Fabricante apostou em tecnologias da divisão de Agricultura da Hexagon para aumentar a eficiência de seus equipamentos. 

 

A agricultura de precisão vem impulsionando o setor agrícola e garantindo seu crescimento mesmo em meio às adversidades econômicas — e isso deve continuar nos próximos anos. Segundo a consultoria Markets and Markets Research, o mercado de precisão deve aumentar 61% até 2026. Nesse cenário, a fabricante de máquinas e implementos agrícolas MP Agro é uma das empresas que têm investido nessa tecnologia e conquistado resultados. Com apoio de um sistema de controle de fertilizantes desenvolvido pela divisão de Agricultura da Hexagon, a fabricante aumentou o faturamento em 65% no último ano e estima continuar crescendo em 2022.

“Nesta parceria, customizamos software e hardware para auxiliar na alta performance nos equipamentos da MP Agro. Trabalhamos com nossas tecnologias de eletrônica embarcada para garantir uma maior efetividade na aplicação de insumos, tanto em taxa fixa como em variável, e incluímos módulos de controle de rotação de discos e desligamento de seções”, explica Bernardo de Castro, presidente da divisão, que produz soluções digitais para os mercados agrícola e florestal.

O sistema HxGN AgrOn Controle de Fertilização regula e automatiza a aplicação de insumos de forma inteligente, evitando desperdícios e equalizando os nutrientes no solo — demandas importantes para a MP Agro, que é referência no segmento de adubação e fertilização do solo. “Atendemos os maiores produtores de grãos do mundo, e foi com tecnologia e produtividade que chegamos nesse patamar. Pensando nisso, fez sentido trabalharmos com a Hexagon como parceira estratégica para nos auxiliar nos desafios relacionados à agricultura de precisão”, aponta Daúd Falconi, Diretor Comercial da fabricante.

Para 2022, as expectativas de crescimento são ainda maiores. “Os preços dos insumos agrícolas sofreram uma escalada no último ano, e este deve continuar sendo um dos maiores desafios do setor”, opina Bernardo de Castro. Para driblar a situação, o executivo acredita que a adoção de técnicas e produtos para racionalização do uso de fertilizantes e defensivos deve ser prioridade entre produtores e empresas do ramo. Um controlador de fertilizantes como o adotado pela MP Agro, por exemplo, pode gerar uma economia de cerca de 20% nos insumos aplicados pelo produtor.

 

Atendimento qualificado – A parceria também inclui o módulo de Acesso Remoto de máquinas, que permite que a equipe técnica da MP Agro visualize a tela dos computadores de bordo das máquinas dos clientes para calibração e resolução de problemas em tempo real remotamente em qualquer situação, bastando ter acesso à internet. “Cada vez mais, o atendimento e o pós-venda se tornarão diferenciais competitivos. E, com o acesso remoto da Hexagon, conseguimos estar ao lado do cliente mesmo dentro da nossa fábrica”, reforça Daúd.

Este tipo de solução ainda proporciona ganhos expressivos de tempo e redução de custos operacionais para a MP Agro e para o usuário final, conforme explica o presidente da divisão de Agricultura da Hexagon. “Há, por exemplo, a redução de despesas com viagens de técnicos a campo, já que, além de diminuir a quantidade de chamados abertos, muitos são resolvidos no próprio escritório”, pontua Bernardo.

A parceria entre as empresas começou em 2020 e, desde então, a Hexagon vem trabalhando em soluções para agregar o portfólio de produtos da MP Agro. O próximo passo deve ser uma tecnologia para gestão de frotas, que oferecerá ao cliente da fabricante mais facilidade no controle das suas operações.

Fundada em 2012, em São Carlos (SP), a MP Agro é uma fabricante de máquinas e implementos em aço inox para autopropelidos, tratores e caminhões agrícolas voltados especialmente para a adubação e fertilização do solo. Seu propósito é tornar o mercado agrícola mais eficiente e produtivo por meio de soluções tecnológicas confiáveis.

A divisão de Agricultura da Hexagon fornece tecnologias que convertem os dados em informações inteligentes que permitem planejamento otimizado, execução eficiente, controles de máquina precisos e fluxos de trabalho automatizados que melhoram as operações e aumentam os lucros. A Hexagon,líder global em soluções autônomas de sensores e softwares, tem cerca de 21 mil funcionários em 50 países e vendas líquidas de aproximadamente 3,8 bilhões de euros.

Dialetto
(48) 4009-9229 | www.dialetto.com.br/