Lançamentos e projetos são apresentados dentro do Espaço Bayer, que traz para a feira a mesma experiência imersiva do conceito virtual

Três biotecnologias inéditas, novidades em proteção de cultivos, soluções digitais e modelos inéditos de negócio são algumas das principais inovações que a Bayer vai apresentar durante a 34ª edição do Show Rural Coopavel. O evento será a primeira oportunidade de compartilhar presencialmente em uma feira — desde o início da pandemia — as soluções desenvolvidas para contribuir para uma agricultura mais produtiva e sustentável, além de mostrar o que será construído de forma colaborativa com os agricultores nos próximos anos.

Segundo Fábio Prata, diretor de marketing para clientes da Bayer no Brasil, os últimos anos foram de aprendizado intenso e exigiram uma adaptação, tanto da Bayer quanto de produtores. “Mesmo em um cenário adverso e incerto, mantivemos nossos investimentos em pesquisa e desenvolvimento — cerca de € 2 bilhões por ano globalmente — para continuar entregando inovação, transformação digital e sustentabilidade no campo”, diz ele. “Uma das nossas missões enquanto organização é apoiar produtores a produzir mais, em uma mesma área e de forma mais sustentável. Durante a Show Rural Coopavel, teremos a oportunidade de mostrar de perto, ainda que com restrições devido ao momento que atravessamos, como temos trabalhado para construir a agricultura do futuro e como estamos nos preparando para auxiliar a jornada dos produtores do plantio à colheita”, afirma o executivo.

Entre os dias 7 e 11 de fevereiro, os visitantes do evento poderão conferir o novo modelo digital que a Bayer desenvolveu para seus clientes por meio do Espaço Bayer, plataforma virtual que oferece uma experiência imersiva e totalmente customizada a partir das necessidades e peculiaridades do produtor. A experiência, que hoje é conhecida apenas no universo digital, se tornará física na feira. Será possível vivenciar o espaço e participar de ativações que abordam produtos e serviços, através de experiências únicas e inovadoras para expandir o conhecimento dos visitantes sobre o portfólio Bayer.

“Nossa prioridade é estar cada vez mais próximo de nossos clientes, independentemente do canal, para que possamos entender as dores do produtor e entregar soluções que gerem valor”, afirma o diretor de marketing da Bayer. “Nos últimos anos trabalhamos fortemente a digitalização dessa relação, inclusive fortalecendo nosso programa de relacionamento, Impulso Bayer, que também estará representado em nosso espaço.” Além de explorar os benefícios do programa, os produtores terão a oportunidade de conhecer mais sobre as experiências exclusivas, bem como ter acesso a serviços resgatáveis através de seus pontos no programa, que podem ser acumulados com a compra de soluções de qualquer uma das marcas expostas.

Durante a Show Rural Coopavel, visitantes poderão acompanhar essa trajetória de transformação digital do campo e experimentar de perto as funcionalidades da Climate FieldView™, plataforma de agricultura digital da Bayer que já mapeia mais de 22 milhões de hectares no Brasil. Além de obter mais informações, clientes poderão, pela primeira vez, adquirir produtos e soluções da companhia diretamente na feira, na FieldView™ Shop.

São soluções como o FieldView™ que permitem, através de dados, viabilizar novos modelos de negócio a serem lançados no mercado nos próximos anos. Um deles, que será introduzido de forma inédita no evento, é um modelo inovador de risco compartilhado para customização da densidade ideal de milho. O programa se baseia não na simples oferta de produtos, mas na assertividade das recomendações feitas pela Bayer.

Através de dados e de prescrições de densidade populacional do FieldView™, produtores participantes no programa — ainda em fase pré-comercial — passarão a receber a partir de 2022 recomendações personalizadas sobre a população ideal de milho em cada talhão, permitindo que haja um ganho real de produtividade, caso a sugestão seja bem-sucedida. Se o resultado não for o esperado pela companhia, o produtor irá receber de volta, na safra subsequente, a quantidade de sementes investida para implementar a recomendação Bayer, tendo assim, seu risco compartilhado com a empresa, atuando em parceria ao longo da safra.

Além de novos projetos, soluções como Climate FieldView™ também são responsáveis por apoiar modelos já conhecidos pelos agricultores e que vêm ganhando força, como a iniciativa Carbono Bayer. Desenvolvida de forma colaborativa com produtores rurais e parceiros, o projeto oferece vantagens para os agricultores brasileiros dispostos a ampliar sua produtividade e a aumentar o sequestro de carbono no solo a partir da adoção de práticas agronômicas sustentáveis.

Desde que as fases iniciais do projeto foram lançadas, em 2019, cerca de 5.000 produtores já participam do Carbono Bayer em dez países — somente no Brasil, agricultores de 16 estados em 650 municípios já forneceram mais de 400 mil amostras de solo para análise.

Grande parte desse relacionamento com produtores, pesquisadores, universidades, consultorias e startups foi feito à distância nos últimos anos, e agora, na Show Rural Coopavel, será possível mostrar de perto todo o potencial da iniciativa, segundo Fábio Passos, diretor do negócio de Carbono da Bayer para a América Latina.

“Temos tido sucesso em construir essa jornada rumo a uma agricultura mais rentável, produtiva e sustentável junto com produtores e parceiros, mas agora, na Show Rural Coopavel, teremos a oportunidade de mostrar de perto o trabalho que tem sido feito até aqui”, afirma Passos. “Queremos mostrar e comprovar que os produtores poderão ser recompensados não apenas pelo que e por quanto produzem, mas pela forma como produzem.”

