O ambiente é uma forma de cultivo protegido que permite ao produtor rural uma produção mais segura e minuciosa

A estufa agrícola é essencial para os profissionais que desejam ter um cultivo protegido e seguro. O equipamento cria um microclima favorável e ameno para o bom crescimento e produtividade dos mais diferentes plantios, além de proteger as espécies do clima externo. Com isso, é possível manter uma temperatura controlada para que as plantas não sofram e, consequentemente, evitar a perda da colheita. Também existem excelentes vantagens da ferramenta nas propriedades, conforme recomenda a especialista Giordania R. Tavares, CEO da Rayflex, maior referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina para a indústria. Confira:

 

Proteção contra pragas e doenças – Na estufa, as mudas das plantas dificilmente sofrerão com as doenças comuns dos campos, especialmente com o uso adequado de equipamentos específicos para esse tipo de ambiente. “Toda a estrutura da estufa é fechada e controlada, permitindo que o plantio cresça mais forte e protegido. Assim, é possível reduzir o uso de defensivos agrícolas na área, por exemplo. Na Rayflex, trabalhamos com a porta Vectorflex, projetada para áreas externas, que suporta vento de até 120 km por hora, além de proteger o interior do lugar da chuva, poeira e pragas”, avalia Giordania.

Economia na irrigação – Outra vantagem da estufa é que a vegetação transpira menos, uma vez que os raios solares e a água não ressecam as folhas. “Durante os cultivos, pode-se consumir menos água do que se estivessem expostas diretamente no solo. Isso representa uma economia na irrigação, o que possibilita a otimização dos recursos na propriedade”, avalia a CEO.

Sustentabilidade – Com a diminuição de recursos e produtos que seriam necessários para a produção, a estufa agrícola apresenta alternativas sustentáveis para a área. “O produtor não precisará mais depender de tantos recursos, como uso constante de maquinários, gastos com combustível, produtos químicos, irrigação e adubação. Sem contar que com a instalação de equipamentos de alta performance, com atributos de eficiência energética, a produtividade e economia da empresa aumentam consideravelmente”, explica a especialista.

Existem diferentes modelos de estufas agrícolas no mercado. Dependendo do cultivo, o agricultor pode adaptar a estrutura para atender às necessidades de cada planta, além de contar com a opção de diversos materiais, como PVC, madeira e aço. “Antes da instalação é fundamental escolher um modelo adequado para compensar o investimento. O produtor deve avaliar, por exemplo, a vida útil do equipamento e se o orçamento consegue cobrir o gasto total de sua implantação”, finaliza Giordania.

Criada em 1988, a Rayflex Industrial é líder do mercado nacional de portas industriais com fabricação nacional, atuante em todos os estados do Brasil e em alguns países da América Latina nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, automobilísticas, metalúrgicas, além de armazéns e centros de distribuição independentes (logística), especializada em porta rápidas, portas para docas e niveladores de docas, desenvolvidos especialmente para isolamento e proteção dos mais variados ambientes industriais.

Markable