Operação envolveu o maior navio de grãos operado pelo terminal, um volume total de mais de 84 mil toneladas

 

A ADM, líder global em nutrição, originação e processamento agrícola, anuncia que fez, na semana passada (18), o maior embarque de soja da história do Terminal de Grãos Ponta da Montanha (TGPM), instalado no município de Barcarena, no estado do Pará. A empresa bateu recorde de carregamento em um único navio, com 84.802 toneladas, sendo o maior volume embarcado em um navio de grãos em Portos da Bacia Amazônica.

A embarcação graneleira MV Harvest Frost, que é de propriedade da ADM, possui 237 metros de comprimento e 40 metros de largura, zarpou com destino a Europa, especificamente para o porto de Roterdã, na Holanda, onde a ADM também possui um terminal. Toda a soja será destinada para esmagamento pela própria ADM, com o objetivo de gerar diversos produtos, desde farelo para ração animal, óleo de cozinha, biodiesel, entre outros.

“Foi a primeira vez que conseguimos esse feito e estamos muito orgulhosos desta operação, algo que queríamos ter realizado há mais tempo e que só agora foi possível. Isso nos mostra que temos uma opção a mais para transportar a soja pelo TGPM, usando o nosso próprio navio. Tudo isso significa otimização de tempo, de ativos e a otimização da cadeia logística da ADM no mundo. Sem dúvida, um feito que iremos repetir mais vezes”, declara Vitor Vinuesa, diretor de Logística da América do Sul para ADM.

O recorde anterior de maior volume embarcado na região Norte do Brasil pertencia ao Porto de Santarém, com 82.531 toneladas de grãos de soja, em 2020.

Presente há mais de 20 anos na América do Sul, a ADM (Archer Daniels Midland Company) é uma das maiores empresas de nutrição e agronegócio no mundo. Atua no processamento e comercialização de grãos (soja e milho); fabrica óleos vegetais, ingredientes e insumos para a indústria química, alimentícia e de nutrição animal, biodiesel e opera uma grande estrutura logística para levar esses produtos para os mercados em todo o mundo. É no Brasil, no entanto, que está localizada a maior operação da ADM na América Latina, empregando cerca de 6.400 colaboradores, desde 1997 — ano que marcou o início de suas operações. Desde 2009, através do ADM Cares — programa de investimentos sociais — a empresa investiu mais de US$ 4,5 milhões de dólares na América do Sul, apoiando diversos projetos nas áreas educacional, social e ambiental.

Advice
(11) 5102-5252 | advicecc.com/