Empresa festeja o Dia Nacional da Conservação do Solo reforçando a importância das boas práticas para o melhoramento deste recurso natural

Celebrado nesta quinta-feira, 15, o Dia Nacional da Conservação do Solo evoca a necessidade da preservação deste recurso natural. E as florestas plantadas, como as de eucalipto, assumem um importante papel nisso. Na Bahia e em São Paulo, por exemplo, ações desenvolvidas pela Bracell visam ao manejo florestal sustentável como forma de melhorar o uso do solo, fazendo com que ele permaneça preservado e rico em nutrientes.

João Fernando Silva, gerente de Silvicultura da Bracell, informa algumas destas ações, que têm início já na produção de mudas, obtidas a partir de materiais genéticos oriundos de árvores matrizes selecionadas e melhoradas. A empresa realiza também o planejamento de implantação – com a definição do uso do solo, objetivando maximizar o campo de plantio e delimitar as áreas de proteção ambiental.

Ainda de acordo com João, o preparo de solo é realizado de forma mecanizada e apenas a linha de plantio é preparada (subsolada) – uma técnica chamada de cultivo mínimo. Além disso, a empresa adota o plantio em nível para as áreas com declividade, o que favorece a manutenção da umidade e dos nutrientes no solo, mitigando o risco de erosão e lixiviação.

“Outro ponto importante é em relação à conservação química do solo. Para isso, sempre fazemos aporte de nutrientes, por meio de nutrição mineral. Este trabalho de conservação e melhoramento ocorre a partir de uma análise complexa e detalhada realizada pelo nosso setor de pesquisa, antes de fazer um novo plantio de eucalipto. Desta forma, garantimos os nutrientes necessários para nunca exaurir o solo”, ressalta João, informado que “a Bracell consegue melhorar, em algumas áreas, a qualidade do solo, deixando-o mais rico do que a média da região”.

Ele destaca ainda o processo de colheita do eucalipto, com o planejamento de corte e baldeio, como medida complementar de proteção do solo. Isso porque, nessa última etapa, são deixados no campo as cascas, galhos e folhas para manter a fertilidade e a estruturação física do solo. “O sistema de corte da Bracell, junto com a técnica de cultivo mínimo, permite que os resíduos deixados no campo protejam o solo de chuva muito forte que pode desagregar, causar erosão, além de fazer uma camada de sombra, evitando que o sol intenso desgaste a terra e mantendo a umidade”, afirma.

Marcos Sacco, gerente sênior de Operações Florestais da Bracell, pontua que os solos cultivados com eucalipto aumentam sua biodiversidade e fertilidade, sobretudo em áreas cujo histórico consiste em pastagem degradada e/ou pecuária intensiva. “As técnicas empregadas nos plantios de eucalipto, inclusive na pós-colheita, ajudam a preservar as propriedades do solo, contribuindo, inclusive, para a manutenção dos recursos hídricos – essenciais à qualidade e produtividade das propriedades”, afirma.

O executivo acrescenta que toda a atividade da Bracell é baseada em conhecimento científico, por meio de intensas pesquisas, inclusive envolvendo universidades nacionais e internacionais. “Todo este conhecimento é aplicado às atividades florestais e compartilhado entre as diversas empresas produtoras”, conclui.

Websérie
Para mostrar os benefícios das florestas plantadas, a Bracell produziu uma websérie apresentando o universo do cultivo de eucalipto e da produção de celulose, por meio de uma linguagem didática e acessível a todos os públicos. Um dos temas abordados foi a “Eucalipto e Solo”. Na animação, disponível nas redes sociais da Bracell (Fabebook, Instagram, LinkedIn e canal no YouTube), são apresentadas as características do manejo florestal realizado pela empresa, que possibilita que o solo das florestas plantadas de eucalipto continue fértil e preservado.

Além deste vídeo, os internautas podem assistir à animação “Eucalipto, tocos e brotos”, que aborda a importância das cepas de eucalipto que ficam no solo após a colheita, possibilitando que as florestas plantadas tenham várias rotações produtivas. Mostra ainda como essa prática torna a atividade florestal sustentável e benéfica para o meio ambiente.

A empresa é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Bracell Imprensa Brasil
(14) 3269-5100 | bracell.com
Edelman
(11) 3066-7773 | www.edelman.com.br