Desenvolvida pela The Nature Conservancy, a plataforma gerenciará registro de dados e geração de relatórios sobre áreas de conservação e restauração dos mais de 400 municípios da Serra da Mantiqueira

No próximo dia 19, as principais informações territoriais, como hidrografia, áreas de preservação permanente, dados sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e uso e cobertura do solo dos mais de 400 municípios que integram o Plano Conservador da Mantiqueira estarão disponíveis gratuitamente no Portal da Mantiqueira ferramenta geoespacial de gestão e monitoramento de programas e projetos de restauração na região. Desenvolvido pela The Nature Conservancy (TNC), organização não governamental que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente, a plataforma pretende auxiliar na tomada de decisão no que se refere a ações de restauração florestal e conservação.

A plataforma será alimentada pelos gestores municipais e parceiros, que poderão inserir informações sobre áreas disponíveis para restauração e conservação, assim como o status dessas atividades nos municípios, facilitando a identificação e o engajamento de organizações parceiras interessadas em restaurar e conservar suas propriedades. O portal também auxiliará técnicos municipais na gestão territorial, já que reunirá de maneira organizada dados espaciais de diversas instituições municipais e organizações que integram o Plano Conservador da Mantiqueira . Por meio da gestão dessas informações será possível acessar gráficos e extrair relatórios de dados. A plataforma terá um espaço reservado para a inserção de dados, de acesso exclusivo de parceiros e produtores pertencentes ao Plano Conservador da Mantiqueira, e outro de acesso livre, no qual as pessoas que tiverem interesse poderão acompanhar as informações geradas pela plataforma.

“O Portal da Mantiqueira é completo, com muitas funcionalidades e recursos que permitem a todos os interessados coletar dados, gerar relatórios e ter uma visão ampla e completa sobre restauração florestal de uma grande área de cobertura formada por mais de 400 municípios nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”, afirma Adriana Kfouri, gerente de restauração na Mantiqueira da TNC Brasil.

A TNC conta com alguns parceiros para a elaboração desse projeto: o MapBiomas ajuda com os dados geoespaciais; a Lastrop auxilia com métodos e aplicações de restauração; a Universidade Federal do ABC (UFABC) trabalha com métodos e aplicações em ecologia de paisagem; e o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica faz a governança da restauração.

“Ter um espaço como esse é de suma importância à sociedade e as autoridades locais, que poderão se basear nas informações obtidas no Portal para a tomada de decisões e o andamento de projetos de restauração e conservação da Mantiqueira”, ressalta o Coordenador do Plano Conservador da Mantiqueira e Secretário de Meio Ambiente de Extrema-MG, Paulo Henrique Pereira.

 

Sobre o lançamento do Portal da Mantiqueira – O lançamento oficial do Portal da Mantiqueira será no webinar ‘Conexão Mantiqueira’, que acontece no próximo dia 19, às 10h (horário de Brasília). Com o tema “Como as tecnologias e plataformas podem apoiar projetos de restauração”, o evento virtual vai abordar o uso da tecnologia geoespacial e colocar em discussão como as imagens de satélites fornecem informações detalhadas sobre o uso do solo no Brasil e como os dados ajudam na tomada de decisões estratégicas em propriedades rurais e na escala da paisagem. Este é um debate sobre um dos principais desafios da atualidade, de como fazer essas informações chegarem àqueles que mais precisam, como produtores rurais e tomadores de decisão. A moderação é de Adriana Kfouri (TNC Brasil), com participação de Marcos Rosa (MapBiomas), Edson Santiami (TNC) e Aline Oliveira (Prefeitura de Extrema-MG).

O evento será via YouTube do Conservador da Mantiqueira, NESSE LINK

Lançamento Portal da Mantiqueira: Webinar Conexão Mantiqueira

“Como as tecnologias e plataformas podem apoiar projetos de restauração”

Data: 19 de agosto (quinta-feira) | Horário: 10h

Local: YouTube do Conservador da Mantiqueira

O Plano Conservador da Mantiqueira é uma iniciativa coletiva, que une agentes na esfera pública, no terceiro setor, em instituições de ensino e no setor privado em prol do mesmo objetivo: promover a restauração de paisagens na região de influência da Serra da Mantiqueira. Ele surgiu após uma experiência da expansão do projeto Conservador das Águas, da prefeitura de Extrema (MG), feita entre 2015 e 2016 com apoio das organizações SOS Mata Atlântica, The Nature Conservancy (TNC) Brasil, União Internacional pela Conservação da Natureza (UICN) e World Resources International (WRI) Brasil. A proposta foi levada para quatro municípios vizinhos que, assim como Extrema, pertencem à Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias.

O sucesso da experiência motivou a criação de um plano mais amplo, chegando a mais de 280 municípios e com potencial de restauração florestal de 1,2 milhão de hectares. Partindo da demanda de outros municípios e instituições interessados, a rede traçou uma nova área de atuação, chegando a 425 cidades e potencial de restauração de 1,5 milhão de hectares. O aumento da ambição segue em sintonia com a pressão mundial por ações – como a restauração de florestas – mais efetivas para combater as mudanças climáticas.

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalhando em 72 países e territórios, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e outros parceiros. No Brasil, onde atua há mais de 30 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para reverter as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade.

FSBComunicação
+ 55 11 3165.9703 | www.fsb.com.br