Projeto educacional foi desenvolvido pela Escola de Segurança Multidimensional da USP, em parceria com CropLife Brasil e Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil

O contrabando e as apreensões de insumos agrícolas ilegais são problemas cada vez mais recorrentes em todo o mundo. Segundo o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf), o contrabando de defensivos agrícolas causa um prejuízo de aproximadamente R$ 20 bilhões de reais por ano somente no Brasil.

“Todo e qualquer produto que não siga a legislação que o regulamenta é considerado ilegal, sejam eles defensivos químicos, biológicos e até mesmo sementes. Se esses insumos estão sendo produzidos e comercializados de forma que descumpram a lei, são ilegais”, explica Nilto Mendes, Gerente do Comitê de Combate a Produtos Ilegais da CropLife Brasil.

O executivo destaca que uma das principais razões para a utilização e venda de produtos ilegais é o acesso facilitado e o baixo custo. “Além disso, esses produtos não possuem uma procedência confiável e segura, e podem não somente causar sérios danos ambientais, como também à saúde de quem maneja esses insumos e de quem os utiliza”, alerta.

Visando a capacitação de profissionais que combatem tais ilícitos, a Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) da Universidade de São Paulo, a CropLife Brasil e o Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil anunciam o 1º Curso de Policiamento Ostensivo de Insumos Agrícolas Ilegais, segundo módulo do projeto educacional “Programa de Formação para o Combate aos Mercados de Insumos Agrícolas Ilegais”.

O curso, que será ministrado de forma remota, conta com 30 horas de conteúdo e material bilingue, em português e espanhol. O conteúdo programático é voltado para profissionais que atuam na segurança pública notadamente os que exercem atividades de policiamento ostensivo e aos profissionais da indústria de insumos agrícolas e entidades associativas.

“O curso tem por objetivo trazer entendimento e dar a real dimensão do mercado ilegal ao participante, além de oferecer uma capacitação complementar, qualificando-o para o desempenho de suas atividades na fiscalização e repressão aos ilícitos relacionados aos insumos agrícolas, combatendo o mercado de agrotóxicos ilegais”, finaliza Mendes.

As inscrições podem ser realizadas até dia 23 de outubro de 2022 no site (NESSE LINK). Para mais informações, acesse o site.

A CropLife Brasil (CLB) é uma associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos. Criada em 2019, a organização é resultado da união de entidades que antes representavam cada um destes setores individualmente. Com a adoção do novo posicionamento, representado pelo slogan, #ConectadosPeloCampo e #JuntosPeloFuturo, a CLB reforça seu compromisso como geradora de soluções para os desafios complexos que envolvem os sistemas alimentares e a agricultura em todo o mundo e ressalta a importância de um esforço conjunto para a construção de um futuro mais sustentável.

 Hill + Knowlton Brasil