Soluções nutricionais inovadoras para bovinos são destaque da Alltech no evento Novos Enfoques

A Alltech está lançando uma linha inovadora de produtos para nutrição de bovinos de leite e corte no XXV Curso Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos, em Uberlândia (MG), que acontece nesta quinta (23) e sexta-feira (24). Allmix Pré-Parto e Allmix Bezerra são soluções biotecnológicas nutricionais completas, formuladas com minerais proteinados com maior biodisponibilidade, que maximizam o aproveitamento e absorção com a exclusiva tecnologia TRT (Total Replacement Technology) da Alltech. “O objetivo dos novos produtos é potencializar a saúde dos animais, tanto da vaca em período de transição quanto da bezerra, otimizando o sistema imunológico”, destaca o zootecnista Daniel Lobato, gerente de vendas para Ruminantes da Alltech.

A fase do pré-parto é muito sensível devido às mudanças hormonais, já que as fêmeas estão se preparando para a lactação e precisam ter uma boa gestação para transferir os nutrientes necessários ao feto. “As alterações hormonais que ocorrem durante a gestação aumentam o risco de doenças metabólicas no pós-parto, como deslocamento de abomaso, retenção de placenta, febre do leite, mastite e cetose; por isso, é importante uma boa nutrição nos 20 a 30 dias antes da data prevista do parto”, orienta. Lobato explica que o Allmix Pré-Parto foi desenvolvido para minimizar a chance dessas doenças e, assim, permitir que a vaca expresse todo seu potencial genético, além de beneficiar o desenvolvimento da bezerra até se tornar adulta.

Já o Allmix Bezerra foi criado para promover a capacidade de resposta imunológica das bezerras na fase inicial, quando ficam muito vulneráveis, e as principais doenças que as acometem são diarreia e pneumonia. Seu uso é recomendado do nascimento ao pós-desmame. “Está cientificamente comprovado que cada dia de diarreia que o animal tem afeta a produção de leite no futuro e os testes realizados com o produto mostram que é possível reduzir os casos graves de diarreia nas bezerras, o que elimina o grande prejuízo econômico de ter o animal doente”, aponta o zootecnista Luiz Fernando Costa e Silva, gerente técnico responsável pelas pesquisas da Alltech. Resultados preliminares do uso da solução revelam ainda ganho de peso acima de 10 kg na fase do desmame.

 

Resultados – Pesquisadores e produtores que já utilizaram as novas soluções estão satisfeitos com os resultados. O Allmix Bezerra foi testado em bezerras do rebanho da Fazenda da Unicesumar, em Maringá (PR). “Perdíamos muitas bezerras com diarreia. Com o Allmix Bezerra, minimizamos essas perdas e passamos a ter bezerras mais saudáveis, desmamando mais cedo, mais pesadas e com crescimento mais eficaz, que se adaptaram bem no pós-desmame”, relata a zootecnista e mestre em tecnologias limpas da Unicesumar, Karoline de Souza Silva.

Ricardo Yoshihiko Komagome (foto), proprietário da Fazenda Várzea Grande, no município de Floresta (PR), investe em melhoramento genético para venda de gado e é produtor de leite. Trabalha com vacas das raças holandesa e girolando e foi pioneiro no uso do Allmix Bezerra, há quatro meses: “Eu buscava um produto para dar suporte à imunidade das bezerras recém-nascidas e gostei do resultado: o Allmix Bezerra ajudou a reduzir os casos de diarreia severa”. Ele planeja continuar a usar a solução da Alltech para prevenir a perda de bezerras após o nascimento.

Segundo Daniel Lobato, a bovinocultura cresceu muito nos últimos anos no País e as soluções biotecnológicas vêm contribuindo para o aumento da produtividade. “Os produtores hoje veem a nutrição específica na fase de transição dos animais não mais como um componente de custo, mas como um investimento importante para o desenvolvimento de todas as fases do animal”.

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech, desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de fertilizantes sólidos, nutrição, solo, proteção e performance, auxiliando na sustentabilidade e lucratividade do produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG). Para mais informações, visite alltech.com/crop-science.

Centro de Comunicação