Tecnologias agilizam processos, favorecem compilações e análises de dados com maior precisão e propiciam maior estímulo ao aprimoramento técnico e científico dos profissionais envolvidos

Conhecida por seu Programa de Melhoramento Genético, a TMG — Tropical Melhoramento e Genética — companhia brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho, que trabalha para entregar inovação ao campo — tem apostado cada vez mais em tecnologias para coletar, rastrear, analisar e utilizar dados estratégicos em todas as fases do desenvolvimento de cultivares de algodão, soja e milho. Somente em 2021, a empresa investiu cerca de R$ 15 milhões em seu laboratório de biotecnologia, implementando sistemas robóticos que auxiliam nas análises genéticas de plantas e sementes.

Mas os aportes não se concentram apenas no laboratório. “É importante ressaltar que toda a nossa operação está inserida nos projetos de transformação digital, que vão desde a implementação de sistemas de gestão de dados financeiros até a criação de softwares e ferramentas que são usadas no campo para coletar informações sobre características de plantas”, explica Marcelo de Cillo, gerente de Tecnologia da Informação da TMG.

Segundo Raphael Augusto, consultor de soluções Agritech da TMG, esse processo é contínuo e é fundamental para aprimorar o trabalho das equipes que atuam nas diferentes áreas da empresa. “Quando implementamos um sistema novo, um software, ou um equipamento, a equipe é capacitada não apenas para operar a inovação, mas para utilizar de forma analítica. Isso é um diferencial, porque é o que nos ajuda a oferecer excelência ao produtor agrícola. Nossa mão de obra se torna cada vez mais preparada para a tomada de decisões estratégicas”, diz.

Para atender as demandas tecnológicas da TMG, a empresa conta com parcerias com startups de tecnologia. “Criamos e validamos juntos soluções inovadoras, que fazem diferença no dia a dia das nossas operações”, diz Augusto. Ele explica que, para isso, a companhia firma parcerias com alguns “hubs”, como o AgriHub e o Cocriago. “Essas experimentações em conjunto têm trazido excelentes resultados nos últimos anos, tanto no apoio às operações relacionadas a Pesquisa & Desenvolvimento quanto ao aumento da produtividade e redução de custos”, conta.

 

Tecnologias empregadas – Para auxiliar na coleta, rastreabilidade e análise de dados, a TMG conta com ferramentas como drones, etiquetas “inteligentes” (RFID) e plataformas com IA (inteligência artificial) que possibilitam o cruzamento de informações (BI) para a tomada de decisões. “Implantamos essas tecnologias para gerar um Big Data cada vez mais robusto em dados sobre as mais diversas características físicas e genéticas das cultivares e plantas, além de outros dados, contribuindo diretamente no desenvolvimento de cultivares produtivas e que atendam as expectativas do produtor”, comenta Augusto.

“Nós trabalhamos para deixar as casas de vegetação da TMG cada vez mais equipadas de recursos tecnológicos que padronizem as operações e o uso das metodologias. Com isso, sem dúvida, conseguimos reduzir consideravelmente as chances de erros e podemos acelerar bastante os processos”, explica Cillo.

 

RH 4.0 – De acordo com Cillo, a inovação faz parte do DNA da TMG, então todas as áreas da companhia se beneficiam. “Para aumentar constantemente a eficiência das operações, os profissionais que atuam nas áreas do backoffice também contam com sistemas automatizados, o que eleva ainda mais nosso potencial de inteligência de mercado e nos ajuda a gerar resultados bastante expressivos e reforçam nosso compromisso com o desenvolvimento do capital humano”, diz.

Atualmente, os colaboradores da TMG têm acesso, por meio do setor de Recursos Humanos, junto à TI, ao RH 4.0, baseado na aplicação de tecnologias e softwares cujo objetivo é aprimorar os processos e a experiência diária dos profissionais. “Desenvolvemos um aplicativo para comunicação interna que conta com ferramentas de avaliação de desempenho, ofertas de oportunidades de desenvolvimento profissional, entre outros pontos”, completa Cillo.

A TMG – Tropical Melhoramento e Genética, empresa brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho trabalha para entregar inovação ao campo, contribuindo para atender a demanda mundial de grãos e fibras de forma sustentável. Em 2021, completa 20 anos de atuação em todo o Brasil. A matriz da TMG está localizada em Cambé (PR), e tem unidades nos Estados de Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul, principais regiões produtoras brasileiras com ensaios e experimentos de campo. Na safra 2020/21, conquistou a liderança do mercado de algodão, segundo a pesquisa BIP® Algodão da Spark. A empresa possui parceria comercial e cooperação técnica com as principais companhias multinacionais do segmento.

CDI Comunicação