A empresa, que possui aplicações para qualquer setor do mercado, mostra como pode dar um salto de inovação trazendo a tokenização para ativos agrícolas

 

Um dos temas que envolvem a blockchain, e que tem ganhado destaque nos últimos anos, é a tokenização de ativos. Este é um processo de conversão de ativos, como imóveis, títulos, obras de arte ou outros bens, em tokens digitais. E eles representam uma parte, ou a totalidade, do valor do ativo subjacente e são armazenados em uma blockchain. Segundo a Boston Consulting Group, este mercado chegará a girar US$ 16 trilhões até 2030.

A tokenização pode ser realizada em qualquer segmento, e atenta a essa tendência, a Bitfy, um hub tecnológico que oferece soluções de Blockchain as a Service, realiza a tokenização de diversos ativos, para qualquer setor, mas enxerga um grande potencial em trazer essa tecnologia para uma parte do mercado brasileiro: o agronegócio.

Um dos principais setores do mercado brasileiro, o agronegócio é reconhecido mundialmente como um dos maiores produtores e exportadores de commodities. Segundo dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), do Ministério da Agricultura e Pecuária, as exportações do agronegócio somaram US$ 159,09 bilhões em 2022, e de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o cálculo para o PIB do setor, neste ano, é de um crescimento de 8%.

Para impulsionar esse setor, a Bitfy tokeniza ativos agrícolas, permitindo trazer commodities, terras, projetos e outros, para o mundo da tecnologia descentralizada, possibilitando que os produtores, investidores e consumidores, possam ter um acesso mais democrático a este mercado, além de trazer transparência e segurança em todos os processos.

De acordo com Lucas Schoch (foto), CEO da Bitfy, a solução de tokenização de ativos da empresa é uma alternativa inovadora para o setor de agronegócio, levando a blockchain para o dia a dia do setor. “Essa ação é uma tendência mundial e, agora, estamos trazendo essa solução para o mercado agrícola brasileiro. A tokenização pode ser utilizada em diversas áreas do agronegócio, desde o financiamento de projetos agrícolas até o rastreamento de origem dos alimentos”, afirma Schoch.

Com a solução de tokenização de ativos da Bitfy, o mercado de agronegócio brasileiro tem a oportunidade de se modernizar, ainda mais, e se tornar mais frutífero, trazendo mais investimentos e crescimento para o setor como um todo.

Além de tokenizar ativos para o agro, a Bitfy tem atuação em qualquer segmento do mercado, como Banco e Finanças, Agências de Propaganda e Entretenimento. Seu portfólio de soluções permite, também, o desenvolvimento de outros projetos com o auxílio da blockchain, como por exemplo criação de carteiras de criptomoedas e NFTs.

Fundada pelo CEO Lucas Schoch em 2019, a Bitfy é um hub tecnológico que oferece soluções de Blockchain as a Service. Sendo investida pelo Banco do Brasil, a startup disponibiliza seu produto, o BAAS, uma solução de infraestrutura como serviço, desenvolvido através de tecnologia proprietária ao longo de 10 anos, oferecendo soluções one-stop-shop que abstraem a complexidade para criação de ativos digitais, com interação e monitoramento de múltiplas blockchains.

MGA Press