Os recursos do fundo, que é administrado pela SNV-Holanda e pelo WWF-Holanda, são um reconhecimento ao trabalho desenvolvido com comunidades da Amazônia, do Cerrado e da Caatinga

A Concepta Ingredients, unidade de negócio do Grupo Sabará que é referência em ingredientes para a indústria de alimentos, com foco em produtos naturais, orgânicos, sustentáveis e rastreáveis, acaba de receber um apoio financeiro do Dutch Fund for Climate and Development (DFCD) – Fundo Holandês para o Clima e Desenvolvimento, em tradução livre -, considerado um instrumento importante do governo holandês por contribuir para o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da ONU.

O aporte é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Concepta Ingredients em comunidades tradicionais: atualmente, os insumos da biodiversidade que a unidade de negócio oferece ao mercado estão apoiados no envolvimento de cerca de 2.100 famílias e na conservação indireta de aproximadamente 345 mil hectares de vegetação nativa, espalhados entre os biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga, por meio da valorização de produtos florestais não madeireiros.

Para o fundo holandês – administrado em parceria pela Organização de Desenvolvimento SNV-Holanda e pelo WWF-Holanda -, um dos pontos primordiais é o fato de a Concepta Ingredients ter como compromisso pagar um preço justo às comunidades locais, que são incentivadas a cuidar da floresta, além da promoção de práticas sustentáveis de colheita, o que garante proteção contra o desmatamento.

De acordo com Fabricio de Campos, líder regional WWF DFCD América Latina, investir na Concepta Ingredients trará mais famílias para a cadeia produtiva. “Aumentar a renda familiar é fundamental para engajar as comunidades tradicionais nos esforços de conservação. Ao apoiá-los na colheita de produtos da floresta de forma sustentável, tanto a natureza quanto as pessoas são beneficiadas”, explica. “A Concepta Ingredients também é capaz de alcançar os mercados globais, entregando superalimentos sustentáveis e ingredientes naturais de alta qualidade aos consumidores finais, enquanto compartilha os benefícios com os povos da floresta”, complementa ele.

Já Octavio Nogueira, especialista de Sociobiodiversidade no WWF-Brasil, destaca que incentivar negócios como o da Concepta Ingredients é também uma das maneiras de conter o desmatamento no país. “O Brasil é hoje o campeão mundial em desmatamento entre os países tropicais, e quase metade das emissões de gases de efeito estufa brasileiras são provenientes desse desmatamento. Apesar da riqueza produtiva da vegetação nativa e dos serviços ambientais que ela oferece, a maior parte das atividades produtivas na Amazônia, no Cerrado e na Caatinga gera impactos negativos a essa vegetação. Investir em negócios como o da Concepta, que promovem o uso sustentável da biodiversidade, é hoje uma solução para o enfrentamento da crise climática global”, afirma.

Com a aprovação do apoio pelo DFCD, um acordo de financiamento deve ser assinado com subsídio de 350 mil euros para a Concepta Ingredients.  O investimento do DFCD apoiará, entre outras iniciativas, a realização de um estudo de viabilidade técnica e pesquisa de mercado.

Ulisses Sabará, CEO do Grupo Sabará, ressalta a importância do investimento para o planejamento que a unidade de negócio tem junto às comunidades locais. “O investimento do DFCD nos fortalecerá nos próximos passos de apoio às comunidades locais, à medida em que continuamos nossa jornada em direção ao processamento e ao uso sustentável de ingredientes naturais das florestas brasileiras”, pontua o executivo.

Para ampliar sua produção, a Concepta Ingredients planeja construir uma nova fábrica projetada de acordo com os mais recentes requisitos de sustentabilidade. A planta funcionará com energia 100% limpa, implementará a gestão circular de resíduos e água e possibilitará um crescimento de pelo menos 20% nos próximos seis anos no número de pessoas e comunidades que atuam na produção de ingredientes da unidade de negócio do Grupo Sabará. Para a construção da fábrica, o Grupo Sabará busca um investimento de 9,7 milhões de euros, que poderá contar também com um empréstimo do DFCDs Land Use Facility.

A Concepta Ingredients faz parte do Grupo Sabará e é especializada em soluções naturais e tecnológicas desenvolvidas de acordo com o Programa de Valorização da Sociobiodiversidade. A partir de um trabalho baseado em inovação e pesquisa, a empresa oferece ingredientes orgânicos e exóticos, apoiados na capacitação de famílias e conservação de áreas de risco ambiental em diferentes biomas do Brasil. O seu vasto portfólio possui insumos tecnológicos de parceiros internacionais e ingredientes provenientes da biodiversidade brasileira para atender às mais específicas demandas das indústrias em que está presente.

O Grupo Sabará, com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Por meio de seus vários ramos de atividade, atua em todo o território nacional e possui distribuição em mais de 40 países ao redor do mundo. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de águas, cosméticos, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.


Image 360
11 3392-3025 | image360.com.br