59,7% do território nacional é coberto por florestas, aponta análise do MapBiomas

As metas estipuladas no Acordo de Paris foram reforçadas na COP26 (Conferência do Clima das Nações Unidas), em novembro de 2021. Em conjunto, foram apresentadas diretrizes para a neutralidade climática, como zerar o desmatamento ilegal até 2028 e restaurar 18 milhões de hectares de florestas até 2030 – estratégias que conversam diretamente com a missão do Forest Stewardship Council (FSC®).

O FSC® é uma organização independente e sem fins lucrativos, que criou o sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional, com objetivo de uma gestão ambientalmente apropriada.

A certificação impede o desmatamento ilegal das florestas, e mais que a garantia do cumprimento da própria organização de toda legislação em vigência, uma marca que leva o selo FSC® não possui parceiros que atuam ilegalmente em sua cadeia de custódia.

99% do desmatamento ocorrido nas florestas brasileiras são de origem ilegal, segundo dados de 2021 do MapBiomas. “Todas as organizações deviam olhar para a certificação FSC® como necessária para sua permanência do mercado, visto que para zerar o desmatamento ilegal, as fiscalizações brasileiras tendem a crescer”, explica Alessandra Gaspar Costa, diretora executiva da APCER Brasil, empresa de origem portuguesa e líder de certificação em Portugal.

“Um levantamento do FSC® mostrou que 73% dos brasileiros dão preferência a produtos com certificação florestal, então, além da responsabilidade ambiental e social, traz também benefícios financeiros as organizações que escolhem certificar sua atuação legal”, completa a diretora.

A APCER é uma empresa de origem portuguesa, reconhecida mundialmente como um dos principais prestadores de serviços de certificação, auditoria a fornecedores, auditoria interna e treinamento. A organização oferece soluções de valor a instituições de qualquer setor de atividade, permitindo que se diferenciem em um mercado cada vez mais complexo e em constante mudança.

Assessoria de Comunicação da APCER Brasil