Agro passa por um processo de renovação e cooperativa busca aproximação com o jovem

Ao procurar jovens agricultores para participar do YAMI – Youth Agribusiness Movement International (Congresso de Jovens do Agro), a cooperativa percebeu que é indispensável manter um canal direto com jovens produtores visando aproximá-los ainda mais do universo do agronegócio. Maíra Stabelini e Mariane Natera, duas jovens colaboradoras da Coplacana estão à frente do projeto com a missão de conectar a cooperativa e a juventude no universo agro.

“Essas gerações têm características marcantes como agilidade, espírito inovador, facilidade na adoção e utilização de tecnologias, valorização do trabalho em equipe, conceitos que estão cada dia mais presentes na visão estratégica da Coplacana e no caminho para o agronegócio sustentável”, explica Maíra Stabelini.

Somando a falta de comunicação com o público mais jovem e o conhecimento adquirido no curso ‘Programa de Inovação das Cooperativas Paulistas’ oferecido pela Sescoop – SP, a dupla teve a ideia de criar o projeto que conversa com os adolescentes e jovens, filhos e netos de cooperados. O trabalho é voltado para conversar com a nova geração de agricultores pertencentes às gerações Y e Z, que cada vez mais estão ocupando espaço e transformando a cara do agricultor rural brasileiro.

“Dialogar com o público mais jovem contribuirá grandemente para o futuro da cooperativa e do agronegócio, seja na formação de novas lideranças cooperativistas, de futuros associados, e certamente de novos agricultores”, reforça Maíra.

No grupo, os jovens serão a principal voz e terão liberdade de discutir suas questões e os dilemas vividos no agronegócio. A nova geração por exemplo tem dificuldade em trazer mudanças dentro da propriedade da família e lida com a falta de credibilidade por conta da idade.

“Nós acreditamos que o Núcleo Jovem Coplacana veio para mostrar para eles que existem inúmeros caminhos para seguir numa carreira dentro do agro e que o setor está em constante desenvolvimento. Para os adolescentes, queremos deixar claro que para trabalhar no agro não precisa ser somente no manejo, mas eles podem se aventurar na parte administrativa, tecnológica, ou até mesmo na parte jurídica, todas elas ligadas ao agro. Já para os jovens o grupo servirá como base de apoio profissional para eles no dia a dia”, exemplifica Mariane.

O Núcleo Jovem Coplacana será um espaço de conversa e formação profissional. Essa relação está sendo construída desde o processo da concepção do projeto em conjunto com os filhos e netos dos cooperados. Todos terão voz e as questões serão discutidas em grupo para que os integrantes aprendam em conjunto, reforça Mariane. “Se eles tiverem algum problema ou dúvida podem levantar estas questões para que possamos discutir e encontrar a solução junto deles”.

“Todas as ações que envolvem o Núcleo têm como base a cultura cooperativista dialogando com o público jovem. Além disso, a criação do grupo reforça o 5º Princípio Cooperativista que engloba educação, formação e informação, uma vez que a cooperativa participará ativamente na orientação e treinamento dos jovens, buscando sempre os melhores cenários para suas carreiras”, pontua Maíra.

“A principal diferença do Núcleo Jovem Coplacana é o investimento em tecnologia e desenvolvimento feito em prol dos cooperados. Com auxílio do departamento de agricultura de precisão e com o nosso hub de inovação, Avance Hub”, finaliza Mariane.

A iniciativa pretende unir jovens de todas as filiais da cooperativa espalhadas pelo país. Para marcar sua estreia, o Núcleo Jovem Coplacana vai realizar a live de lançamento no canal oficial da cooperativa no Youtube durante a 7ª Edição da Copla Campo. Com o tema “Sucessão familiar no agronegócio”, o encontro virtual vai discutir os principais questionamentos dos adolescentes e jovens sobre o tema.

A transmissão acontece no dia 24/02 às 19h30 e conta com a participação de Adriane Steinmetz (Produtora rural de soja e milho, Jornalista formada pela PUC Goiás, Técnica em Agronegócios) e Thiago Salgado (Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP, Especialista em Empresas Familiares, atua como Conselheiro, Mentor e Consultor, professor do MBA de Marketing e do MBA Agronegócio da ESALQ/USP).

O evento que acontece dos 22 a 25 de fevereiro vai reunir os principais fornecedores do setor com seus últimos lançamentos em produtos e serviços. Os visitantes poderão conferir todas novidades no site coplacampodigital.com.br e nas redes sociais da cooperativa.

Idealizadoras do Núcleo Jovem Coplacana

  • Maira Stabelini, analista de Marketing da Coplacana. Biotecnologista, formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Iniciou sua trajetória com a Coplacana há três anos passando por diversos processos dentro do Departamento de Marketing. Atualmente é responsável por estudos de mercado, geração e tratamento de dados para stakeholders. Em 2020 teve a oportunidade de se tornar Agente de Transformação em Inovação pela Escola de Negócios Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, sendo desta forma uma das idealizadoras do projeto dedicado aos jovens.
  • Mariane Natera, analista de inovação Avance Hub – hub de inovação da Coplacana Engenheira Agrônoma formada na ESALQ/USP, com duplo-diploma pela École Supérieure d’agricultures d’Angers na França. Atuando na Coplacana desde 2020 tem aproveitado essa experiência para mergulhar no universo do cooperativismo e das startups. Responsável por toda parte estratégica do hub, ela atua nos projetos, prospecção de novos parceiros, marketing e administração buscando melhorar as oportunidades disponíveis para os cooperados. No ano passado teve a oportunidade de se tornar Agente de Transformação em Inovação pela Escola de Negócios Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, sendo desta forma uma das criadoras do projeto dedicado aos jovens.

A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo – COPLACANA foi a primeira cooperativa de plantadores de cana a ser fundada no Estado em 1948, com o objetivo de oferecer insumos e assistência ao produtor rural. Com a Matriz localizada em Piracicaba – SP , conta com 27 filiais e duas unidades Massey Ferguson nos Estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná, além de Fábrica de Rações; Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos; CoopService e duas unidades produtivas, o Confinamento de Gado e Unidade de Grãos.

Zaru Comunicação
(11) 3882-0122 | zarucomunicacao.com.br