As atividades propõem a reflexão sobre o meio ambiente utilizando a fotografia como ferramenta de transformação

Muito além de registrar a realidade à nossa volta, a fotografia, atrelada a reflexões sobre assuntos de interesse público, é capaz de transformá-la. Buscando ampliar a percepção dos jovens da Escola Municipal Olentino Xavier da Costa Maria, em Goiânia (GO), a Usina Cultural, o Ministério do Turismo e o Grupo Lavoro apresentam o projeto Florescer. Realizado em parceria com a ONG ImageMagica, o projeto conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, e acontece entre os dias 19 de setembro e 03 de outubro de 2022.

Com encontros de segunda a sexta-feira na instituição, os arte-educadores desenvolverão ações relacionadas à educação ambiental com estudantes e professores. Nas atividades, além de aprenderem técnicas fotográficas, os participantes serão convidados a pensar sobre a importância de perceber e cuidar do mundo em que vivemos, por meio de um olhar crítico, que será transformado em fotografia durante as aulas.

 

Plantando o Futuro – As oficinas terão a proposta de gerar reflexão e desenvolvimento do olhar com temas baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre as crianças e adolescentes e seu próprio cotidiano. Assuntos como sustentabilidade, economia de água e poluição serão tratados nas oficinas.

Durante as atividades, também serão realizadas plantações de horta na própria instituição, com o auxílio dos estudantes e da comunidade. A ideia é trazer consciência e a autorresponsabilidade sobre o futuro.

“Durante os nossos projetos notamos o aumento de consciência gerada pelos alunos sobre o futuro, a vida e a forma como todos esses elementos refletem nas fotografias. Temos a oportunidade de construir, nas crianças, uma consciência ambiental por meio das imagens. Com certeza, elas farão do nosso mundo um lugar melhor”, relata Andreza Portela, coordenadora de projetos.

Segundo Monique Cardoso, Gerente de Sustentabilidade e responsável pelos projetos relacionados à responsabilidade social, fomento à cultura e ao esporte da Lavoro, a iniciativa cumpre um importante papel de inclusão e, sobretudo, abre um espaço para a discussão da importância de cuidar do nosso planeta. “Acreditamos que a consciência ambiental é um tema que deve ser discutido desde a infância. Apoiar projetos como o Florescer é semear um futuro mais sustentável para todos nós”, reitera.

 

Saída Fotográfica – No decorrer das atividades, os estudantes realizarão “saídas fotográficas”, onde colocarão em prática todo conhecimento aprendido nas aulas. Os jovens fotógrafos receberão um celular para a produção de fotos dentro da escola, utilizando um aplicativo. Além das imagens, os participantes criarão uma legenda, que complementa a mensagem transmitida.

 

Conexão com a Comunidade – Ao final da oficina, os participantes serão prestigiados em uma cerimônia de formatura aberta à comunidade, com entrega dos certificados de conclusão. A instituição também receberá uma linda exposição com as fotografias e mensagens criadas ao longo do projeto.

 

Além do Florescer, o Grupo Lavoro apoiará diversos projetos durante todo o ano de 2022 – Em 2022, o Grupo Lavoro está destinando cerca de R$ 1,85 milhão, em recursos oriundos de renúncias fiscais via leis de incentivo, para 22 iniciativas culturais, esportivas e sociais, como fundos municipais de apoio à infância, adolescência e ao idoso, além de eventos esportivos e culturais.

As ações estão distribuídas em cerca de 30 municípios brasileiros, localizados nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Goiás, regiões nas quais a Lavoro atua por meio de suas empresas.

 

As iniciativas estão divididas em quatro pilares:

  • CULTURA. Serão patrocinados: dois espetáculos e um festival de teatro; programas de formação para jovens em artes e fotografia, folclore e sustentabilidade; pesquisa em cultura alimentar regional; e um projeto de cinema.
  • ESPORTE. Receberão incentivo: atividades de inclusão e contraturno escolar para crianças e jovens; eventos esportivos de grande porte; e um plano de formação de atletas de alto rendimento.
  • INFÂNCIA E JUVENTUDE. Serão apoiados fundos municipais voltados para a pesquisa em saúde infantil, inclusão social e contraturno escolar, e investidos recursos para o fortalecimento de políticas públicas em educação e assistência.
  • IDOSO. Receberão subsídios financeiros, entidades que realizam atendimento de saúde e promovem atividades comunitárias para o público 55+, além de casas-lares para idosos.
Datas: 19 de setembro a 03 de outubro de 2022

Local: Escola Municipal Olentino Xavier da Costa Maria

Endereço: St. Serra Dourada – 3ª etapa, Aparecida de Goiânia – GO

Sobre a Usina Cultural – A Usina Cultural realiza projetos culturais e educacionais com foco nas artes visuais e entretenimento. A empresa já levou oficinas de fotografia para diversas instituições públicas do país a fim de promover a reflexão sobre temas relevantes por meio do uso da imagem.

Pelas mãos do Pátria Investimentos — um dos maiores gestores de investimentos alternativos focado na América Latina — em 2017, nascia a Lavoro para transformar positivamente o setor de distribuição de insumos agrícolas. Uma transformação positiva pela SOLIDEZ que a Lavoro traz em seu DNA. Pela PRESENÇA capilarizada nas cidades e regiões estratégicas para a agricultura. Pelo padrão de qualidade, ATUALIDADE e serviços que nossos colaboradores procuram tornar mais elevados todos os dias. E pela CONFIANÇA que fazemos questão de transmitir ao agricultor, para que ele possa protagonizar e solidificar seu crescimento, tão imprescindível para o mundo.

Hill + Knowlton Brasil