Empresa soma forças ao movimento formado por entidades, associações, organizações civis e especialistas para o enfrentamento das mudanças climáticas

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, em consonância às suas diretrizes de promover a descarbonização da cadeia de produção de alimentos, anuncia sua entrada na Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. O movimento multisetorial atua como articulador de ações que promovam o desenvolvimento da economia sustentável, baseada na baixa emissão de gases do efeito estufa, e busca posicionar o Brasil como protagonista global para este novo modelo de desenvolvimento econômico ao viabilizar a economia de baixo carbono. A empresa é a primeira do setor de fertilizantes a integrar a iniciativa.

“Aderir à Coalizão, com sua estruturada governança, vai ao encontro da nossa agenda ESG que visa agregar valor à cadeia de alimentos ao fornecer soluções em nutrição positivas para o clima, congregando produtividade e sustentabilidade”, afirma Deise DallaNora, diretora de Food Solution Innovation da Yara Brasil. A cadeia de valor do agronegócio está passando por grandes transformações e hoje a sustentabilidade é um dos principais anseios da população, da indústria e dos produtores rurais. “E estamos atuando fortemente para liderar este movimento no campo”, adiciona Deise.

A entrada da Yara somará esforços nas iniciativas ambientais, trazendo o conhecimento centenário da companhia no desenvolvimento de um portfólio completo de produtos e serviços para apoiar o agricultor na adoção de práticas mais sustentáveis, ao mesmo tempo em que alcança melhores níveis de produtividade em sua lavoura. “Este é mais um compromisso público de extrema relevância que assumimos frente a nossa missão de alimentar o mundo e proteger o planeta”, adiciona Deise.

A Yara foi uma das primeiras empresas do setor a buscar soluções para reduzir a emissão de gases de efeito estufa a partir da utilização de práticas agrícolas. Desde 2005, já reduziu as emissões de suas operações globais em quase 45%. Neste ano, a companhia lançou a Agoro Carbon Alliance, negócio global voltado a incentivar o agricultor brasileiro a adotar práticas sustentáveis em sua lavoura, retendo carbono no solo e remunerando-o, a partir da emissão de Créditos de Carbono e safras certificadas.

A Yara Brasil vem contribuindo ativamente para o desenvolvimento não só da agricultura, mas de todo o sistema alimentar nacional, há mais de 40 anos. Além de desenvolver e entregar soluções nutricionais específicas para solos brasileiros – em parceria com o setor acadêmico e produtores rurais -, a empresa apoia uma série de iniciativas desenvolvidas por governos, associações e segmentos que buscam garantir a produção de alimentos com emissões reduzidas. A empresa também está investindo na conexão com a indústria de alimentos, como parceira e fornecedora de soluções sustentáveis ​​para ajudá-los a prosperar e cumprir seus objetivos e responsabilidades, além do desejo da própria sociedade por produtos que comprovem esse compromisso ambiental.

A companhia também faz parte da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da ONU para engajar empresas e organizações na adoção de dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, e do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), uma associação civil sem fins lucrativos, que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil. Outras frentes de atuação da Yara para a promoção de agendas para o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil é junto a entidades como ABAG (ABAG Associação Brasileira do Agronegócio), Sinprifert (Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes) e ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos).

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.


InPress Porter Novelli
(11) 3323-1520 | inpresspni.com.br