A Corteva participa da 14ª edição da Parecis SuperAgro, de 28 a 31 de março, em Campo Novo do Parecis (MT), e apresenta seus lançamentos e tecnologias em sementes e proteção de cultivos, incluindo suas soluções biológicas, que ajudam a impulsionar a produtividade e rentabilidade dos agricultores. Em 2023, a feira terá como foco a inovação.

Na Parecis SuperAgro, a Corteva destaca o Sistema Enlist®, que já está em sua segunda safra e traz evolução e uma nova opção de escolha ao agricultor. Formado pelos pilares de Sementes e Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Performance, e sustentado pelo pilar de Boas Práticas Agrícolas, o Sistema Enlist® promove uma experiência completa ao agricultor e possui como principais benefícios: diversidade, conveniência, flexibilidade e maior controle na aplicação, por isso é considerado a escolha mais simples para a produtividade evoluir.

As sementes Enlist E3® são tolerantes ao Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio. Já as sementes Conkesta E3®, além da tolerância aos três herbicidas, trazem também duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) para o manejo das principais lagartas na cultura da soja. Com o Sistema Enlist®, o produtor tem muito mais flexibilidade e pode escolher como e quando aplicar os herbicidas, desde a dessecação até a pós-emergência da soja Enlist®, proporcionando um alto controle de plantas daninhas e altas produtividades.

No evento é possível conhecer melhor a tecnologia Enlist® nas variedades de marcas licenciadas e próprias da Corteva, e o herbicida Enlist® Colex-D®, que oferece excelente eficácia no controle de plantas daninhas, além de redução no potencial de deriva de até 90%, ultrabaixa volatilidade e redução de odor. Além de conhecer toda a evolução que o Sistema Enlist® está fazendo na agricultura, os visitantes poderão integrar a logomarca do Sistema. No estande, haverá um totem para tirar fotos que, instantaneamente, irá formar em um painel o logo de Enlist® com a hashtag #EuRecomendo.

 

Marcas de Sementes – Celebrando 5 anos, a Brevant®️ Sementes apresenta aos visitantes os excelentes resultados alcançados pelo robusto portfólio de sementes de soja, milho e sorgo nas últimas safras. Para os sojicultores, a marca disponibiliza as cultivares B5710CE, B5802CE e B5830CE com a biotecnologia Conkesta E3®️, que auxilia no controle das principais lagartas que atacam a cultura e possibilita flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

Em milho, a marca destaca os híbridos: B2800VYHR, B2620PWU, B2864PWU, B2741PWU, B2701PWU, B2702VYHR, B2856VYHR e o B2782PWU. A Brevant® Sementes conta com a biotecnologia PowerCore®️ Ultra, com quatro proteínas inseticidas que conferem proteção contra as populações suscetíveis das principais lagartas que atacam a cultura do milho, além de duas proteínas com tolerância aos herbicidas glifosato e glufosinato de amônio.

A tradicional marca de sementes da Corteva, a Pioneer®, com mais de 50 anos no mercado brasileiro, estará na feira apresentando muitas novidades, além de seu robusto portfólio para milho, soja, sorgo e silagem. Para os sojicultores, serão apresentadas as variedades com a biotecnologia Conkesta E3®️: 97Y70CE e 98R30CE. Para sorgo, a Pioneer conta com os híbridos 84G05, 50A40 e 50A60.

Já do portfólio de milho da marca, os visitantes poderão conferir os lançamentos P3601PWU e P3394PWU para a região, os já conhecidos P3889R, P3440PWU, P3858PWU, além dos híbridos P3845VYHR e P3808VYHR com a tecnologia Optimum AQUAmax, que oferece maior tolerância ao estresse hídrico. As sementes de milho da Pioneer® também possuem a biotecnologia PowerCore®️ Ultra, que auxilia na proteção contra as principais lagartas.

 

Biológicos – A Corteva vem reforçando o seu compromisso em fornecer aos agricultores ferramentas sustentáveis que complementam as práticas agrícolas em evolução e com eficácia comprovada. No início deste mês, a empresa anunciou que concluiu globalmente as aquisições da Symborg, empresa especialista em tecnologias microbiológicas (sede em Murcia, Espanha), e da Stoller, uma das maiores empresas independentes do mundo no setor de Biológicos (sede em Houston, Estados Unidos).

Além disso, a Corteva já tem em seu portfólio atual soluções para nutrição e controle biológico para culturas como cana-de-açúcar, soja, milho e outras especialidades. Todo o portfólio será apresentado no evento. Entre as soluções da companhia estão os produtos para solubilização de fósforo OmsugoTM Eco (para cana-de-açúcar) e o OmsugoTM P (para soja), os nematicidas microbiológicos InlayonTM Eco (cana) e InlayonTM (soja e algodão) e o inseticida microbiológico Tezpetix™ Beauve.

OmsugoTM Eco e OmsugoTM P são compostos por duas cepas distintas, exclusivamente selecionadas e desenvolvidas pelos pesquisadores da Embrapa nos últimos 18 anos. Eles aumentam a disponibilidade do fósforo que fica retido no solo e matéria orgânica e maximizam a eficiência nutricional das plantas através de um melhor aproveitamento da adubação fosfatada, contribuindo com ganhos na produtividade e longevidade da lavoura e na otimização dos investimentos passados e futuros do campo.

