Encontro de Lideranças Femininas Cooperativistas, o Cooperlíder Feminino, organizado pelo Sistema Ocepar, teve entre as participantes as mulheres cooperativistas da Castrolanda.

As mulheres representam 34% do quadro de associados e 37% do quadro funcional nas cooperativas do Paraná. Os dados são de 2021 e foram apresentados na abertura da edição de 2022 do Encontro de Lideranças Femininas Cooperativistas, o Cooperlíder Feminino, organizado pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), e que teve entre as participantes as mulheres cooperativistas da Castrolanda. O evento ocorreu nos dias 12 e 13 de maio, no Centro de Eventos da Agrária, em Entre Rios, e contou com cerca de 350 mulheres de 22 cooperativas.

O Cooperlíder Feminino desse ano teve como tema ‘Mulher, Força e Leveza’. Na manhã do primeiro dia, após a abertura oficial pela organização e a apresentação do Núcleo Feminino da Agrária, os destaques foram o protagonismo da mulher e o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, que foi debatido em um painel. Na sequência, a investigadora na Polícia Civil do Paraná, lotada há 10 anos na 20ª Subdivisão Policial de Toledo, Rosana Botelho, falou sobre segurança na área rural.

No início e no fim da tarde, as mulheres participaram de atividades de cooperação conduzidas por Fábio Brotto, cofundador do Projeto Cooperação e pioneiro no Brasil em jogos cooperativos. Entre as atividades, Luciana Lacerda e Ana Paula Cenci palestraram sobre educação política e conduziram uma oficina sobre o tema.

Representantes da Castrolanda durante oficina de educação política no primeiro dia de evento.
O segundo dia iniciou com a apresentação de cases dos núcleos femininos de cooperativas paranaenses. O talk show de encerramento foi ministrado por Tamara Klink, filha do navegador Almir Klink, que relatou a sua experiência na Travessia do Atlântico, quando se tornou a brasileira mais jovem a realizar o feito sozinha.

 

Debora Noordegraaf, Coordenadora da Comissão Mulher Cooperativista da Castrolanda.

As mulheres cooperativistas da Castrolanda – Representando a Castrolanda, participaram do evento a Coordenadora e a Tesoureira da Comissão Mulher Cooperativista, Debora Noordegraaf e Thaina Sleutjes, as esposas de cooperados, Maria Benke, Marília Kremer, Marcia Esquelbeck e Silvana Sutil e a Supervisora e as Assistentes de Cooperativismo, Ananda Chuproski, Cristiane Miri e Emanuelly da Silva.

Ananda explica que a Castrolanda fomenta a participação das mulheres na Cooperativa por meio de atividades organizadas pela Comissão Mulher Cooperativista. “Incentivamos a participação das lideranças femininas nos comitês setoriais, nas próprias comissões e no Conselho de Administração, além de proporcionar encontros, como o Cooperlíder Feminino, treinamentos, imersões em cooperativismo e toda a parte de desenvolvimento da mulher na propriedade e na Cooperativa”.

Para Debora, que já participou de outras edições do Cooperlíder, cada evento traz um novo ensinamento para as mulheres cooperativas. “Esse ano a gente teve colegas novas participando com a gente. Quanto mais você participa de eventos, é mais conhecimento, agrega valor para você, para sua família, para a propriedade. Esses dois dias foram incríveis, tivemos um tema que até então não tinha sido abordado no evento: a política. Eu achei muito interessante, porque aprendemos a ter um outro olhar a respeito da política, além de termos palestras muito grandiosas e podermos reencontrar amigas de outras cooperativas”.

O compromisso com a transformação faz parte do DNA da Castrolanda. Uma cooperativa que transforma vidas, negócios e a comunidade ao redor. Com sete décadas anos de história, a Cooperativa Castrolanda é formada por mais de 1100 cooperados no Estado do Paraná e interior de São Paulo.

Com 4,5 bilhões de reais de faturamento e aproximadamente 3700 colaboradores, possui unidades de negócios divididas em operações agrícola, carnes, leite, batata e administração e industrial – carnes, leite e batata.

O objetivo das áreas de negócio é coordenar, desenvolver e fomentar as atividades dos cooperados, seguir presente em todos os elos da cadeia produtiva, agregar valor através das indústrias e crescer com sustentabilidade.


Bianca Machado – Comunicação Castrolanda