Em operação realizada em setembro, a polícia da região aprendeu uma carga de produtos agropecuários ilegais avaliada em R 5 milhões

O Comitê de Combate a Produtos Ilegais da CropLife Brasil homenageará a Polícia Civil do Mato Grosso pelo trabalho exemplar em diversas operações de apreensão de insumos agropecuários ilegais em 2022. A entrega de placa simbólica será feita ao Delegado Vitor Hugo Bruzulato, chefe da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), nesta sexta-feira (02).

Segundo o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf), o contrabando de defensivos agrícolas causa um prejuízo de aproximadamente R$ 20 bilhões de reais por ano somente no Brasil.

Em setembro, a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil do Mato Grosso, em conjunto com o Ministério da Agricultura, apreendeu cerca de 44 toneladas de defensivos agrícolas adulterados e 22 mil produtos veterinários irregulares durante Operação em Campo Verde (MT). De acordo com polícia, a carga estava avaliada em R$ 5 milhões.

O contrabando e as apreensões de insumos agrícolas ilegais são problemas cada vez mais recorrentes em todo o mundo. O combate às práticas irregulares demanda urgente atenção do poder público brasileiro em relação às ações, tais como atualização da legislação do setor e operações especiais de repressão a esse mercado.

“A Polícia Civil do Mato Grosso, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado, vem realizando um eficiente trabalho de investigação e apreensão de produtos ilegais no estado ao longo de 2022, portanto, decidimos entregar essa homenagem e parabenizar pelo bom trabalho executado”, destaca Nilto Mendes, Gerente do Comitê de Combate a Produtos Ilegais da CropLife Brasil.

Em 2021, as investigações da GCCO para apreensão de produtos irregulares resultaram na apreensão de 19 toneladas de defensivos agrícolas ilegais, entre eles produtos proibidos no Brasil. Segundo Mendes, as quantidades de apreensões têm alcançado recordes em todo o País, o que demanda uma ação integrada e coordenada entre autoridades públicas das diversas áreas dos governos estadual e federal.

“Os mercados ilegais de defensivos agrícolas devem ser constantemente e sistematicamente combatidos com muito rigor, pois geram um enorme prejuízo financeiro aos cofres públicos, riscos ao meio ambiente e, sobretudo, colocam em risco a saúde de produtores rurais e de quem consome alimentos cultivados com esse tipo de produto. Portanto, é importante reconhecer e parabenizar o trabalho de apreensão desses produtos, feito pela polícia e MAPA”, finaliza Mendes.

A CropLife Brasil (CLB) é uma associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos. Criada em 2019, a organização é resultado da união de entidades que antes representavam cada um destes setores individualmente. Com a adoção do novo posicionamento, representado pelo slogan, #ConectadosPeloCampo e #JuntosPeloFuturo, a CLB reforça seu compromisso como geradora de soluções para os desafios complexos que envolvem os sistemas alimentares e a agricultura em todo o mundo e ressalta a importância de um esforço conjunto para a construção de um futuro mais sustentável.

Hill + Knowlton Brasil