Para a sustentabilidade e proteção da lavoura, o agricultor pode contar também com InlayonTM Eco e InlayonTM, nematicidas microbiológicos que ajudam a maximizar o potencial produtivo das plantas e proteger as raízes, contribuindo para uma lavoura mais saudável e produtiva. Com uma cepa exclusiva, descoberta em solo brasileiro, é originalmente eficaz no controle dos principais nematóides, proporcionando o melhor estabelecimento da planta.

TezpetixTM Beauve chega como uma ferramenta complementar ao controle químico, para o manejo de Dalbulus maidis, conhecida como cigarrinha do milho, um dos principais problemas enfrentados pelos produtores desta cultura. A solução, alinhada com os programas de manejo integrado de pragas (MIP), contribui para evitar os danos por enfezamento e proteger o potencial produtivo da lavoura. A solução biológica, em uma oferta combinada, traz excelentes entregas no campo.

 

Tratamento de Sementes – A Corteva segue investindo na área de Tratamento de Sementes e leva ao evento o seu primeiro nematicida biológico para este segmento, o Lumialza™. A inovação para soja e milho contém a bactéria Bacillus amyloliquefaciens (cepa PTA-4838), organismo natural que coloniza a região da raiz para criar uma barreira biológica contra uma gama de nematoides nocivos, sem interrupção das atividades de organismos benéficos ao solo, oferecendo uma proteção eficiente logo no início do estabelecimento da cultura, podendo estender-se por mais de 80 dias.

Outro destaque nesta área é o inseticida Dermacor®, que possui foco nas culturas de soja, milho, algodão, sorgo, e recentemente, teve seu registro ampliado para arroz e feijão. Âncora do portfólio, Dermacor® oferece controle das principais pragas de solo e foliares iniciais, como Elasmo e Spodoptera frugiperda, trazendo ao produtor ótima manutenção do estande e rápido estabelecimento da cultura, maximizando o potencial produtivo da semente tratada.

Visando fortalecer a estratégia para TSI, a Corteva lança globalmente, nas sementes Pioneer® e Brevant® Sementes, a marca LumiGENTM, que engloba produtos, tecnologias e serviços voltados ao tratamento de sementes industrial nas culturas de milho, soja e sorgo. São soluções que atendem às diversas necessidades dos produtores, como fungicidas, inseticidas, bionematicidas e bioestimulantes. Além do pilar de serviço, onde todos os processos de testagem das receitas são realizados dentro do CSAT (Centro de Tecnologia para Tratamento de Sementes) da Corteva.

 

Proteção de Cultivos – Na área de Proteção de Cultivos, os produtores poderão conhecer o portfólio completo da Corteva, que conta com anos de pesquisa para o desenvolvimento das soluções. Os fungicidas, herbicidas e inseticidas têm o foco em auxiliar o dia a dia do agricultor e maximizar a produtividade. Entre as soluções:

Viovan®:  apresenta controle superior contra ferrugem asiática, além de doenças como mancha-alvo, mancha-parda, cercospora e oídio, promove proteção com maior seletividade à cultura e oferece resultados visivelmente melhores.

Aproach Power®: o fungicida sistêmico oferece flexibilidade para ser usado na primeira e na última aplicação. Indicado para o controle de ferrugem asiática, mancha-parda, cercospora e oídio.

Vessarya®: fungicida mais eficiente para o controle das doenças da soja, como ferrugem, oídio e DFCs (doenças de final de ciclo) tais como a mancha-alvo e mancha-de-cercospora. Outros atributos importantes do produto são: alta sistemicidade e efeito translaminar, que trazem melhor absorção e menor risco de lavagem pelas chuvas.

Os três fungicidas contam com o princípio ativo OnmiraTM active, que possui uma formulação inovadora que dispensa o uso de óleo, aumentando a velocidade de absorção dos ativos e diminuindo o risco de lavagem pela chuva.

Paxeo®: herbicida sistêmico formulado com a inovadora tecnologia ArylexTM Active, pertence a nova família de herbicidas para dessecação em soja, com ação residual e controle duradouro de diversas plantas daninhas de folha larga e estreita, sem antagonismo com graminicidas.

Expedition®: ferramenta para o manejo de percevejos nas culturas da soja e do milho. Com uma formulação exclusiva da Corteva Agriscience, a molécula Isoclast Active pertence a um novo grupo químico, as sulfoxaminas, e tem modo de ação diferenciado, sendo ideal para o manejo da resistência. Uma de suas fortalezas é a excelente eficácia nas fases de ninfa e adulto. Na soja, ajuda a produzir mais e a ter grãos de melhor qualidade. Já no milho, oferece as condições ideais para a boa formação da cultura, estande homogêneo de plantas e espigas sadias.

Exalt®: é um inseticida premiado e reconhecido no mercado como referência no controle de pragas nas culturas da soja, milho e algodão. Recentemente, teve registro para tripes em soja.

Intrepid Edge®: possui excelente performance para o controle do complexo de lagartas da soja. Tem dose flexível de acordo com o nível de infestação do alvo, além de efeito de choque e residual.

Exalt® e Intrepid Edge® são compostos por Jemvelva ActiveTM (Espinetoram), ingrediente ativo de origem biológica que recebeu o selo Green Chemistry Award e é reconhecido como uma das tecnologias mais inovadoras e sustentáveis do mundo pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA).

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global de capital aberto e 100% agrícola que combina inovação líder do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os desafios agrícolas mais urgentes do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição exclusiva, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos e produtos e serviços digitais. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações.

InPress Porter Novelli