Além do Carbono, a celebridade da tabela periódica!

Por Tiago Egydio Barreto, consultor em Gestão para Sustentabilidade e em projetos de Conservação Ambiental na Fundação Espaço ECO®

 

Há tempos, o tema carbono tem se espalhado pelos diferentes meios de comunicação e hoje é uma das pautas mais importantes de empresas de todos os setores, mercado financeiro e de governos. Inclusive, recentemente, foi publicado o Decreto Nº 11.075, de 19 de maio de 2022, dando início à precificação de carbono no Brasil.

Atualmente, o carbono é a celebridade da tabela periódica! Caso você tenha curiosidade e digitar a palavra carbono em algum site de busca, encontrará incontáveis reportagens, relatórios empresariais e oportunidades profissionais para especialistas e de negócio. Afinal de contas, carbono virou moeda.

Acredito que muitas pessoas já saibam o porquê devemos agir para evitar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), conjunto de gases o qual o carbono faz parte como protagonista. Por isso, cada vez mais empresas têm anunciado ambiciosas metas para anunciar a redução e, em longo prazo, o fim das emissões de GEE.

No entanto, a tão divulgada redução de emissões é algo diferente da remoção do carbono da atmosfera, embora sejam faces da mesma moeda, quando nos referimos à urgência climática. E aqui fica o questionamento: como é possível então remover carbono da atmosfera?

A resposta é simples e remete à biologia simples, aquela que aprendemos na escola. Basicamente, temos três grandes sumidouros de carbono: oceanos, ecossistemas terrestres (agricultura regenerativa, florestas, savanas, estepes e outras formações de vegetação, incluindo aqui toda a interação planta, ambiente e solo) e áreas úmidas. Sendo essas opções, então, conservá-los e restaurá-los é o caminho certo para remover o carbono da atmosfera.

Sabemos que restaurar ecossistemas tem um custo alto, porém, não remover o carbono da atmosfera também. Além disso, quando restauramos ecossistemas estamos indo além do carbono. É neste momento que a pauta da biodiversidade se faz presente e se percebe como ambas se sobrepõem.

Existem diversos programas de compensação de emissões que utilizam a restauração de florestas como estratégia para atingir este fim. A restauração por si já contribui para o restabelecimento da biodiversidade, por acrescentar diversas espécies de árvores que possibilitam interações com a fauna fornecendo alimento e abrigo. São as consequências positivas de políticas adotadas por empresas para apoiar a redução ou a remoção do carbono do ambiente.

Exemplo disso é o Programa de Compensação Mata Viva®, que ao longo da sua história já plantou 1,3 milhão de mudas e restaurou 750 hectares. O programa de compensação visa também restaurar habitats em que se encontram espécies ameaçadas de extinção. É sempre importante relembrar que a redução em quantidade e qualidade de ambiente é uma das principais pressões de ameaças para a conservação de espécies. E, diante de tudo isso, deixo aqui uma provocação: que tal ir além do carbono e começar a considerar como parte da estratégia das empresas a restauração de florestas?

Na Fundação Espaço ECO (FEE), atuamos como consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos – com base no pensamento de Ciclo de Vida. Nossa equipe oferece conhecimento para cocriar soluções a uma sociedade em constante evolução, visando apoiar os gestores em suas decisões estratégicas e conscientizar os cidadãos em suas escolhas. Ainda oferecemos soluções que apoiam certificações e protocolos de sustentabilidade, projetos de conservação ambiental e na concepção e mensuração de impacto de projetos socioambientais. Criada e mantida pela BASF desde 2005, com a qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), atuamos com a missão de “promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade”; reinvestindo os recursos obtidos no financiamento de novos estudos, pesquisas e ações que beneficiam toda a sociedade.

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos.


Máquina Cohn&Wolfe