Por meio da análise de dados combinada ao conhecimento agronômico de cada cultura, ferramenta de agricultura de precisão viabiliza uma fertilização inteligente

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, já alcançou a marca de mais de 15 mil usuários no Atfarm, aplicativo direcionado à agricultura de precisão, lançado em 2019 pela companhia. Com a ferramenta, o produtor obtém dados detalhados sobre a suas culturas e cria mapas de aplicação para otimizar a aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável. As informações do app podem ser exportadas e carregadas diretamente nos maquinários.

Atualmente, a base de utilização do Atfarm é composta por 9 mil propriedades conectadas, que representam 33.8 mil talhões e 2.83 milhões de hectares mapeados. São produtores de diversas culturas, com destaque para pastagem, trigo, aveia, cana, soja, milho e algodão. A ferramenta é utilizada em todo território nacional, com as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste concentrando a maior quantidade de usuários.

Com a capacidade de monitorar e identificar diferenças no crescimento dos cultivos de cada talhão, por meio da análise de dados, a ferramenta alerta o produtor para que este, por sua vez, programe vistorias na lavoura para corrigir possíveis deficiências nutricionais. Assim, a solução permite a aplicação de fertilizantes de maneira mais assertiva. Pelo Atfarm, o agricultor pode monitorar seus talhões a distância e adubá-los de maneira inteligente e personalizada, com a aplicação do nutriente correto, na quantidade exata – trazendo maior produtividade e lucratividade à lavoura.

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.


Grupo CDI – Comunicação e Marketing
(11) 3817-7910 | cdicom.com.br