Solução digital promete revolucionar a jornada de financiamento do produtor por meio de etapas mais objetivas, design intuitivo e suporte em tempo real

A Culttivo, agfintech que oferece financiamentos 100% digitais para produtores de café, acaba de apresentar sua nova plataforma de crédito. A novidade permite que cafeicultores tenham uma jornada de acesso ao crédito mais objetiva e intuitiva, informando apenas alguns dados para ter acesso a uma estimativa de crédito. A experiência no site da empresa acontece em tempo real, de forma gratuita e sem compromisso de fechamento de negócio.

A plataforma funciona no modelo de autosserviço, ou seja, o próprio produtor realiza a sua simulação e solicitação de análise de crédito disponível para as duas modalidades de financiamento, Crédito para Custeio e Crédito para Estoque. Na primeira, o agricultor informa a expectativa de sacas de café a serem colhidas e o tamanho da área de produção para ter acesso ao limite de crédito. A outra categoria de crédito é a de estocagem, em que o produtor informa apenas a quantidade de sacas de café estocadas em um dos armazéns parceiros da Culttivo e quando pretende pagar. Nos dois formatos, o cafeicultor receberá uma estimativa de limite de crédito, custo, prazo e garantia na mesma hora sem a necessidade de enviar qualquer documentação.

Após conhecer sua estimativa de limite o produtor pode solicitar sua análise de crédito sem qualquer compromisso. Durante o processo de análise de crédito o produtor é constantemente atualizado à medida que as etapas são cumpridas. Todas as informações são enviadas para o produtor via WhatsApp, mas ele também pode acompanhar os detalhes da sua análise pela Área do Produtor, dentro do site. De acordo com a startup, a previsão é movimentar mais de R$ 600 milhões até o fim de 2024.

Para Alan Oliveira, CTO da empresa e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da solução, a atualização da plataforma tem o objetivo de facilitar o acesso do produtor rural ao crédito. “Reformulamos a plataforma pensando no dia a dia do produtor e no jeito que ele gosta de se comunicar, para a torná-la mais simples e intuitiva. Os produtores podem nos contatar por meio de mensagens ou até mesmo pelo telefone a qualquer momento do processo”, diz Alan.

Na avaliação de Gustavo Foz, CEO da Culttivo, além de ajudar o cafeicultor a se planejar em todas as etapas do processo, do período plantio até colheita, a plataforma transmite credibilidade e confiança a todo mercado. “A nova plataforma da Culttivo viabiliza instrumentos disruptivos, tornando o acesso ao crédito mais ágil e sem burocracia. Empoderamos para que o produtor faça suas próprias escolhas”, explica Foz.

Os prazos para liberação de crédito variam conforme a modalidade escolhida pelo agricultor e é um dos diferenciais da Culttivo para empoderar e posicionar seus clientes de forma ágil e estratégica. Na categoria Crédito para Estocagem, por exemplo, o financiamento pode sair em até 72h após a assinatura dos contratos.

A agfintech chegou ao mercado em maio de 2020 com o objetivo de oferecer acesso simplificado ao crédito para produtores de café de São Paulo e Minas Gerais. Por meio da plataforma, o interessado consegue simular e contratar o financiamento 100% de forma online, com o crédito disponível para uso em até 72 horas após formalização dos contratos e das garantias. A iniciativa é de sócios que trabalham há cerca de 20 anos no mercado de café.

 Linhas Comunicação