Referência em comercialização digital de grãos na América Latina, startup amplia a operação e realiza as primeiras negociações no maior estado agrícola do Norte do país

A Grão Direto — a maior plataforma digital de comercialização de commodities agrícolas na América Latina – está expandindo sua atuação e realizou sua primeira operação no Tocantins. O estado desponta como o ‘novo polo agrícola do Brasil’, sendo o maior em representatividade na produção de grãos do norte do país, sobretudo em relação à soja e ao milho. O objetivo é cobrir novas áreas com os produtos e serviços da Grão Direto, levando aos usuários da região novas oportunidades de negócio, informações e apoio de todo o time da Grão Direto. E no que diz respeito ao time, a empresa deve ganhar reforço e, até o final do ano, espera ter mais de 160 integrantes.

“Nos últimos dez anos, a produção de grãos cresceu acima de 138% na área plantada e 159% na produção, segundo dados do Governo tocantinense, e parte disso se deve, principalmente, ao avanço tecnológico visto nas propriedades. A digitalização de processos no agronegócio, assim como em outros setores, já é realidade dentro e fora da porteira, então, quem não se atualizar, corre risco de ficar de fora. Com isso, consideramos importantíssimo participar ativamente para que essa revolução digital alcance o maior público possível, fornecendo informações relevantes e serviços para que vendedores e compradores possam tomar decisões mais assertivas”, declara Pedro Paiva, Cofundador e Head de Produto na Grão Direto.

Além disso, o executivo comenta que o Tocantins terá um aumento de 8,4% em área plantada, em relação à safra passada. A expectativa é que a produção da safra 2023 alcance um novo recorde, saindo de 6,58 milhões para 6,81 milhões. “Se tudo sair como o planejado, os empresários agrícolas no estado podem alimentar boas expectativas de compra e venda. Por isso, contar com ajuda da tecnologia para esse processo será um diferencial importante”, opina.

Em relação ao que muda com a chegada no estado, o executivo explica que, atualmente, a startup já opera no norte brasileiro com uma de suas soluções – chamada Clicou, Fechou – em parceria com as tradings que utilizam a plataforma. Além disso, notícias e informativos de mercado também são liberados para todos os usuários que acessam o aplicativo. Agora, com o marketplace também disponível na região, será possível realizar transações comerciais diretas, por meio da plataforma, de soja, milho ou sorgo, e com todo o suporte operacional do time Grão Direto.

Kelson Ricardo Sá de Oliveira, o primeiro comprador a usar os serviços da plataforma no Tocantins, avaliou positivamente a experiência com a ferramenta: “Consegui mostrar, de forma prática, que a digitalização é um meio seguro e que facilita os processos de negociação. Muitos acreditam que um processo digital pode ser perigoso, mas a plataforma da Grão Direto provou o contrário e demonstrou como a tecnologia pode ser aliada”, diz. Para ele, o comércio digital das commodities agrícolas oferece eficiência, segurança e agilidade para a compra e venda dos grãos, além de otimizar o tempo dos negociadores, que, normalmente, precisam dar conta das tarefas administrativas entre as jornadas no campo.

Pedro acrescenta que a comercialização digital de grãos pode ser a chave para destravar outras áreas fora da porteira, como logística, armazenamento, serviços financeiros e barter. E não é só isso, ele comenta, ainda, que é possível promover a sustentabilidade dos grãos comercializados na plataforma, democratizando o conhecimento sobre a origem dos produtos negociados e incentivando a prática em todos os elos da cadeia, indo desde pequenos compradores, passando por médias empresas e até grandes multinacionais.

Entre os próximos passos para a consolidação na área, a startup projeta chegar ao Maranhão, Rondônia e Pará nos próximos meses.

A Grão Direto é a maior plataforma digital de comercialização de grãos na América Latina, atendendo milhares de agricultores e compradores, como fábricas de ração, cooperativas, tradings, armazéns, corretores, confinamento de gado, granjas, entre outros. A plataforma pode atuar tanto em negociações no mercado spot, quanto no mercado a termo/futuro e em operações de barter, que envolvem a troca de insumos por parte futura da produção. Para ter acesso aos serviços, agricultores e compradores do Brasil podem baixar o aplicativo gratuitamente em seus dispositivos móveis ou se conectar por meio de computadores. Com o aplicativo, os usuários têm acesso a vários serviços e suporte da Grão Direto.
Além disso, a empresa oferece soluções personalizadas aos seus usuários, apoiando-os em sua transformação digital. Esses serviços incluem inteligência de mercado, digitalização da base de fornecedores, gestão de documentos e contratos digitais, ferramentas de precificação de grãos em tempo real a partir de inputs definidos pelo usuário, insights de originação e integração com soluções de compliance social e ambiental (ESG). Tudo para tornar o comércio de grãos mais eficiente, moderno e sustentável. A plataforma figura há quatro anos consecutivos no ranking das 100 Startups to Watch, além de diversos outros reconhecimentos nacionais e internacionais, e mantém um acordo de colaboração, inédito no mundo, com a Bolsa de Chicago (CME Group). .

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