Conheça o GeoApis, o “Tinder” dos insetos polinizadores

Há alguns anos é discutido na ciência, como também na sociedade em geral, sobre a futura provável extinção das abelhas. Esses insetos são responsáveis  pela polinização de 80% das plantas e vegetais que são fecundados no planeta, por isso, como já alertava Einstein há anos, “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência”.

Com isso em vista, tornou-se uma grande responsabilidade dos engenheiros a manutenção da vida desses insetos.  Assim, uma das formas que foi encontrada para preservar esse ecossistema, foi proporcionar uma boa comunicação entre os profissionais do campo, a saber os apicultores e os agricultores. Segundo a engenheira agrônoma Elaine Basso, “mudanças climáticas, a ação do homem, falta de relacionamento e comunicação entre produção agrícola e criadores de abelhas e por vezes o uso incorreto de defensivos agrícolas, são questões primordiais a serem discutidas sobre a problemática da mortalidade de abelhas. Por isso, a relação entre agricultura e apicultura é tão importante”.

A partir disso, surgiu a necessidade de mapear os profissionais envolvidos nessa relação. Assim, por meio de um estudo que vem sendo feito há mais de sete anos, a engenheira, após uma longa busca de apicultores percorrendo território nacional, conseguiu localizar grandes e pequenos apiários, para que, assim, fosse possível, enfim, conectar essa classe de profissionais com os agricultores.

Depois desse difícil trabalho que durou meses e com a criação da empresa Converge, que iniciou em 2019 e tem como fundadora a engenheira, surgiu a dificuldade em traçar um meio de comunicação que interligasse apicultores e agricultores. Isso foi necessário e um grande passo rumo à manutenção da continuidade das abelhas no planeta, porque, com uma eficaz comunicação entre esses profissionais, é possível evitar desastres nos apiários que ocasionam em morte às abelhas e, assim, conservar mais insetos polinizadores.

Dessa forma, com o intuito de transformar a relação e comunicação dos profissionais no campo, a tecnologia foi essencial. Após muito planejamento e pesquisa, a empresa Converge, com o auxílio da Bycoders_, uma software house curitibana, que produz soluções tecnológicas a dá vida a projetos ainda abstratos, criou o GeoApis.

A plataforma conta com uma tecnologia de ponta que oferece a possibilidade do cadastramento de apicultores e agricultores. Como um “tinder das abelhas”, já que permite uma comunicação entre esses profissionais por área comum, por meio do GeoApis, o agricultor cadastra suas propriedades e informa os dias de pulverização, emitindo alertas para os apicultores num raio de até seis quilômetros a sua volta, permitindo que as abelhas sejam protegidas. Este raio é o suficiente para se saber quem pode ser atingido pela pulverização.

Fácil, rápido e intuitivo, o GeoApis, por meio da Bycoders_, possibilitou ao mundo um novo método que previne a extinção de um dos insetos mais essenciais para a manutenção da vida humana. Desse modo, é visto cada vez mais que aliar a tecnologia à natureza é essencial para a continuidade e a manutenção da vida no planeta.

Acesse AQUI para mais informações.


Toda Comunicação
WhatsApp (41) 98846-9535​ | todacomunicacao.com.br