicos sobre desempenho animal revisados por pares”, ressaltou o Dr. Murphy.

Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, a Alltech oferece tecnologias inteligentes e sustentáveis para o agronegócio. Nossas soluções melhoram a saúde e a nutrição de plantas e animais, oferecendo como resultado produtos mais nutritivos para as pessoas, assim como um menor impacto ao meio ambiente.

Centro de Comunicação