MSD Saúde Animal, que atua na região desde 2021, atende diversos países dos continentes americano, Europa, Austrália, África do Sul e América Latina, e passa a exportar este ano para o México; expectativa é investir mais 7 milhões de dólares na unidade em 2023

Além de ser a maior e mais populosa cidade de Santa Catarina, Joinville possui um grande polo industrial, concentrando empresas nacionais e multinacionais. Entre elas, está a líder no setor de saúde animal, a MSD Saúde Animal, que leva não só a companhia para ser conhecida no mundo, mas também na região.

Isso porque a fábrica situada na cidade tem produção destinada a diversos locais como países dos continentes americano, Europa, Austrália e África do Sul e, ainda, cerca de 80% do que é produzido é exportado para a América Latina. A companhia ingressou na região em 2021 por meio da aquisição Allflex, que se integrou ao portfólio da empresa e é agora uma marca de produtos de identificação e monitoramento da MSD Saúde Animal, ou seja, também é responsável pelo movimento inovador e tecnológico da corporação.

No ano de inauguração, a fábrica recebeu um investimento de 10 milhões de dólares e, em 2022, foram investidos mais 6 milhões de dólares. A expectativa é investir mais 7 milhões de dólares em 2023 com o objetivo de modernizar equipamentos e expandir a capacidade produtiva para atender novos mercados, a começar com o México ainda esse ano.

“É muito gratificante ver o crescimento da fábrica de Joinville e a importância que ela tomou, não só para os negócios da MSD Saúde Animal, mas também para a economia local.  E ainda vamos crescer mais, Joinville será destaque em ainda mais países, já que a meta é anteder também os mercados de Nicarágua, Chile e El Salvador até 2024”, diz Diogo Albernaz, diretor da unidade.

 

Maior capacidade, mais mercado e mais empregos – O crescimento da companhia em Joinville contribui também para o crescimento regional e geração de empregos. Atualmente, a unidade emprega 162 funcionários e tem a expectativa de aumentar o quadro nos próximos anos, visto que o setor está em expansão e precisará de mais profissionais. Já há, no momento, 12 vagas abertas para as áreas administrativas em manutenção, qualidade e produção.  Para saber mais sobre as oportunidades é só acessar o site da MSD Saúde Animal. Além disso, anualmente, a empresa abre oportunidades para recém-formados no seu Programa de Residência.

 

Mulheres no comando – Outro fato curioso sobre a fábrica da MSD Saúde Animal em Joinville é que 72% dos cargos são ocupados por mulheres, ou seja, de 162 colaboradores, 117 são profissionais do gênero feminino.

“Não foi algo planejado, mas mostra o quanto as mulheres estão capacitadas para atuar no setor. A ideia é aumentar ainda mais esse cenário e contribuir para um espaço igualitário”, afirma Diogo.

 

Cuidado com o meio ambiente – Na unidade são disponibilizadas soluções que otimizam o uso de recursos naturais, como carregadores para carros elétricos, reaproveitamento de água da chuva, luzes de led, injetoras elétricas e reaproveitamento térmico, além de oferecer inovação em tecnologias de gravação e injeção.

“Queremos que a empresa fortaleça ainda mais a cidade maravilhosa que é Joinville. Juntos, podemos melhorar a vida das pessoas, a saúde e o bem-estar dos animais, respeitando e conservando o meio ambiente, e impactando a cadeia toda ao promover a Saúde Única.”, finaliza o diretor.

Há mais de um século, a MSD — empresa biofarmacêutica líder global — tem promovido a inovação para a melhoria da vida das pessoas, apresentando medicamentos e vacinas para muitas das doenças mais desafiadoras do mundo. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis®, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gerenciamento de saúde, além de um conjunto de produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento digital. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados.

 Ketchum