Soja e Milho | Ruan Seneanalista de mercado da Grão Direto

 

SOJA – Como o mercado se comportou na última semana – A semana que passou foi, mais uma vez, marcada por fortes altas nas cotações de Chicago, ocasionadas pela continuidade das adversidades climáticas da Argentina e pela atualização dos números do relatório de oferta e demanda mundial. O contrato com vencimento em janeiro/23 encerrou a semana sendo cotado a U$15,38 o bushel (+2,47%), e o com vencimento em março/23 a U$15,28 o bushel (+2,41%).

No último dia 12, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) atualizou os números de oferta e demanda mundial. O relatório trouxe uma redução na expectativa de produção norte-americana em 1,90 milhões de toneladas que, consequentemente, reduziu os estoques finais em 4,5%. Além disso, na América do Sul, o departamento também apresentou reduções de 4 milhões de toneladas na produção argentina. Em contrapartida, ocorreu um aumento para 153 milhões de toneladas para a produção brasileira. Esse cenário reduziu a produção mundial em 3,16 milhões de toneladas, impactando, negativamente, os estoques finais.

Já na China, há uma expectativa de aumento em 1,93 milhões de toneladas, o que ocasionou uma diminuição proporcional na demanda de importação. Por ser o maior consumidor do grão no mundo, a reabertura econômica do país gera um aumento do consumo interno, que acarretará oportunidade para exportação da soja brasileira.

A safra atual da Argentina, ainda bastante prejudicada pelas chuvas mal distribuídas e altas temperaturas, continuou causando preocupações ao mercado. O relatório de Estimativas Mensais da Bolsa de Comércio de Rosario apresentou uma expectativa de redução na produção em torno de 25%. Caso isso se confirme, será a terceira pior safra argentina desde 2018.

A moeda norte-americana fechou a semana com um queda de 2,48%, fechando a sexta-feira valendo R$5,11. A fraqueza da moeda foi causada pela melhora nos números da inflação dos Estados Unidos, que pode resultar em um ritmo mais lento no aumento da taxa de juros norte-americano. Além disso, no cenário interno, o anúncio de medidas econômicas positivas pelo ministro da Fazenda também contribuiu com a queda, atraindo bastante capital estrangeiro.

Apesar da alta em Chicago, a queda do dólar predominou nas cotações da soja brasileira, provocando uma desvalorização, em relação à semana anterior.

 

O que esperado do mercado? – Essa semana será mais curta em Chicago, por conta do feriado referente ao “Dia de Martin Luther King Jr” (16/01), no qual a bolsa estará fechada. Além disso, o clima na América do Sul e as exportações de soja continuarão no centro das atenções do mercado. A moeda norte-americana deve ter mais uma semana de desvalorização.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta continuidade de chuvas volumosas para todo o Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul, que continuará em situação crítica. Já o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) sinaliza a continuidade de chuvas mal distribuídas e altas temperaturas na Argentina. Caso essas condições se confirmem, poderá continuar pressionando as cotações de Chicago para cima.

Diante da proximidade do feriado Chinês, o país poderá se mostrar menos presente nas compras durante essa semana em virtude das preparações para o “festival de ano novo lunar”. A retomada da China no mercado, provavelmente, se dará com o início da colheita no Brasil, onde a chegada da oferta afetará os preços no mercado físico. Esse cenário é desfavorável para Chicago.

Diante da expectativa de redução no ritmo de aumento da taxa de juros norte-americana, o Brasil se torna bastante atrativo para receber capital estrangeiro por estar com taxas de juros ainda em altos patamares. Esse cenário é fortalecido diante do anúncio de medidas internas econômicas positivas.

Diante de todo esse cenário, a semana poderá ser marcada por queda nas cotações brasileiras, refletindo a desvalorização do dólar e uma possível diminuição da demanda externa.

MILHO – Como o mercado se comportou na última semana – A semana foi marcada pela continuidade dos negócios no mercado interno, no qual os compradores se mostraram bastante interessados em negociar. Esse movimento provocou uma leve valorização das cotações no mercado físico. Em relação ao mercado externo, o relatório de Estimativas de Oferta e Demanda Mundial provocou muita oscilação nas cotações de milho, que fechou a semana valendo $6,76 por bushel (+3,52%) para o contrato de Mar/23.

O relatório das Estimativas de Oferta e Demanda Agrícola Mundial (WASDE) apresentou uma diminuição de produção mundial de 5,93 milhões de toneladas para a safra 2022/23. Contudo, o maior demandante do grão, a China, teve um aumento de 3,2 milhões de toneladas em sua produção, o que ocasionou uma crescente no consumo doméstico e manutenção no volume de importações.

A Bolsa de Cereales de Buenos Aires (BCBA) apresentou, no último dia 12, um aumento para 47% nas lavouras regulares/ruins, e uma diminuição para apenas 7% nas lavouras boas/excelentes em comparação com a semana passada. Além disso, estima-se que haja uma redução de 600 mil hectares de plantio de milho, resultando em uma produção próxima a 45 milhões de toneladas na safra de 2022/23.

Em relação às exportações, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) reportou, no último dia 09, um volume de 1,8 milhões de toneladas exportadas em apenas 5 dias úteis. Caso continue nesse ritmo, poderá fechar o mês com volume recorde acima de 6 milhões de toneladas.

 

O que esperado do mercado? – O clima na América do Sul vai continuar sendo um fator muito importante diante da evolução do plantio e desenvolvimento das lavouras. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta chuvas volumosas para todo o Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul. Na Argentina, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) sinaliza a continuidade de chuvas mal distribuídas e altas temperaturas.

Em relação às exportações, elas deverão permanecer aquecidas em janeiro, diante da escassez do cereal no cenário internacional. Com a diminuição dos estoques brasileiros, o mercado interno deverá se fazer presente para garantir o suprimento a curto prazo, até o início da colheita.

Sendo assim, as cotações brasileiras poderão ter uma semana de leve valorização em relação à semana anterior, prevalecendo a demanda aquecida.

A Grão Direto é a plataforma líder na comercialização digital de grãos na América Latina, atendendo milhares de agricultores e compradores, como fábricas de ração, cooperativas, tradings, armazéns, corretores, confinamento de gado, granjas, entre outros. A plataforma pode atuar tanto em negociações no mercado spot, quanto no mercado a termo/futuro e em operações de barter, que envolvem a troca de insumos por parte futura da produção. Para ter acesso aos serviços, agricultores e compradores do Brasil podem baixar o aplicativo gratuitamente em seus dispositivos móveis ou se conectar por meio de computadores. Com o aplicativo, os usuários têm acesso a vários serviços e suporte da Grão Direto. Além disso, a empresa oferece soluções personalizadas aos seus usuários, apoiando-os em sua transformação digital. Esses serviços incluem inteligência de mercado, digitalização da base de fornecedores, gestão de documentos e contratos digitais, ferramentas de precificação de grãos em tempo real a partir de inputs definidos pelo usuário, insights de originação e integração com soluções de compliance social e ambiental. Tudo para tornar o comércio de grãos mais eficiente, moderno e sustentável. A plataforma figura há quatro anos consecutivos no ranking das 100 Startups to Watch, além de diversos outros reconhecimentos nacionais e internacionais, e mantém um acordo de colaboração, inédito no mundo, com a Bolsa de Chicago (CME Group).

Loures Consultoria