Nas feiras e na Show Rural Coopavel, os visitantes poderão conhecer de maneira interativa e aprofundada sobre o potencial desses projetos que estão transformando e que vão transformar o futuro da agricultura, conhecendo exemplos reais em detalhes.

 

Inovação contínua – Nas próximas safras, a integração de soluções digitais e personalizadas se tornará cada vez mais estratégica na forma como a Bayer entrega inovações para o agricultor brasileiro. Durante a Show Rural Coopavel, visitantes poderão ver algumas dessas inovações recentes e tirar dúvidas com especialistas sobre funcionalidades e aplicações.

Para a soja, a Bayer lançou na safra 2021/2022 a mais avançada biotecnologia do mercado, a Intacta2 Xtend®, que propicia um novo salto para a produtividade brasileira. Durante a feira, os produtores terão a oportunidade de conhecer os benefícios da plataforma, poderão conferir, em um mapa interativo, todas as variedades adaptadas para cada região do país, e poderão saber mais sobre os diferentes pilares que compõem a plataforma i2x, como treinamentos e acesso a produtos inovadores, em uma experiência imersiva em um silo de soja.

Segundo a líder de lançamento da plataforma Intacta2 Xtend®, Natália Carvalho, o plano é chegar na safra 2022/2023 com o dobro de variedades de i2x disponíveis hoje no mercado, muitas delas de marcas já consagradas como Monsoy e Agroeste. “Queremos que o produtor tenha a melhor ferramenta para obter ganhos reais de produtividade na soja. E para isso iremos passar das atuais 30 variedades adaptadas para as 5 macrorregiões do país, para pelo menos 60 variedades na safra que se inicia em setembro deste ano. Ou seja, teremos o maior portfólio disponível no mercado”, comenta ela.

Para o milho, o produtor poderá observar os campos experimentais com variedades da nova biotecnologia VTPRO4®, que além de contribuir ainda mais para o controle das principais lagartas que afetam a cultura desde a parte radicular até as folhas e a espiga, apresenta altas produtividades com variedades adaptadas para todo o país.

A marca Dekalb, por exemplo, destacou a mais nova integrante de seu portfólio: o híbrido DKB260. Adaptado para a região Sul do país, ele possui característica de ciclo super precoce, janela de plantio ampla, ótima qualidade de grãos e excelente potencial produtivo. Esse híbrido ainda traz porte baixo, plantas eretas, ótimo sistema radicular e alta velocidade de perda de umidade, além de agregar notas de tolerância a cigarrinha.

A Sementes Agroceres traz o AG9021, também um híbrido para a safra de verão, com diferencial de possuir ciclo hiperprecoce e produtividade bastante elevada. Esse híbrido tem um dos ciclos mais rápidos do mercado, permitindo ao produtor plantar e colher mais cedo. A marca Agroeste também apresentará o lançamento AS1800, híbrido que combina super precocidade, estabilidade, sanidade foliar e tolerância às principais doenças, além dos já consagrados.

Por fim, visitantes da Show Rural Coopavel poderão compreender qual o tratamento sob medida oferecido para potencializar a produtividade de cada uma dessas sementes a partir da exclusiva solução Accelerus para as culturas da soja e do milho, que combina tratamentos personalizados de acordo com a necessidade do agricultor e tecnologia de ponta com o maquinário mais preciso do mercado para levar ainda mais performance às lavouras brasileiras.

 

Proteção para as lavouras – Tão importante quanto as novas biotecnologias para uma agricultura produtiva e sustentável são as soluções para a proteção de cultivos, que ajudam no combate às pragas, doenças e plantas daninhas.

Durante a feira, a Bayer apresentará uma nova opção para o manejo pré-emergente de plantas daninhas no milho para a safra 2022. O Adengo® trará ao produtor uma alternativa com amplo espectro de controle e dois modos de ação (Isoxaflutol e Thiencarbazone), atuando tanto em folhas largas quanto em folhas estreitas. Além disso, a solução apresenta formulação estável e duradoura, podendo ser utilizado com ou sem a formação de palhada, garantindo a eficácia do manejo de dessecação.

Outra solução que irá ganhar destaque é o fungicida recém-lançado Fox® Xpro, que combate as principais doenças de soja, milho, algodão, cereais de inverno, girassol e feijão. Composto por três ingredientes ativos, o Fox® Xpro permite a ação tripla nas principais doenças que afetam o cultivo, atuando em todas as fases do ciclo de vida do fungo, deixando a lavoura sadia e produtiva e evitando estragos causados por doenças, como a temida ferrugem asiática da soja, por exemplo.

Já para os insetos de difícil controle, como os percevejos, a Bayer irá apresentar aos produtores o inseticida Curbix 200 SC®️, que atua no controle desses insetos de duas formas: através de ingestão e, principalmente, por contato, proporcionando alto efeito de choque e período prolongado de controle.

A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para ajudar o desenvolvimento do planeta e das pessoas, apoiando os esforços para enfrentar os grandes desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional no mundo. A Bayer se compromete a impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo a partir de seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo visa a aumentar seu poder de ganho e criar valor por meio da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2020, o Grupo contou com cerca de 100 mil colaboradores e obteve vendas de € 41,4 bilhões. As despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 4,9 bilhões.

JeffreyGroup
(11) 3185-0816 | jeffreygroup.com/br