Iniciativa da Brevant® Sementes percorreu seis estados e mais de 16 mil quilômetros para traçar um panorama da comercialização e a rentabilidade do leite e da carne

A Brevant®️ Sementes, marca da Corteva Agriscience, percorreu mais de 16.500 quilômetros entre os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, na segunda edição do Circuito Silagem 360º. Neste ano, a websérie reúne depoimentos de produtores e especialistas para fazer um panorama da importância da silagem na produtividade e rentabilidade da produção de leite e gado de corte.

Nos oito episódios, são abordados os temas: produção e rentabilidade, insumos, eficiência produtiva e sustentabilidade ambiental. A websérie Circuito Silagem 360° está disponível no canal da Brevant® Sementes no YouTube.

 

Resultados dos pecuaristas – O produtor Armando Bueno Paiva, do Confinamento Rancho Alegre, em Sidrolândia (MS), é um dos integrantes do projeto e compartilhou os resultados conquistados na propriedade. “Buscamos sempre por híbridos que possam entregar boa qualidade e excelente potencial produtivo de tonelada por hectare (ton/ha). Neste ano, conquistamos uma média de 30 ton/ha, isso na nossa região que é difícil de obter um bom desempenho”, explica.

“Para reduzir os custos da produção de leite sem perder tecnologia, investimos em híbridos de milho com qualidade bromatológica para silagem e para silagem de grão reidratado. O milho plantado na fazenda é moído, colhido e reidratado para o consumo dos animais. Ele nos ajuda a reduzir o custo de produção e não precisamos mais comprar grãos secos. Também nos auxilia na efetividade da produtividade de leite”, destaca nos episódios Pedro de Castro, sócio proprietário da Fazenda Ataque Gameleira, em Coromandel (MG).

 

Orientações de especialistas – Além dos produtores, o Circuito Silagem 360º conversou com especialistas de gado de leite e de corte para entender como a produtividade e a rentabilidade podem ser conquistadas em todas as propriedades do Brasil. “A silagem com componentes nutricionais e de perfil bem definido pode reduzir em até 10% o custo da alimentação. Com essa diminuição e mantendo o cenário de preços estipulado no cenário futuro, podemos triplicar a remuneração ao produtor”, aponta Felipe Fabbri, zootecnista e analista de mercado da Scot Consultoria.

Para Cláudio Kapp Júnior, pesquisador da Fundação ABC, a silagem de milho é o carro-chefe da composição da dieta das propriedades de bovinocultura de leite. “É possível fazer um grande volume de produção e ele tem grande valor qualitativo, ou seja, a energia da composição da silagem de milho evita que o produtor tenha necessidade de colocar o maior número de substitutos na dieta, de concentrados ou insumos que venham de fora. A quantidade que eu consigo produzir junto com a qualidade bromatológica da silagem faz com que ele seja um item muito estratégico na composição da dieta”, observa.

Segundo Paulo Pimentel, Líder da Brevant®️ Sementes para Brasil e Paraguai, a iniciativa faz parte do Silagem 360º, programa criado pela marca com o intuito de interligar agricultores, cooperativas, distribuidores e indústria, promover conhecimento ao segmento, além de fornecer soluções para silagem de gado confinado, seja de corte ou leiteiro. “A segunda temporada da websérie leva ainda mais conteúdo de qualidade ao setor e reforça que para obter mais litros de leite ou carne por área plantada é preciso muita pesquisa, genética e tecnologia em híbridos”, afirma.

 

Portfólio versátil para auxiliar o produtor – O programa Silagem 360º da Brevant® Sementes entrega uma solução completa com pesquisa, genética, tecnologia e híbridos versáteis com alta performance, proporcionando mais rentabilidade aos produtores.  Dentro do programa, a marca conta com diversos híbridos que apresentam benefícios desde as fases iniciais da lavoura, além da biotecnologia PowerCore® Ultra, que possui quatro proteínas inseticidas que conferem auxílio à proteção da lavoura contra as populações suscetíveis das principais lagartas que atacam a cultura. Além disso, PowerCore® Ultra confere às plantas de milho tolerância aos herbicidas glifosato e glufosinato de amônio, possibilitando maior flexibilidade no controle de plantas daninhas.

Entre as opções de híbridos, está o lançamento B2782PWU, que se destaca pela ampla adaptação e tolerância ao estresse hídrico e ao complexo de enfezamentos. A ampla janela de corte é o maior diferencial do B2688PWU, assim como a estabilidade produtiva e a qualidade bromatológica. O B2433PWU possui bom desempenho sob estresse hídrico. Por fim, o B2620PWU é um superprecoce com tolerância ao estresse hídrico e ao complexo de enfezamentos.

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global de capital aberto e 100% agrícola que combina inovação líder do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os desafios agrícolas mais urgentes do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição exclusiva, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos e produtos e serviços digitais. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações.

 InPress Porter Novelli