As capacitações aconteceram em 14 estados brasileiros, aperfeiçoando as práticas de cultivo

A área de Boas Práticas Agrícolas da Corteva Agriscience deu continuidade em 2022 em seus treinamentos presenciais pelo Brasil de seus programas: a Expedição da Agricultura para a Vida e o PAR – Programa de Aplicação Responsável.

Ao todo, as capacitações aconteceram em 14 estados brasileiros, aperfeiçoando as práticas de cultivo. Com a Expedição da Agricultura para a Vida, foram mais de 20 cidades, em todas as regiões do país, com foco em culturas como manga, melão, café, milho, soja, algodão, cana-de-açúcar, arroz, pastagem, dentre outras. Na Expedição da Agricultura para a Vida, a Corteva leva conhecimento técnico sobre os cinco pilares que fazem a diferença no dia a dia no campo: manejo integrado de plantas daninhas, de pragas, de doenças, tecnologia de aplicação e segurança do trabalhador.

Com um caminhão itinerante, com baú adaptado e dividido em ambientes visualmente atrativos, cada tema da capacitação conta com apresentações teóricas e práticas interativas, em que os participantes testam seus conhecimentos de forma lúdica. Um herbário, um insetário e um sementário complementam o aprendizado facilitando a identificação das pragas invasoras. Além disso, é possível identificar situações que colaboram com a deriva, por meio do Simulador de Deriva também acoplado ao caminhão. Nos últimos anos, foram realizados mais de 420 treinamentos para mais de 6.900 pessoas.

Já o PAR – Programa de Aplicação Responsável, apenas em 2022, foi realizado em 70 cidades com produtores de todas as regiões do Brasil onde foram abordados conceitos de segurança do trabalhador e tecnologia de aplicação responsável, de forma teórica e por meio de simulações práticas, com o objetivo de otimizar recursos, promover responsabilidade e eficácia nas aplicações, garantindo, assim, a sustentabilidade do agronegócio.

O treinamento aborda informações gerais e técnicas sobre defensivos agrícolas, conhecimento das formas de exposição, uso correto e limpeza de vestimentas e Equipamento de Proteção Individual (EPI), lavagem e destinação das embalagens vazias, além de tópicos sobre como  melhorar a eficiência da tecnologia de aplicação por meio da correta manutenção e calibração dos pulverizadores a campo, da escolha criteriosa do tipo de ponta, do tamanho de gotas e do volume de aplicação, de acordo com o objetivo da aplicação, além  da verificação das condições climáticas no momento das aplicações. Desde a criação do projeto, foram realizados mais de 900 treinamentos do PAR em diferentes regiões do Brasil e Paraguai, com participação de mais de 22.000 pessoas.

“O agro brasileiro é repleto de grandes oportunidades, porém também tem seus desafios, que podem diminuir o potencial produtivo das plantas. É nossa missão estimular os produtores rurais, e demais profissionais do agro, por meio de treinamentos e capacitações técnicas, a contornarem as adversidades da melhor forma possível, evitando perdas e garantindo responsabilidade e eficiência para um futuro mais produtivo. Em 2023, continuaremos juntos na missão de evoluir as nossas atitudes no agro”, comenta  explica Jair Maggioni, Coordenador de Boas Práticas Agrícolas da Corteva Agriscience.

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global de capital aberto e 100% agrícola que combina inovação líder do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os desafios agrícolas mais urgentes do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição exclusiva, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos e produtos e serviços digitais. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações.

 InPress Porter Novelli