A SIG é umas das primeiras empresas do setor capaz de oferecer alta flexibilidade e velocidade através de sua tecnologia de envase

Nos últimos meses, a COVID-19 tem aumentado a demanda por produtos saudáveis e sustentáveis, com isso, a indústria de alimentos e bebidas está passando por um período de desafios inéditos e regulamentação crescente. Nesse momento, o mercado precisa de um sistema ágil e tecnologias de envase que ajudem essas empresas a superarem todas as novas demandas rápido e facilmente sem comprometerem nem a alta velocidade nem a alta flexibilidade. Os consumidores estão em busca de produtos funcionais e ricos em nutrientes e os produtores sob pressão para reagirem rapidamente.

Na corrida para oferecer flexibilidade e diversidade de produtos está a SIG, empresa especializada em soluções de envase e embalagens cartonadas, que coloca à disposição do mercado tecnologias como a drinksplus, que possibilita o envase de pedações de frutas, cereais, ou nozes em bebidas de diferentes viscosidades e a tecnologia exclusiva Heat&Go que permite esquentar produtos diretamente no micro-ondas. Isto significa que podem facilmente atender as crescentes exigências alimentares, de bem-estar e conveniência dos consumidores.

Para Renata Kasahara, Head de Marketing da SIG: “hoje a SIG é capaz de oferecer alta flexibilidade e alta velocidade, com o nosso ágil e flexível sistema de envase, os clientes poderão sempre responder de forma eficiente a qualquer tendência que esteja moldando o mercado”. Outro ponto é que todas as máquinas da SIG apresentam a menor taxa de desperdício da indústria, abaixo de 0,5%, e têm a maior quantidade de formatos de embalagem, volumes, designs e de tipos de produtos que podem ser envasados.

 

Compromisso com a sustentabilidade  – Outro impacto gerado pela pandemia da COVID-19, é um maior compromisso dos consumidores em comprar de empresas responsáveis, o que desencadeou um importante debate sobre como elas podem apoiar melhor às pessoas, à sociedade e o meio ambiente. Futuramente todas serão cobradas, não apenas quanto à sua produção, mas também quanto às suas ações e discursos. Ainda segundo Renata: “agora é o momento de os produtores analisarem como podem efetivamente minimizar o impacto ambiental de seus produtos e processos. Juntamente com uma já crescente conscientização dos consumidores quanto à sustentabilidade, os produtores têm uma grande oportunidade de potencializar a demanda por produtos com uma menor pegada de carbono”.

A SIG, por exemplo, já possui uma série de soluções adaptáveis e projetadas que contemplam ainda mais o meio ambiente e podem ajudar os clientes a desenvolverem processos mais eficientes e produtos responsáveis em sua jornada de sustentabilidade. A empresa foi umas das primeiras a ter todas as suas embalagens 100% com FSC™, o que significa que todo o papel-cartão vem de florestas administradas com responsabilidade. A SIG foi a primeira a oferecer embalagem cartonadas de bebida feitas com polímeros reciclados produzidos a partir de detritos plásticos pós-consumo, além de incluir canudos de papel nas caixinhas de bebidas. Além disso, foram os primeiros a oferecer embalagens cartonadas assépticas usando alumínio certificado com o padrão da Aluminium Stewardship Initiative.  E os primeiros na indústria de caixinhas assépticas a eliminar a camada de alumínio.

 

Adaptando-se à nova legislação – No mundo pós-pandêmico, os produtores podem esperar uma nova onda de legislações ligadas a higiene, qualidade, segurança e sustentabilidade. Isto inclui a nova diretriz da União Europeia sobre tampas fixadas à embalagem para recipientes de bebidas de consumo único. A SIG já anunciou o lançamento de tampas fixas às embalagens na Europa esse ano, bem antes do prazo definido pela Diretriz da UE. “Na SIG, nossa prioridade é assegurar que possamos ajudar nossos clientes a se adaptarem rapidamente a qualquer nova exigência legislativa para garantir sua atual vantagem competitiva. Tem tudo a ver com nossa tecnologia flexível e adaptável. Além da regulamentação das tampas fixadas à embalagem, os produtores também precisam apresentar alternativas à já implementada proibição de canudos de plástico. E a SIG foi a primeira empresa a incluir canudos de papel totalmente renováveis e recicláveis nas caixas de bebida”, finaliza Renata.

A SIG é líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens cartonadas assépticas. Trabalhamos em parceria com nossos clientes para levar produtos alimentícios e bebidas aos consumidores de todo o mundo de uma forma segura, sustentável e acessível. Nossa tecnologia exclusiva e excelente capacidade de inovação nos permite oferecer a nossos clientes soluções ponta a ponta para produtos diferenciados, fábricas mais inteligentes e embalagens conectadas, tudo para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. A sustentabilidade é parte integrante de nosso negócio e estamos indo muito além do Bem para criar um sistema líquido positivo de embalagem de alimentos. Fundada em 1853, a SIG está sediada em Neuhausen, Suíça. As habilidades e experiência de nossos aproximadamente 5.500 funcionários em todo o mundo nos permitem responder rápida e efetivamente às necessidades de nossos clientes em mais de 60 países. Em 2019, a SIG produziu 38 bilhões de embalagens cartonadas e gerou uma receita de 1,8 bilhões de euros. A SIG tem uma classificação AA ESG pela MSCI, uma classificação 18,8 (baixo risco) pela Sustainalytics e uma classificação Platinum CSR pela EcoVadis.

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