Parceria público-privada, válida até o fim de 2021, pode se estender ao estudo de outras plantas daninhas de difícil combate

A 3tentos e a Embrapa Pecuária Sul oficializaram acordo de cooperação técnica para ajudar no controle da praga caruru, planta daninha que afeta o cultivo da soja no Brasil. O contrato, válido até o fim de 2021, prevê o desenvolvimento de estudos conjuntos para entender quais mecanismos de defensivos agrícolas podem conter a invasora de forma mais eficiente. A partir das análises feitas até agora, os pesquisadores descobriram que é possível combater o caruru por meio de herbicidas inibidores de Protox já existentes no mercado brasileiro. Os resultados ainda não foram divulgados publicamente.

Com resistência confirmada ao glifosato e a outros herbicidas inibidores da enzima ALS, o caruru é atualmente um dos maiores problemas de sojicultores, uma vez que tem fácil capacidade de disseminação e causa prejuízos diretos às plantações. A resistência múltipla da invasora aos defensivos usualmente empregados em seu combate foi registrada principalmente na região da Campanha (RS), mas o problema preocupa produtores de outras áreas do estado e do país. A semente do caruru – que ficou mais resistente – pode chegar a outras localidades por meio de fatores humanos e naturais, como maquinário sujo e vento, alertam especialistas.

A parceria público-privada entre a Embrapa Pecuária Sul e a 3tentos para o controle do caruru já conta com estudos de campo, em casa de vegetação e em condições de laboratório. A expectativa é de que a cooperação possa se estender a pesquisas de outras plantas de difícil combate no país. Ao todo, a 3tentos pretende investir até R﹩ 2 milhões em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) em 2021. A empresa hoje conta com oito especialistas próprios, entre mestres e doutores, além de projetos colaborativos desenvolvidos com universidades e pesquisadores autônomos.


Danthi Comunicações
(21) 3114-0779 | danthi.com.br