Especialista da Ajinomoto do Brasil explica quais os benefícios desse tipo de sistema e como a utilização de aminoácidos pode trazer melhorias

A agricultura familiar é uma forma de organização social, cultural, econômica e ambiental, na qual são trabalhadas atividades agropecuárias no meio rural, gerenciadas por uma família. Normalmente esse sistema está inserido em áreas menores que quatro módulos fiscais (um módulo fiscal pode variar de 5 a 110 hectares a depender do estado), com mão de obra predominantemente familiar e renda mínima originada de atividades econômicas do estabelecimento ou empreendimento rural.

Segundo o especialista sênior da área técnica da Ajinomoto® Fertilizantes, divisão de agronegócios da Ajinomoto do Brasil, Rafael Hirano, a agricultura familiar emprega hoje mais de 10 milhões de pessoas. “Esse sistema tem participação significativa na produção dos alimentos que consumimos diariamente. Nas culturas permanentes, o segmento corresponde a 48% do valor da produção de café e banana. Já nas culturas temporárias, é responsável por 80% do valor de produção da mandioca, 69% do abacaxi e 42% da produção de feijão”, destaca.

O uso de tecnologias pode otimizar bastante a rotina de trabalho dos envolvidos neste tipo de organização, colaborando para melhorar a eficiência no uso de insumos e no tempo disposto em cada serviço. Assim como em outros empreendimentos, a tecnologia pode tornar o negócio mais rentável e, consequentemente, evitar o êxodo rural. “Há muitos pontos positivos para o produtor que investe na agricultura familiar, entre eles estão benefícios fiscais, políticas próprias, a redução da desigualdade e a preservação da sustentabilidade ambiental, social e econômica”, explica Rafael Hirano.

Líder na produção de aminoácidos, a Ajinomoto do Brasil produz e oferece insumos para o agronegócio, como os fertilizantes, que podem auxiliar os produtores a atenuar os estresses bióticos (ataque de pragas e doenças) e abióticos (falta de água e temperaturas extremas) nas culturas agrícolas. Rafael explica ainda que o uso de aminoácidos pode ser empregado de acordo com o manejo do produtor, semelhante à agricultura convencional de larga escala, guardadas as devidas proporções. “Aminoácidos como a prolina podem ajudar as plantas a superarem períodos de estresse como a falta de chuvas, pois ela funciona como uma esponja, retendo água nas células através do equilíbrio osmótico. Além desse aminoácido, podemos citar também a arginina e o ácido glutâmico, que colaboram para a absorção e translocação de nutrientes dentro da planta de forma mais rápida e a recuperação das mesmas após a aplicação de defensivos. Os aminoácidos trazem ainda melhorias no enraizamento e ativam o sistema metabólico de defesa das plantas”, reforça o especialista.

A divisão Agronegócios foi estruturada em 2000 para produzir fertilizantes em um processo natural de fermentação microbiológica, que não agride o meio ambiente durante sua produção e nem em sua utilização no campo, se utilizado conforme a recomendação de uso. Hoje, a empresa atua no mercado de fertilizantes em diversas culturas como frutas, hortifruti e café. Atualmente, a empresa produz 14 fertilizantes que fazem parte das linhas AMINO e AJIFOL®, de foliares e de fertirrigação, e AMIORGAN®, de fertilizantes sólidos. Confira o portfólio completo de produtos, além de benefícios e soluções por culturas no site www.ajinomotofertilizantes.com.br.

Ajinomoto do Brasil – Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br


Race Comunicação
11 2894-5607 | 2548-0720 | agenciarace.com.br