Consultoria da Hub Home Box, maior marketplace especializado em clubes de assinatura, foi essencial para montagem do novo serviço que oferece produtos artesanais como doces, geleias e queijos com origens criativas

Após um período de instabilidade provocada pela pandemia, muitos empresários precisaram se reinventar e, na maior parte dos casos, digitalizar seu negócio. Foi o que aconteceu com Marcelo Ribeiro, proprietário do Empório Rural, em Valença (RJ). Ele descobriu uma oportunidade de ampliar o seu negócio e ingressar no e-commerce por meio dos clubes de assinatura. O empresário possui a empresa desde 2017 e nela oferece uma gama de produtos produzidos pela comunidade do Vale do Café, interior do Rio de Janeiro. Devido ao turismo da região, Marcelo recebe diversos turistas que se encantam com os doces, geleias, antepastos, cachaças, cervejas artesanais, queijos e pimentas produzidos ali mesmo.

Com a chegada da pandemia, o empresário teve que fechar a loja por cerca de três meses e assim se adaptar a esse novo cenário pensando sempre em alavancar suas vendas. A melhor opção naquele momento era investir no e-commerce e ofertar seus produtos para todo o Brasil. Foi aí que Marcelo conheceu a Hub Home Box e decidiu pela criação de um clube de assinatura, batizado de Caixa Rural, com uma proposta semelhante a loja física, mas agora também com produtos de outras regiões.

“Fizemos uma pesquisa de campo e a plataforma da Hub Home Box é a mais completa que encontramos. Além de possuir baixo custo, a plataforma gerencia todo o processo pré e pós-venda da box e nós ficamos responsáveis pela curadoria, montagem e envio dos produtos, o que para nós é muito produtivo”, comenta o empresário.

A proposta da Caixa Rural é apoiar os pequenos produtores locais e levar produtos artesanais e regionais para os seus consumidores. O clube vem atingindo moradores e ex-moradores da cidade carioca que querem relembrar os sabores do Vale do Café e consumidores que querem conhecer um pouco mais sobre essa e outras regiões. Afinal, a culinária traz a experiência de viajar sem nem mesmo sair de casa.

“Um exemplo interessante é o do casal Eduardo e Mônica, que mantém uma conexão muito forte como a do casal da famosa canção de Renato Russo. Atualmente, os dois criam búfalos e produzem lácteos que vendemos tanto na loja física quanto nas vendas recorrentes em nossa box”, comenta Marcelo.

Com um clube de assinaturas é possível criar boxes com entregas recorrentes a cada quinzena, mês e ano, ou até individuais. A Hub Home Box é um verdadeiro ponto de encontro dos clubes de diferentes portes e os consumidores, facilitando assim a busca da assinatura almejada nas mais diversas áreas. “Atualmente possuímos mais de 100 clubes associados, o que soma mais de 70 mil sessões por mês e um ticket médio de R$ 120. Temos clubes de todos os tipos: lingerie, jogos para crianças, cervejas, dentre outros. Muitos que nos procuram já possuem um negócio próprio e querem expandir. Nós os auxiliamos em todo o processo de criação e vendas dos produtos”, explica Luciana Pimenta, CEO do Hub Home Box.

A escolha dos produtos de cada box fica sob a responsabilidade do criador do clube. No caso do Empório Rural, Marcelo e sua esposa Lívia escolhem de 4 a 5 produtos que já comercializam para integrar o kit, que pode ter alguma personalização no caso de uma pessoa que não consome bebidas alcoólicas, por exemplo. Junto dos produtos vai também uma breve história do produtor e informações sobre a confecção do item, com uma carta escrita à mão, além de alguns brindes exclusivos.

Com nove meses de operação na plataforma da Hub Home Box, Marcelo consegue manter as duas frentes de seu negócio ativas e rentáveis. “Além da digitalização do nosso negócio, as vendas recorrentes nos auxiliam a promover a loja física. Já tivemos casos de assinantes que vieram conhecer nosso Empório quando estavam em viajem pelo Rio de Janeiro, foi uma experiência muito boa”, afirmou.

O Hub Home Box é o maior marketplace brasileiro especializado em clubes de assinatura, compra online recorrente que dá acesso curadoria, produtos e embalagens exclusivos entregues direto na casa do consumidor. A proposta é ser um verdadeiro ponto de encontro dos clubes de diferentes portes e os consumidores, facilitando assim a busca da assinatura almejada nas mais diversas áreas. Trata-se de um mercado com mais de 4 mil empresas, faturamento somado de mais R$ 1 bilhão (ABCOM/2020) e cujo crescimento se acelerou ainda mais com a pandemia. Com cerca de um ano de operação, a startup já conta com cerca de 100 clubes associados, mais de 70 mil sessões por mês e um ticket médio de R$ 120. As vendas vêm crescendo mês a mês, com destaque para assinaturas nas áreas de atividades manuais, alimentos e lingeries. Estima-se que em média, por dia, 600 novos consumidores assinem os mais diversos tipos de pacotes no Brasil.

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