Balanço de oferta e demanda global apertado reflete no Índice de Poder de Compra de Fertilizantes

Em setembro, o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) ficou em 1,26, apresentando pequena alta em relação ao índice de 1,20 de agosto. O indicador divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes retrata o poder de compra do produtor em comparação aos preços das principais commodities agrícolas.

O mercado de fertilizantes continua aquecido, mantendo um balanço de oferta e demanda global apertado para todas as linhas de produtos. O índice de setembro também reflete os recentes incrementos de custos de produção por questões macroeconômicas, como valor do gás natural e petróleo.

Durante o mês passado, os preços das commodities agrícolas se mantiveram estáveis, com pouca variação. A cultura do milho apresentou ligeira redução de preço, muito provavelmente em função da isenção de impostos para importação até 31 de dezembro – que tem por objetivo manter o equilíbrio na oferta deste produto no mercado doméstico, principalmente para ajudar nos custos de produção e abastecimento de proteína animal de aves e suínos.

Importante salientar que a rentabilidade das principais lavouras no Brasil continua positiva, impulsionada pelos preços internacionais das commodities agrícolas e pela taxa de câmbio atual.

© Desenvolvido pela Mosaic Fertilizantes

Entendendo o IPCF

O IPCF é divulgado mensalmente e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. Uma relação menor que 1,0 indica que os fertilizantes estão mais acessíveis do que no mesmo período em 2017, e uma relação maior que 1,00 significa que os adubos estão menos acessíveis em comparação com o mesmo período. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Siga-nos no Facebook e LinkedIn.

 


CDN Comunicação
(11) 4084-4830 | cdn.com.br