Gestora de capital de risco tem como meta em 2023 ampliar presença na América Latina. No Uruguai, acaba de liderar investimentos em agtech especializada em gestão de risco climático.

A The Climate Box, empresa uruguaia líder na avaliação de risco de geada dirigida a fundos de investimento agrícola, produtores e gestores agrícolas, acaba de receber investimentos para ampliar ainda mais seu capital. A rodada foi liderada pelo The Yield Lab Latam com a participação do grupo de investimentos espanhol especializado em agronegócios Label Investments e um investidor anjo uruguaio.

Com o novo aporte, a agtech se concentrará em aumentar seu faturamento, digitalizar produtos e consolidar operações na Europa, EUA, Austrália, México e restante da América Latina.

A The Climate Box é uma startup nascida em 2019 e conta com mais de 25 anos de experiência acumulada entre os seus fundadores, os uruguaios Gabriel Usera, Rafael Terra e Pedro Mastrángelo. Nos últimos quatro anos, já analisou mais de 60 mil hectares na Espanha, Portugal, Itália, França, Estados Unidos, México, Austrália e Uruguai.

Por meio de uma tecnologia única no mundo baseada na modelagem numérica de fluxos de ar frio, consegue obter produtos acionáveis ​​para produtores agrícolas como mapas microclimáticos e avaliação de risco microclimático, além de gerar recomendações para “seleção de local” e controle passivo e de geada ativos.

Pedro Mastrángelo, CEO da The Climate Box comentou sobre a rodada de investimentos. “Estamos muito felizes em fechar esta rodada com o objetivo de continuar oferecendo um produto único no mundo por meio de P&D de ponta, alcançar mais escalabilidade com serviços cada vez mais digitais, consolidar a presença nos mercados atuais e abrir novos mercados”, disse.

A avaliação das condições microclimáticas – e principalmente do risco de geadas – para o desenvolvimento de novas frutas é fator crítico diante do desafio das mudanças climáticas, com eventos mais extremos e deslocamento de áreas produtivas para latitudes mais altas para evitar os impactos negativos do clima. Da mesma forma, para as culturas já existentes, a análise das condições microclimáticas dentro das fazendas é essencial para ativar medidas ativas e passivas contra o risco de geada.

Segundo os fundadores, a The Climate Box oferece uma solução eficaz e acionável para ambos os casos – àreas já existentes ou já consolidadas, tornando-se uma ferramenta indispensável tanto no estudo de investimentos em novas safras quanto na gestão de fazendas em produção.

Camila Petignat, sócia do The Yield Lab Latam, comemorou a parceria. “Estamos muito entusiasmados com a conclusão deste investimento, é uma oportunidade que estamos construindo junto com a equipe fundadora desde que os conhecemos há dois anos. Eles possuem um conhecimento especializado e único de grande valor no mercado, mas que integrado às plataformas de agricultura de precisão pode ganhar outra escala. Além disso, prevemos que um novo modelo de negócios possa ser desenvolvido com base em insights de risco de geada que, no contexto da crise climática, possam alimentar modelos de risco no setor de seguros agrícolas, tornando-se um player de tecnologia de seguros”, afirma.

Para Alexandre Pierron Darbonne, CEO e Fundador da Label Investments, a The Climate Box possui uma tecnologia única no mundo que permite controlar uma das maiores incertezas no desenvolvimento de projetos de desenvolvimento de safras permanentes: o risco de geadas tardias. “Na Label, utilizamos os serviços da The Climate Box de forma genérica para todos os nossos projetos agrícolas de nozes e frutas tropicais. Estamos convencidos de que a The Climate Box tem potencial para se tornar o ator de referência no setor da avaliação da evolução dos riscos climáticos ligados às alterações climáticas, oferecendo serviços recorrentes de análise e definição de medidas preventivas”, disse.

Com mais de 60 mil hectares analisados ​​na Europa, Estados Unidos, México, Uruguai e Austrália, The Climate Box é uma empresa líder em avaliação de risco de geada para culturas de alto valor. Seu produto atual é utilizado por Fundos de Investimento no Agro, produtores e gestores de fazendas.

A Label Investimentos é o veículo de investimento criado por Alexandre Darbonne, ex-presidente da Planasa. Lançada no final de 2018, se dedica a investir em tecnologia e nas principais tendências de consumo do setor agroalimentar com um compromisso vocacional com a sustentabilidade. A Label Investments detém, entre outras, participações na Planasa, referência mundial em genética de frutos vermelhos, na WallBox, líder mundial em carregadores inteligentes para veículos elétricos, ou na TreeMond, projeto de plantação de 10 mil hectares de frutos secos na península.

O Yield Lab Latam é a gestora de venture capital – ou capital de risco – de tecnologia agriFood com maior presença e experiência em toda a América Latina. Fundada em 2017, possui escritórios na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México, com equipes que atuam em todo o espectro de inovação em alimentos e agricultura, do campo à mesa.Investe em startups em estágio inicial de alto potencial com sede na América Latina que enfrentam os múltiplos desafios apresentados pela indústria agroalimentar. Gera programas de apoio para as empresas do portfólio, desde governança, talento, estratégia comercial, escalação, captação de recursos, entre outros.


Comunicativas