Empresa conta com uma rede de 145 lojas em 12 estados brasileiros, servindo 13 milhões de hectares de área plantada e mais de 23 mil clientes

 

Há dois anos, o AgroGalaxy surgia como uma nova empresa do agronegócio, com potencial de oferecer produtos e serviços diferenciados e personalizados ao produtor rural brasileiro. A empresa cobre hoje as principais áreas agrícolas do país e veio para ampliar ainda mais o segmento de distribuição de insumos no Brasil, servindo 13 milhões de hectares de área plantada, com uma rede de 145 lojas, distribuídas por 12 estados, atendendo a mais de 23 mil clientes.

“O AgroGalaxy nasceu com o compromisso de contribuir com o agronegócio e ser um parceiro do produtor rural em toda a sua jornada de produção. Queremos oferecer aos agricultores soluções cada vez melhores para gerarmos mais produtividade, inovação e sustentabilidade no campo, que são os pilares de sustentação da nossa companhia”, afirma Sheilla Albuquerque, CEO do AgroGalaxy.

A história do AgroGalaxy começa em 2016 com a aquisição da Rural Brasil, empresa de distribuição de insumos agrícolas no Cerrado brasileiro, passando nos anos seguintes a consolidar também as empresas Agro100, Agro Ferrari, Grão de Ouro e Sementes Campeã. Em 2020, a plataforma deu um passo importante na sua história, realizando a reorganização societária que permitiu a consolidação das empresas adquiridas. Após esses movimentos, o AgroGalaxy já apresentava um faturamento anual de R$ 4,2 bilhões e 16.500 clientes. Em 2021, a companhia abriu capital na bolsa de valores brasileira, a B3, e continuou sua expansão com a aquisição das empresas Boa Vista e Ferrari Zagatto. Neste ano, a companhia fez a aquisição da empresa Agrocat.

Como próximos passos, Sheilla Albuquerque destaca que o AgroGalaxy continuará crescendo após as aquisições realizadas, expandindo suas operações no Brasil. “Nosso foco de curto prazo está no crescimento orgânico com os ganhos de eficiência operacional decorrentes dos movimentos de consolidação que fizemos e no último passo de integração da nossa plataforma que é o ERP único. A companhia pretende continuar expandindo sua rede de lojas, com a abertura de mais 20 pontos comerciais ainda em 2022, garantindo maior capilaridade de nossas operações pelo Brasil. Em 2023 e 2024, voltaremos a olhar para o mercado de M&A e ao mesmo tempo nos manteremos firmes nos planos de expansão orgânica, com adição de 25 a 30 lojas por ano nesse período”, conclui a executiva.

 

Saiba mais sobre as iniciativas da empresa em frentes como ESG, Digital, Pesquisa e Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia, além de selos e reconhecimentos.

 

O ESG sempre foi parte fundamental da estratégia do AgroGalaxy, estando presente em seu DNA desde a sua criação. Com ações práticas atreladas à preservação ambiental e ao desenvolvimento socioeconômico, a companhia tem trabalhado para maximizar a produtividade e a rentabilidade do agricultor brasileiro, oferecendo modelos produtivos e sustentáveis.

Em março de 2021, o AgroGalaxy tornou-se a primeira empresa do agronegócio brasileiro a ser certificada com o selo Women on Board (WOB), que reconhece companhias que contam com mulheres em seus conselhos de administração ou consultivos. Desde dezembro de 2020, a engenheira Elaine Schulze, a economista Larissa Pomarantzeff e a advogada e economista Tarcila Ursini, integram o Conselho de Administração do Agrogalaxy. Atualmente, a companhia mantem o seu compromisso de alcançar 30% de mulheres na liderança da empresa até 2030.

Como parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas, em novembro de 2021 o AgroGalaxy tornou-se signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), assumindo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos campos fome zero e agricultura sustentável (ODS 2); igualdade de gênero (ODS 5); trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8); indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9); consumo e produção responsáveis (ODS 12) e ação contra a mudança global do clima (ODS 13).

Em fevereiro de 2022, a companhia reforçou o seu pilar ESG com o lançamento do Instituto AgroGalaxy, que tem como objetivo promover conhecimento, educação e inovação para impulsionar o desenvolvimento sustentável no campo por meio de desafios e trilhas de conhecimento que identificam soluções inovadoras e sustentáveis para o campo. Startups, pessoas, produtores e trabalhadores rurais podem participar dos desafios e contribuir com as iniciativas lideradas pelo Instituto.

Em abril deste ano, a companhia recebeu o selo Great Place do Work, um dos mais respeitados prêmios de clima organizacional do mundo, resultado de diversas iniciativas de excelência em gestão de pessoas.

Neste mês de outubro, o AgroGalaxy recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, conquista inédita entre as empresas de varejo de insumos agrícolas. O GHG Protocol é responsável pelo desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sendo a categoria ouro o reconhecimento máximo concedido às organizações que apresentam o balanço completo de suas emissões, verificado por auditorias especializadas, comprovando suas iniciativas na redução de impactos ambientais.

Em Digital, a companhia segue na vanguarda do setor. Nos últimos 12 meses findos em junho de 2022, foram R$ 2,7 bilhões de receitas viabilizadas por esse meio, ou 46% do total de insumos. O aplicativo AgroGalaxy já conta com mais de 5 mil produtores ativos e quase 4 milhões de hectares mapeados, oferecendo serviços únicos como agricultura de precisão de marca própria, a Agrokea, o recente lançamento da loja online do CTV (Consultor Técnico de Vendas), seguros, barter, além dos serviços básicos como faturamento de pedidos realizados, marcação de visitas do CTV, clima e cotação de commodities.

Alinhado ao propósito de levar ao campo soluções que propiciem resultados extraordinários aos agricultores brasileiros, em 2021 nasce a área de P&D do AgroGalaxy. Um time de Pesquisa e Desenvolvimento cujo objetivo é desenvolver soluções, manejos e protocolos que integrem o que existe de mais moderno em produtos, tecnologias, sementes e digital, gerando aumentos de produtividade e rentabilidade no campo, ao mesmo tempo que promove a otimização no uso de insumos e recursos naturais.

Formado pelos 8 Centros de Tecnologia AgroGalaxy (CTA) e pelo Tech-A, time de mais de 60 profissionais especialistas em produtividade, estamos presentes em todas as regiões cobertas pelos times comerciais, levando informações, assistência e os Protocolos Técnicos AgroGalaxy (PTAs), que representam o resultado de um minucioso trabalho de campo, onde manejos agronômicos são testados e validados, propiciando uma oferta personalizada e focada nas demandas específicas de nossos clientes.

O AgroGalaxy é uma das maiores plataformas de varejo e de serviços voltados para o agronegócio brasileiro, atuando na comercialização de insumos agrícolas, produção e beneficiamento de sementes, originação, armazenamento e comercialização de grãos. A companhia também oferece prestação de serviços financeiros e agrícolas, atuando com marcas que possuem mais de 30 anos de atuação no mercado.Companhia listada no Novo Mercado, o Agrogalaxy (AGXY3) tem como missão ser a melhor empresa do mercado e contribuir com o dia a dia do produtor rural, aumentando a produtividade e a rentabilidade no campo. Atualmente, a empresa conta com 145 lojas em 12 estados do Brasil, servindo mais de 13 milhões de hectares de área plantada e atendendo cerca de 23 mil clientes.

 


Ideal H+K Strategies