Parceria com a CEF amplia linhas de financiamento solar para clientes pessoas físicas e jurídicas da empresa de energia

A Renovigi Energia Solar, empresa líder na fabricação de sistemas fotovoltaicos no Brasil, assinou recentemente um convênio com a Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso à energia solar para clientes residenciais e comerciais. A Renovigi já tem parceria com as principais instituições que oferecem linhas específicas de financiamento para o setor, como Santander, Banco do Brasil, Banco BV, Losango, SICOOB, SICREDI, Itaú, Bradesco e Banrisul.

Os elevados custos com a conta de luz são o principal motivo para o aumento da demanda por geração solar fotovoltaica, que requerem um investimento inicial considerável, mas facilmente recuperável no médio prazo. Normalmente, o investimento em geração solar fotovoltaica (geração distribuída) tem um retorno no prazo de dois a cinco anos, dependendo da região do país. Ou seja, nesse período o investimento se paga com a economia obtida na conta de luz. As diversas linhas de financiamento hoje existentes tornaram a opção ainda mais competitiva, pois o consumidor nem precisa fazer o investimento diretamente do próprio bolso e ainda pode saldar as parcelas com a economia da conta de luz, não precisando se descapitalizar.

Para a pessoa física, o crédito pessoal denomina-se CAIXA Energia Renovável e é destinado ao financiamento de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica e dos custos de instalação para residências, com taxas a partir de 1,18% ao mês. O valor mínimo do empréstimo é de R$ 5.000,00 e o máximo é de R$ 120.000,00. O financiamento poderá ser de até 100% do projeto, limitado à capacidade financeira do cliente, que não necessita ter emprego formal ou pagar qualquer valor ou taxa para liberar o crédito.

Tanto equipamentos como os serviços para instalação dos sistemas fotovoltaicos podem entrar na linha de financiamento, desde que constem em uma única nota fiscal. O desembolso para pagamento é feito mensalmente via débito automático na conta do cliente. O prazo é de até 60 meses, com carência de até 6 meses para o vencimento da primeira parcela, podendo ser amortizado ou liquidado antecipadamente a qualquer momento.

Condições similares valem em relação ao crédito para pessoas jurídicas, cuja linha de financiamento se chama BCD Ecoeficiência, que também possui prazo de pagamento de até 60 meses e carência de até 6 meses para o vencimento da primeira parcela, mas a taxa é a partir de 1,25% ao mês + TR. As taxas para as pessoas físicas ou jurídicas variam conforme a avaliação na análise de crédito e nas garantias oferecidas.

De acordo com Renato Scalabrin, Superintendente Regional da Caixa em Chapecó “o banco busca estar presente nas iniciativas relacionadas ao desenvolvimento das nossas cidades, e a energia renovável é um tema que se enquadra totalmente a este propósito, por isso elaboramos muito produtos para atender esse mercado que desempenha uma grande relevância atual e futura.”

A parceria entra a Caixa e a Renovigi também se estende ao agronegócio, como a possibilidade de financiar os equipamentos off-grid, que são sistemas por bateria não conectados à rede elétrica. As linhas de crédito rural, desde que oriundas de poupança ou recursos livres, possuem taxas a partir de 8,5% ao ano, possibilitando um estímulo promovido pela agroindústria às cooperativas e aos integrados cooperados para que busquem uma solução sustentável como a oferecida pelos sistemas fotovoltaicos solares.

 

Dalton Valle, Gerente Executivo-Gestão de Parcerias da Caixa, informa que “o banco “irá estender para todos os integradores um pacote de vantagens para contribuir com a saúde financeira desses profissionais envolvidos com a comercialização e instalação dos kits fotovoltaicos”. O executivo informou que esses clientes terão descontos na Caixa, como em créditos, capital de giro, investimentos, folha de pagamentos, e nas operações do cartão de crédito e da conta corrente.

Outra vantagem da parceria entre as empresas engloba o financiamento habitacional. Contanto que no projeto do imóvel esteja previsto a inclusão das placas fotovoltaicas, essas poderão ser financiadas junto com o imóvel, obtendo todas as vantagens do financiamento habitacional, como as taxas de juros entre 5% a 9,5% ao ano, e o prazo para pagamento que pode chegar até 360 meses.

Os interessados no processo de financiamento, para qualquer modalidade, podem dirigir-se a uma agência da Caixa ou entrar em contato por meio do número de WhatsApp da CAIXA 0800 104 0104, portando todos os documentos necessários que podem ser encontrados no website do banco, assim como informações complementares.

 

Graziele N. Scussiato, Gerente Financeira da Renovigi, celebra a nova parceria ao encontrar mais opções de crédito aos clientes da empresa: “Grande parcela de nossas vendas é feita por meio de financiamentos. Portanto, ampliar as opções de crédito por parte de instituições sérias e de credibilidade, comprometidas com a causa sustentável, permite a democratização do acesso à energia solar, com os benefícios econômicos e ambientais que ela proporciona.”


Na foto: Regis Franken – Gerente Corporativo de Clientes e Negócios Região Sul (CEF), Graziele Ninbla Scussiato – Gerente Financeira (Renovigi), Dalton Valle Gerente Executivo – Gestão de Parcerias (CEF), Gabriely Maria Scherdien – Analista Comercial Região Nordeste (Renovigi), Gabriel Paludo – Analista Comercial Região Nordeste (Renovigi), Renato Scalabrin – Superintendente Regional Caixa (CEF) e Michael Rodrigo dos Santos – Analista de Financiamentos (Renovigi)

A Renovigi Energia Solar foi fundada em outubro de 2012 com a missão de tornar o mundo mais sustentável, tendo o sol como inspiração. Entre seus valores está o respeito entre o time de colaboradores e a rede de credenciados e clientes. A Renovigi, é uma empresa que contém em seu DNA os três pilares da sustentabilidade: o social, ambiental e econômico. Diante do crescimento que a empresa e o marcado têm gerado nos últimos anos, a Renovigi sempre se preocupou em oferecer à sociedade uma grande parcela de suas conquistas. Por conta disso, criou o projeto Energia do Bem, que desde 2018, tem doado sistemas fotovoltaicos a entidades sem fins lucrativos de todo o Brasil. Em 2019, 100 entidades foram beneficiadas com sistemas de Energia Solar. Além da doação de todos os produtos, a empresa ainda incentiva sua rede de credenciados a participar da ação, que se responsabiliza em realizar as instalações dos sistemas sem custo nenhum. Maior fabricante de sistemas fotovoltaicos do Brasil, a Renovigi possui mais de 1 milhão de painéis solares já instalados no país. Eleita pela EXAME e Deloitte como a Média Empresa com maior crescimento no Brasil por dois anos consecutivos. Em 2020, a empresa foi certificada pela GPTW, como excelente lugar para se trabalhar. O objetivo da Renovigi é oferecer suporte à rede de mais de 7 mil empresas credenciadas, para garantir aos clientes o melhor atendimento em produtos e serviços em Sistemas Fotovoltaicos conectados na rede em todas as regiões do Brasil.

Danthi Comunicações
(21) 3114-0779 | www.danthicomunicacoes.com