Empresas investem em solução que otimiza a manutenção preventiva de equipamentos diminuindo o tempo de máquina parada e, consequentemente, ampliando a produtividade e reduzindo custos operacionais

Buscando mais conectividade e autonomia na gestão do maquinário em campo, a Raízen, por meio do Pulse, seu hub de inovação, em conjunto com Case IH, marca da CNH Industrial, além da startup IoTag, firmaram uma parceria para aprimorar o desempenho e disponibilidade da frota agrícola. Através de uma interface com o operador, as empresas utilizam Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) para identificar, por exemplo, a necessidade de reparo das máquinas. Como resultado, as companhias identificaram benefícios como maior disponibilidade dos equipamentos em curto espaço de tempo e redução no custo de manutenção, garantindo mais assertividade nas operações.

Com uma gestão mais eficiente, o projeto desenvolvido pelas empresas captou informações em tempo real e conseguiu identificar, por exemplo, quando uma máquina em operação apresentava o consumo indevido de combustível. Neste momento, a equipe envolvida no monitoramento, atuava remotamente e solucionava o problema imediatamente. Para tanto, os operadores passaram a contar com um aparelho celular na cabine das máquinas que serviu de interface para carregar os dados em uma plataforma e auxiliava na avaliação de desempenho dos equipamentos. As informações processadas contribuem para suporte nos processos e melhoram a tomada de decisão.

O projeto-piloto foi realizado nos parques de bioenergia da Raízen em Barra Bonita e Piracicaba, no interior do estado de São Paulo. Ao todo, foram testados 46 tratores Puma, da Case IH, marca referência em tecnologia e inovação. Cerca de 25 pessoas das três empresas estiveram envolvidas no projeto, incluindo equipes da CIA (Centro de Inteligência Agrícola) e os times de Manutenção e Tecnologia Operacional da Raízen, bem como os times de Dealer and Customer Support da Case IH. A iniciativa foi acompanhada de forma 100% remota pela IoTag, que tem sua sede localizada em Curitiba, no Paraná.

“A percepção é de que a aplicação está contribuindo com benefícios como maior agilidade e diminuição de ociosidade, redução das manutenções e aumento de produtividade. Isto é, se antes a máquina ficava parada 2h12min, esse tempo foi reduzido para 12 minutos com o uso do sistema. Adicional a isto, se comparado a manutenção corretiva, a tecnologia contribui para uma redução de 88% no custo de reparo”, explica Divaldo Pessoa, Gerente de Manutenção Automotiva da Raízen.

Como atribuição de cada uma das empresas, a Raízen foi responsável por avaliar a experiência do usuário e fornecer feedbacks, analisar os efeitos de falha, definir indicadores da manutenção e a avaliação operacional, além de fornecer seus campos para testes; a IoTag customizou a solução com base na necessidade e realidades das operações da companhia, por meio de abordagem analítica. A Case IH, empresa do grupo CNH Industrial, colaborou trazendo sua experiência em agricultura digital, monitoramento remoto e telemetria, além dos tratores Puma utilizados no projeto de conectar todas as pontas do projeto para o desenvolvimento da solução de maneira colaborativa.

De acordo com Henrique Oliveira, responsável pela área de Serviços Conectados da CNH Industrial, com a colaboração a empresa busca garantir uma jornada de aprendizado que gere valor para todos os envolvidos na cadeia. A multinacional foi patrocinadora do Pulse por três anos e, durante o período, utilizou o espaço para fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação aberta, alocar as equipes na infraestrutura do hub e incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias. “Estar no Pulse e oxigenar os nossos times é uma oportunidade. As equipes envolvidas neste projeto-piloto puderam trabalhar num ambiente colaborativo e focado nas necessidades de quem está no campo. Por isso, desde o piloto, embasamos as nossas ações e decisões para melhorar os resultados dos clientes”, afirma Oliveira.

 

Conectividade no campo – Em 2018, a IoTag foi selecionada para participar do Agro IoTLab, iniciativa promovida pela Raízen, Vivo, Ericsson e Esalq-USP, com objetivo de desenvolver soluções na Internet das Coisas para o campo. Na época, a startup apresentou uma solução com foco na redução do consumo de combustível de maquinário agrícola. Diante de um ambiente fértil para desenvolvimento e testes, a tecnologia foi sendo customizada com base na necessidade das operações da Raízen, garantindo que seja um modelo de negócios repetível e escalável.

Dentre as lições aprendidas, Jorge Leal da IoTag, destaca que um dos maiores ganhos da parceria é entender as características dos processos e desenvolver soluções que conversem com cada operação. “Fazer parte desta iniciativa de inovação conjunta foi fundamental para validarmos nossa solução patenteada em condições reais de campo. Com este trabalho conseguimos alcançar resultados acima da nossa expectativa para as empresas parceiras do projeto.”

Com mais uma colaboração consolidada, o Pulse, que hoje conta com 51 instituições parceiras e que já possibilitou que mais de 90 projetos-pilotos fossem ou estejam sendo testados dentro da Raízen, tem como objetivo ser fonte de ações inovadoras dentro e fora das operações da companhia e o ponto focal para startups, corporações, investidores, entidades e universidades levando o que há de mais tecnológico para os mais diversos setores.

Segundo Ricardo Campo, coordenador de inovação da Raízen e gestor do Pulse, a entrega de resultados abre caminho para novos empreendedores e inovadores. “Com experimentação dessas soluções, podemos inovar melhorando processos com entrega de mais qualidade e eficiência operacional. Muito além de fortalecer a posição de liderança da Raízen com o uso de tecnologias avançadas, conseguimos oferecer escala para que as startups cresçam e aprimorem seus produtos, movimento que promove reflexos positivos em todo o setor”, afirma Campo.

Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.


Loures Consultoria – Comunicação e Relações Corporativas
11 2391-5005 | www.loures.com.br