Relatório avalia resultados das empresas comprometidas com as melhores práticas de ESG na cadeia agropecuária

 

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados no Brasil, alcançou novamente 100% de conformidade com o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) da pecuária no Pará, conforme a auditoria supervisionada pelo Ministério Público Federal, o principal e mais confiável órgão de verificação da cadeia produtiva brasileira, em parceria com a ONG Amigos da Terra — Amazônia Brasileira. A conquista desse resultado, por mais um ano, reforça o compromisso da Companhia em contribuir para o desenvolvimento sustentável da cadeia agropecuária.

O TAC tem como foco os aspectos legais, ambientais e sociais envolvidos na atividade pecuária, exigindo que as indústrias produtoras de proteína verifiquem se as propriedades com as quais negociam seguem em conformidade com os critérios e leis socioambientais.

Dessa forma, os compromissos firmados pela Minerva Foods contribuem para a não comercialização de matéria-prima proveniente de áreas com desmatamento ilegal, grilagem, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas e quilombolas, ou sem regularização fundiária.

“O resultado positivo da principal auditoria sobre o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia é fruto dos esforços contínuos que temos empenhado para garantir uma atuação cada vez mais sustentável, não apenas no nosso negócio, mas engajando toda a cadeia”, destaca Tamara Lopes, Gerente Executiva de Sustentabilidade da Minerva Foods.

 

Referência no monitoramento de fornecedores – A Minerva Foods lidera as iniciativas para combater o desmatamento ilegal e as mudanças climáticas relacionadas à conversão de terras na América do Sul. Nos últimos anos, a Companhia intensificou esforços para reduzir sua pegada de carbono, para conter as mudanças climáticas, e promover cada vez mais a produção de carne bovina com baixa emissão de CO2.

A empresa foi pioneira no uso de sistemas de informações geográficas em todas as regiões do Brasil (Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica) e no Paraguai, monitorando 100% de suas fazendas fornecedoras diretas. Além de Brasil e Paraguai, a Companhia também já avança com o monitoramento em mais de 80% na Colômbia e 90% na Argentina, antecipando-se às metas propostas em seu compromisso de alcançar a totalidade no monitoramento dos países em 2023 e 2030, respectivamente. No Uruguai, a meta é garantir 100% até 2025.

Na cadeia de fornecedores indiretos, a Minerva Foods também é a primeira do setor a avançar e tomar medidas para avaliação de riscos, por meio da utilização do Visipec na Amazônia, ferramenta de rastreabilidade que funciona de forma complementar aos sistemas internos utilizados pela Companhia. Foi desenvolvida pela National Wildlife Federation (NWF), em parceria com o Gibbs Land-Use and Environment Lab da Universidade de Wisconsin-Madison (“UW”), e atualmente é gerenciada pela National Wildlife Federation (NWF).

Com o entendimento de que os esforços para fortalecer a rastreabilidade na cadeia devem ser coletivos, a Minerva Foods lançou o primeiro aplicativo móvel voltado para produtores rurais de todo o Brasil, que permite o monitoramento de seus fornecedores. O SMGeo Prospec foi desenvolvido em parceria com a Niceplanet Geotecnologia, possibilitando análises socioambientais para a cadeia produtiva do agronegócio.

O aplicativo fornece aos produtores rurais a mesma tecnologia que a empresa utiliza em sua análise de fornecedores, sistemas de monitoramento e mapeamento de riscos para todas as compras de gado. Ao disponibilizar o SMGeo Prospec para a cadeia de fornecimento, a Minerva Foods tem incentivado o monitoramento dos fornecedores de seus fornecedores (fazendas de fornecimento indireto), reduzindo assim os riscos relacionados a animais oriundos de áreas que não atendem às normas e legislações socioambientais.

A Minerva Foods é líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia, e possui plantas especializadas em ovinos na Austrália, somando mais de 20 mil colaboradores. A empresa atende a cinco continentes com carne bovina, ovina e seus derivados e opera, hoje, 32 unidades industriais, 12 escritórios internacionais e 14 centros de distribuição.


Loures Consultoria